Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas – Sun Tzu – A Arte da Guerra.

Olá leitores da Agência Mestre! Hoje eu venho apresentar para vocês 2 ferramentas oferecidas gratuitamente e que nos dão valiosas informações no processo de otimização de sites: A busca de concorrentes e uma análise de Backlinks.

Após ter feito sua keyword research e ter a análise detalhada de quais keywords serão seus alvos, agora é a hora de você conhecer seus concorrentes: contra quem você vai brigar pelas posições nessas keywords.

E por que é importante conhecer os concorrentes? Por diversos motivos, entre eles: saber para qual keywords e longtails eles estão rankeando, a estrutura das url, ver quais as técnicas de SEO são usadas, enfim, o que eles estão fazendo que está dando certo e que você ainda não faz.

Neste artigo, vou ilustrar 2 processos: Encontrar os concorrentes (via Google Trends); e Encontrar backlinks (via Ferramenta Backlink Watch).

Encontre os Concorrentes no Google Trends

Claro, basta ir ao Google e realizar uma busca na palavra que você quer a primeira posição para descobrir concorrentes, mas o Google Trends fornece outras valiosas informações:

  • Quais sites os usuários costumam frequentar
  • As regiões de maior busca
  • Quais keywords fizeram o site ser encontrado

google trends

Coloque a url do seu site ou o que você deseja pesquisar e clique em “Search Trends”. Veja que você pode escolher a região e em qual período de tempo você quer fazer sua pesquisa (últimos 30 dias, 2009, agosto de 2009, etc.).

google trends mestre SEO

Na coluna “Regions”, você pode ver de onde vem o principal fluxo de tráfego do site, nesse caso é o Brasil, seguido de Portugal. Filtrando somente pelo Brasil, veremos que São Paulo é de onde acontecem a maior parte das visitas.

Já em “Also visisted,” vem a informação mais importante: nesta lista estão os sites relacionados que o usuário também costuma visitar – a concorrência. Anote todos.

Na última coluna (Also searched for) estão as keywords pelas quais as pessoas chegaram ao site. Anote-as todas, também, e verifique quais são interessantes para você. Consulte no Google o seu posicionamento para descobrir sua situação em cada palavra-chave.

Resumindo o Google Trends: ele é útil para descobrir concorrentes, saber por quais keywords eles rankeiam e até a região de origem de visitas, que também é uma informação interessante.

Outra facilidade é fazer uma pesquisa com até 5 sites diferentes ao mesmo tempo, assim você analisa diversos sites de uma vez.

E com concorrentes e keywords identificados, é hora de descobrir quais sites estão linkando pra ele. Sabendo quais estão, você sabe onde seu site pode procurar apoio, e também ser linkado.

BackLink Watch – Análise de Backlinks

Uma ferramenta interessante para descobrir backlinks de sites é o Backlink Watch:

backlinkwatch

A ferramenta lista todas as páginas com links para as páginas do domínio consultado. Com essa lista de links, basta investigá-los e descobrir como ganhar links das mesmas fontes para, no mínimo, empatar a quantidade de backlinks.

Na própria Backlink Watch já é possível ver texto âncora do link e o uso de nofollow no link, entre outras informações.

Essas duas ferramentas disponibilizam diversas informações essenciais: concorrentes, keywords, regiões de maior tráfego e backlinks. Com isso em mãos você consegue traçar um plano de ação para superar o seu concorrente.

Mas não pára aí, essa análise deve ser feita periodicamente para estar sempre em dia com as ações dos concorrentes. Dessa maneira, você vai poder antecipar algumas ações e mudar de abordagem se necessário.

Bom proveito e Até a próxima!