Para quem já implementa estratégias de Inbound Marketing em seu negócio, provavelmente já ouviu falar de pré-venda. Ela é uma parte que pode ser inclusa na sua equipe do comercial para te ajudar a vender com qualidade. Atualmente, aqui na Mestre a gente pratica o que seria um piloto da pré-venda. Dê o play no vídeo abaixo e entenda tudo sobre o assunto:

O Que a Pré-venda Faz?

A parte de pré-venda tem como função, fazer uma prospecção completa sobre o possível cliente e montar um briefing para a equipe do comercial. Como aprendemos com Inbound Marketing, muitas pessoas ainda não estão preparadas para comprar. Então, cabe também a pré-venda avaliar se o lead é ou não qualificado.

Colocar uma pessoa para cuidar do começo do processo de venda não é aconselhável para uma empresa que ainda possui um ticket baixo. Afinal, haverá um aumento de custo. Em contrapartida, você ganha por outros ângulos. Com a parte de pré-venda, você atende mais rápido o seu lead e ele acaba pensando mais na sua empresa e no problema pelo qual ele está passando e, por conta disso, é mais fácil de convertê-lo.

Então, quando um lead chega aqui na Mestre, a nossa pré-venda faz algumas perguntas que o qualificam. Entre as coisas que avaliamos estão: ver o timing – conseguimos fazer um bom trabalho para quando ele precisa? -; avaliar se ele tem condições de investir na solução do problema dele; julgar se temos a equipe necessária para resolver aquele problema; entre outros pontos. Resumindo, a pré-venda faz uma triagem de todas as pessoas que estão procurando o nosso serviço e agenda um contato dos leads qualificados com o comercial.

Para você avaliar a qualidade da sua pré-venda, veja se ela faz um atendimento rápido, se está conseguindo qualificar corretamente os leads, se sabe sanar as dúvidas da equipe comercial e, principalmente, se faz muitos agendamentos.

Com a Pré-venda, Qual o Papel do Comercial?

Quando há uma pessoa focada em pré-venda, o vendedor da equipe de comercial recebe um pessoa pronta, já conhece suas dores e pode traçar de forma mais eficiente um plano para solucionar os problemas dela. A partir disso, ela faz uma apresentação comercial visando o fechamento do negócio.

Com uma boa pré-venda, o comercial pega um lead pronto e pode focar somente na proposta e se preparar para possíveis objeções. Assim, sua empresa ganhará mais performance a médio e longo prazo, já que cada membro da equipe se concentrará naquilo que é bom.

Gostou deste artigo? Você tem pré-venda na sua empresa? Conte nos comentários como você está fazendo!