Empreendedorismo

O que Fazer Para Vender Mais Na Sua Empresa

Por Tiago Bueno

Sua empresa terá dificuldades para vender mais se não tiver uma metodologia bem estabelecida. Saiba o que fazer para melhorar a gestão.

Tiago Bueno

Se você não está contente com o desempenho atual da sua área comercial, a primeira coisa a fazer é olhar para os seus processos. Será que o trabalho está sendo feito de forma organizada? Você tem ferramentas para medir o desempenho e entender o que pode ser melhorado?

Para que os resultados apareçam, é fundamental criar mecanismos de acompanhamento e ter consciência de que o time de vendas também tem um papel importante no aprimoramento das ações de marketing. A seguir, veja o que fazer para vender mais e entenda como estruturar métodos de trabalho que realmente funcionem.

Criar uma rotina para a área comercial

Mais do que definir objetivos claros e metas audaciosas, sua equipe de vendas precisa ter uma rotina de trabalho bem estruturada. Cada membro da equipe precisa saber antecipadamente o que fazer e quando fazer para ter uma agenda organizada e alguma previsibilidade durante a semana.

Basicamente, o fluxo de trabalho na área comercial é composto por quatro pilares:

Prospecção

Se a prospecção ativa faz parte da sua estratégia, é necessário separar algum tempo na agenda só para isso, afinal, as etapas seguintes não existirão sem ela. Esse tipo de tarefa tem que ser um exercício diário e o vendedor precisa desenvolver bons argumentos e aprender a identificar o perfil certo para o seu produto/serviço.

Qualificação

Nessa etapa, é necessário ouvir mais e falar menos. É o momento de entender se o possível cliente realmente faz sentido para o seu negócio e gerar conexão. Crie uma lista de pré-requisitos para filtrar os prospects qualificados e evitar perda de tempo com quem não tem o perfil adequado.

Apresentação de propostas

Esse é o momento de demonstrar que o produto/serviço tem valor e resolve as dores do cliente. As apresentações tendem a ficar cada vez melhores com a repetição, desde que o vendedor dedique-se a aprender com cada tentativa — mesmo as que não terminam em venda.

Follow up

O follow up é o acompanhamento realizado após a apresentação da proposta, quando o vendedor entra em contato para saber se o cliente já tem alguma resposta. É importante dar tempo para que ele pense, mas sem deixar que a relação esfrie.

O trabalho desenvolvido com os prospects precisa ser revisado em reuniões internas mensais e semanais, nas quais as lideranças ajudam o time a entender e otimizar o desempenho comercial por meio de dados. Já as reuniões diárias servem para estabelecer prioridades e identificar eventuais obstáculos que estejam atrapalhando o andamento de uma tarefa.

Integrar marketing e vendas

Marketing e vendas têm papéis complementares, mas muitas empresas negligenciam a interação entre essas áreas e perdem vendas por isso. A maior parte do problema é fruto da falta de comunicação entre as equipes, mas também é comum enxergar uma certa “competitividade tóxica” que torna o relacionamento muito complicado.

Para que isso se resolva, a importância do trabalho em conjunto precisa fazer parte da cultura da sua empresa. Marketing e vendas devem ter consciência de que as metas de ambos são interdependentes. Além disso, as áreas têm que atuar juntas para entender:

  • o perfil do cliente;
  • a melhor forma de abordagem nas várias etapas do funil de vendas;
  • as objeções mais comuns.

Usar um CRM para otimizar processos

Existe um erro extremamente comum em muitas empresas que estão crescendo: depender só de planilhas para controlar todos os processos da área comercial. Ter que preencher um grande volume de informações manualmente gera perdas e imprecisões na coleta e armazenamento de dados, comprometendo a gestão.

Por isso, se você quer mesmo ter consistência em vendas, é inevitável investir na implementação de um sistema de CRM (Customer Relationship Management). Esse tipo de software automatiza o registro de informações, permite acompanhar a evolução de cada prospect no funil de vendas e emite relatórios de desempenho de forma rápida e intuitiva.

Agora que você sabe o que fazer para vender mais, que tal ter uma mãozinha para colocar seu plano em prática? Nós preparamos um checklist gratuito para te ajudar desde a criação da rotina comercial até a implementação adequada de um CRM, de forma que ele se adapte aos seus processos. Basta preencher o formulário abaixo para baixá-lo gratuitamente!

LEIA MAIS

Mestre TV Episódio 49 – Coaching: Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Olá, Leitores da Mestre. Tudo bem com vocês? No episódio de hoje da Mestre TV você terá a oportunidade de conferir uma entrevista exclusiva com o…

7 Objeções Que Você Precisa Matar Para Vender Mais

Você já ouviu falar do termo objeção? Clique aqui, acesse nosso artigo e confira como você pode ultrapassar essa barreira psicológica na mente do consumidor por meio do entendimento de objeções!

Como Contratar um Profissional de Marketing Digital

Contratar um profissional de marketing digital é um desafio, porém, para ajudar trouxemos algumas dicas essenciais que você deve seguir para uma contratação certeira!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?