Canonização do Domínio e Re-escrita do Index

Por Celso Fernandes


{+}Redirecionamento de Domínio

Olá Caros Assinantes,

Neste artigo iremos abordar um tema que tem aparecido muito no nosso sistema de perguntas e respostas (Q&A), que é a canonização e re-escrita de URLs e ainda iremos comentar quando queremos redirecionar a index para nosso domínio.

Situação Atual

Temos um domínio mestreseo.com.br, quando acessamos tanto mestreseo.com.br, quanto www.mestreseo.com.br recebemos o código de retorno 200. Para piorar ainda mais nossa situação quando acessamos www.mestreseo.com.br/index.html também recebemos 200, então temos 3 URLs com o mesmo conteúdo.

Objetivo

Para resolver nosso problema, devemos canonizar nosso domínio, assim toda e qualquer URL que for acessada sem o www, seja mestreseo.com.br/pagina1.html quanto mestreseo.com.br/diretorio/pagina2.html deverão ser redirecionadas para www.mestreseo.com.br/pagina1.html e www.mestreseo.com.br/diretorio/pagina2.html respectivamente.

Além disso não podemos esquecer nosso index.html, mas no caso dele, é um redirecionamento diferente, onde o index será redirecionado para nosso domínio.

A Técnica

Utilizando o mod_rewrite do Apache (são regras simples, podem ser adaptadas para outros servidores facilmente) faremos os redirecionamentos comentados na seção objetivo, e o conteúdo do nosso .htaccess na raiz do site será o seguinte:

1. RewriteEngine on
2. rewritecond %{http_host} ^mestreseo.com.br [NC]
3. rewriterule ^(.*)$ https://www.agenciamestre.com/$1 [r=301,NC,L]
4.
5. rewriterule ^index.html$ https://www.agenciamestre.com/ [r=301,NC,L]

Vamos lá para entender o que estamos fazendo aqui:

  • Na linha 1 habilitamos o mecanismo de re-escrita nesta pasta (raiz do site);
  • Na linha 2 criamos uma condição que toda vez que nosso site for acessado sem www. (o caractere ^ significa começo de linha);
  • Na linha 3 indica que será feito o redirecionamento da URL sem www, para a url com www quando a condição da linha 2 for satisfeita;
  • Na linha 5 apenas fazemos um redirecionamento do arquivo index.html para o domínio.

Obs: Atenção para o caractere L dentro das condições, ele indica que uma vez que a regra for executa, mais nenhuma regra no arquivo deverá ser processada.

Versão Sem WWW

Você pode estar pensando agora: “Muito bom, exatamente o inverso da minha situação, eu preciso que o www.dominio.com.br seja redirecionado para dominio.com.br”, da mesma forma que o wordpress.com e twitter.com possuem.

Não se preocupe, é só alterar as linhas 2 e 3 para:
2. rewritecond %{http_host} ^www.dominio.com.br [NC]
3. rewriterule ^(.*)$ http://dominio.com.br/$1 [r=301,NC,L]

e analogamente a linha 5 para:
5. rewriterule ^index.html$ http://mestreseo.com.br/ [r=301,NC,L]

Conclusões

De uma forma bem simples, conseguimos resolver o problema de ter a nossa index sendo acessada por 3 URLs diferentes e o domínio esta perfeitamente canonizado para todas nossas URLs.

Espero que esta dica seja útil para vocês e caso tenham alguma consideração e/ou dúvida só deixarem nos comentários, e esperem por mais dicas sobre redirecionamento em breve.

Até breve,
Celso

Créditos da Imagem: jypsygen

LEIA MAIS
SEO: Subdomínios ou Subdiretórios? O que é melhor usar?

SEO: Subdomínios ou Subdiretórios? O que é melhor usar?

Uma das dúvidas mais comuns na organização de arquitetura e estratégia de SEO é quanto ao uso de subdomínios e subdiretórios. Simplesmente não existe um opção que seja melhor em todos os casos, mas, pelo contrário, cada caso tem uma melhor solução e, em cada estratégia, ou subdomínio ou subdiretório podem se encaixar melhor. Neste artigo para assinantes, levanto os prós e contras de cada alternativa e mostro casos de uso de cada estratégia em diferentes situações.

Footprints – O que São e Como Utilizá-las

Footprints – O que São e Como Utilizá-las

Em um trabalho de link building uma das principais tarefas é entender o nicho que se está trabalhando e, em seguida, indentificar oportunidades de se ganhar links. É neste momento que podemos fazer uso de footprints, ou seja, marcas deixadas por sistemas ou gerenciadores de conteúdo. Neste artigo explicamos como utilizar estas footprints para lhe ajudar no trabalho de aquisição de links de qualidade.

Remover Página do Google: Métodos e Implicações

Remover Página do Google: Métodos e Implicações

De tempos em tempos a pergunta sobre como remover uma página dos resultados de uma busca do Google reaparece. Ao contrário do que a grande parte dos profissionais pode imaginar, simplesmente bloquear no robots.txt não é a única opção e nem é a melhor – por si só. Neste artigo, apresento soluções para diversas circunstâncias na remoção de conteúdo e a consequência de cada método.

Comentários
  1. é interessante substituir o www pela palavra chave de meu site?

    ex. ao inves de http://www.ratos.com.br colocar: dedetizadora.ratos.com.br

    obrigado.

    • Até que sim, se você quer rankings em dedetizadora. Ter a palavra no nome do domínio (e não subdomínio) é mais interessante. Mas cuidado com a estratégia de subdomínios, não é só criar dezenas com as keywords que você compete.

  2. testei o codigo com o index.html funciona normal, mas minha index é php e quando mudo para index.php na regra ele para de funcionar até as outras regras de url limpa como faço pra resolver isso ?

Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?