SEO

Novos Recursos Baseados em IA na Pesquisa do Google

Por Raquel Pereira

Além do Bard, a “Live from Paris” do Google, realizada em fevereiro, trouxe novos produtos baseados em IA para a pesquisa também. Confira quais são!

Raquel Pereira

Em 8 de fevereiro de 2023, o maior buscador do mundo – Google – realizou um evento online em Paris para mostrar seus novos produtos e serviços otimizados ou baseados em tecnologia LaMD (sistema de linguagem de inteligência artificial do Google).

Além do Bard, seu novo sistema conversacional de pesquisa semelhante ao chatbot da OpenAI (ChatGPT), a Alphabet aproveitou a oportunidade para lançar oficialmente seus novos produtos com IA que pretendem melhorar a Pesquisa no Google.

Confira todos os detalhes do evento:

Como a IA está ajudando na pesquisa visual

A nova geração de produtos Google baseada em IA pretende revolucionar a forma como as pessoas pesquisam não apenas na forma conversacional, mas também em um panorama visual.

O objetivo do buscador nos próximos anos é ampliar o uso das câmeras na pesquisa, tornando o ambiente digital mais visual. Com o Google Lens sendo utilizado hoje mais de 10 bilhões de vezes por mês, o próximo passo é combinar diferentes tipos de mídia na pesquisa.

Além disso, o Google também está preocupado em mostrar como as inovações podem ser positivas para o bem coletivo, como uma ferramenta de auxílio à promoção de cultura. Como é o caso do exemplo da utilização da pesquisa visual para restaurar obras-primas desaparecidas.

Pesquise por imagens na tela do seu celular

Já recebeu um vídeo ou uma imagem e não conseguia identificar o local, produto ou objeto presente? Nos próximos meses, o Google pretende utilizar a IA para que você possa pesquisar o que vê em fotos ou vídeos, sem sair do aplicativo que está utilizando (seja um site ou uma mensagem).

Fonte: Blog da Pesquisa no Google

Aprimore suas pesquisas visuais com texto

Hoje, se você deseja realizar uma pesquisa visual, você realiza o upload da imagem ou tira uma foto imediatamente e depois o Google vai identificar os elementos que estão presentes na imagem.

Às vezes ele identifica imediatamente aquilo que você deseja pesquisar ou então, você pode selecionar especificamente o elemento da imagem.

Mas, e se você quer buscar algo parecido com a imagem e não exatamente o que a fotografia mostra? Por exemplo: você viu uma mesa linda, queria uma igualzinha, só que ela é redonda e você queria encontrar um modelo retangular semelhante.

Agora, você pode realizar o mesmo procedimento, mas pode especificar a particularidade da pesquisa, como “retangular”. Veja o exemplo abaixo:

Fonte: Blog da Pesquisa no Google

O Google já havia implementado alguns testes para que os usuários pudessem combinar texto e imagens em sua pesquisa, e agora isto já está disponível globalmente em dispositivos móveis, em todos os idiomas e países onde o Lens está disponível.

Além disso, nos próximos meses, será possível combinar o uso da multi pesquisa com a pesquisa por imagens na tela de forma global. Assim, você poderá incluir recursos verbais para pesquisar qualquer imagem que estiver na página de resultados de pesquisa no celular.

IA tornando o Maps mais intuitivo, imersivo e sustentável

No evento on-line desta quarta-feira, o gerente geral do Google Earth, Chris Phillips apresentou as novidades que o Google Maps ganhará nos próximos meses com os novos usos de inteligência artificial. Confira:

Google Maps Imersivo: Live View já disponível em algumas cidades

A visão imersiva está sendo lançada nesta quarta-feira em Londres, Los Angeles, Nova York, São Francisco e Tóquio. E nos próximos meses, será lançado em ainda mais cidades, incluindo Amsterdã, Dublin, Florença e Veneza.

Com o Live View o Google está lançando um modelo totalmente novo de imersão no street view do Maps. Com o novo recurso, o buscador está implementando uma forma de explorar lugares ao redor do mundo, com base em um protótipo digital em 3D.

Fonte: Blog da Pesquisa no Google

Além disso, o Live View conta com outros recursos que utilizam a IA para encontrar e descobrir locais próximos ao usuário, dentro e fora de ambientes fechados. Utilizando a câmera do celular, o recurso mostra quais são as lojas, estabelecimentos, bancos e restaurantes próximos e ainda exibe informações como direção, horário de fechamento e etc.

Fonte: Blog da Pesquisa no Google
Legenda: O texto da imagem 1 diz “aponte sua câmera para prédios, lojas e placas ao seu redor”; o texto da imagem 2 e 3 diz “Pegue a escada rolando para o piso nº1”.

A pesquisa com o Live View já está disponível em diversas cidades, como Londres, Los Angeles, Nova York, Paris, São Francisco e Tóquio. Nos próximos meses, o Google pretende expandir para Barcelona, ​​Dublin e Madri.

Enquanto isso, o Live View Interno está sendo disponibilizado em aeroportos, shoppings e estações de trem em Barcelona, ​​Berlim, Frankfurt, Londres, Madri, Melbourne, Paris, Praga, São Paulo, Cingapura, Sydney e Taipei.

Novos recursos de tradução

Muito provavelmente você já utilizou o Google tradutor em algum momento, mas, até então, isso só era possível por pesquisas textuais.

Fonte: Blog da Pesquisa no Google

Agora, com a IA será possível ter traduções por imagens com adaptações otimizadas. Um excelente recurso para os viajantes!

Confira mais atualizações sobre os recursos de IA do Google

LEIA MAIS

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?