Estatísticas do Twitter no Brasil

Olá leitores da Agência Mestre,

Com o sucesso cada vez maior do Twitter no Brasil, está na hora de comentarmos um pouco mais sobre como esta rede social está sendo usada aqui e como está se tornando um sucesso maior a cada dia. Para isto analisamos a pesquisa realizada pela Bullet, que entrevistou 3.268 brasileiros usuários do Twitter no período de 27 a 29 de Abril de 2009 para traçar o perfil do usuário do Twitter no Brasil.

twitter-brasilO Twitter chegou ao Brasil em Janeiro de 2008 e, desde então, assim como em todo mundo, o seu sucesso só aumenta. Entre fevereiro e março de 2009 este serviço de microblog teve um aumento de 96,8% na participação de brasileiros, representando um crescimento de 344 mil para 677 mil usuários.

Em participação no total de cadastrados no serviço, porém, a presença ainda é tímida, sendo atualmente de 2,7% no meio dos 24,8 milhões de internautas que já aderiram ao site.

No perfil do público brasileiro no Twitter há uma predominância de homens jovens-adultos, entre 21 a 30 anos, solteiros do estado de São Paulo e Rio de Janeiro. As pessoas que estão plugadas nessa rede são predominantemente estudantes do ensino superior ou graduadas e estão geralmente conectadas a internet mais de 50 horas na semana. Os conectados ao Twitter são vistos como formadores de opinião, possuem seu próprio blog e retweetam assuntos considerados interessantes para seus seguidores e os enviam também para seu blog pessoal ou para seus amigos através de outras ferramentas da web.

Muitos utilizam o Twitter para buscar informação e se atualizarem pela internet ( 91.42%), compartilham opiniões, críticas e seus pensamentos, podendo conversar com outras pessoas da rede. A maioria dos Twitteiros, 80%, segue perfis de agências de notícias, jornais, revistas e portais.

Os usuários brasileiros de Twitter tem por hábito responderem a maioria, se não todos,  os “replies” que recebem. Desta maneira os twitteiros trocam informações diariamente, e também fazem novos amigos; 85% dos internautas acreditam que o Twitter aproxima as pessoas. Entre os usuários brasileiros do Twitter, a confiança é um fator muito relevante, eles afirmam confiar nas opiniões e dicas dos outros twitteiros, e esse nível de confiança é alto: cerca de 87%.

Antes de terminar de retratar essa pesquisa do Twitter no Brasil, é importante comentar sobre a Publicidade no Twitter. Essa rede social é muito bem vista em relação à publicidade, cerca de 53,6% dos usuários do Twitter acham interessantes ações publicitárias nesta ferramenta, 33% já participaram de alguma ação publicitária e 70% segue perfis de empresas, eventos ou campanhas publicitárias.

E você tem algum dado revelante sobre o Twitter no Brasil? Deixe um comentário sobre como você tem usado o seu Twitter.

Aproveite ainda para conferir todo o estudo que a Bullet fez sobre o Twitter no Brasil:

Twitter no Brasil

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

12 Comentários para “Estatísticas do Twitter no Brasil”

  1. Gustavo Coutinho

    O twitter, sem dúvida, é uma ferramenta muito interessante. Tanto do ponto de vista social, quanto comercial. No meu caso, estou conseguindo me atualizar muito mais rapidamente, pelo fato de estar antenado, pelo menos, 8 horas por dia com o twitter aberto. No caso das empresas, acho que agora estamos tendo cases interessantes no twitter.

    Responder
  2. Aislane Pinto

    Por indicação acabei de obter uma conta no twitter e por ser iniciante ainda não sei utilizar todos os recursos que o mesmo oferece a seus usuários. Mas, sempre ouvir falar bem desta ferramenta e justamente por usuários formadores de opiniões como mostrado na pesquisa.

    Responder
  3. Ana Carla Soane

    Obrigado pelos comentários.

    @Gustavo,
    O Twitter tem esta sensacional vantagem da atualização no momento, se manter atualizado por ele é muito fácil. Com o crescimento do Twitter no Brasil, aumentou o número de usuários e de informações disponíveis nele, isto também já está acontecendo com as empresas e seus cases como você mesmo comentou.

    @Tatiana
    Que bom gostou. Espero ter te ajudado em sua busca.

    @Aislane
    Que bom que você já está no Twitter, pode ter certeza que logo você saberá utilizá-lo muito bem. Continue buscando informações.

    Responder
  4. Rafael Marques

    Considero importante falar não apenas dos usuários e do que buscam como também das empresas ou empreendedores que tem o twitter APENAS como trabalho publicitário.

    Faço ainda a sugestão para um artigo (também sobre o twitter) no que diz respeito ao marketing que realmente funciona nele.

    A cada dia cresce o número de novos perfis que começam a seguir 1.235.263.345 outros perfis na busca de conseguir novos seguidores. Em meu ponto de vista isto não é muito eficaz, não passa de uma troca de followers que possivelmente possa gerar algum tweet novo no futuro. Não seria mais recompensador atingir diretamente o público alvo do que perfis que nem se enquadram no nicho de serviços oferecidos?

    Responder
  5. Ana Carla Soane

    @ Olá Rafael,
    Obrigado por comentar.
    O Twitter é uma rede de contato praticamente direto, com o tipo de negócio que você faz e com as empresas.
    Claro que dentro do Twitter você acabará atingindo no só o seu público-alvo como outros perfis que não se enquadram com aquilo que você o seu negócio buscam. Desta maneira você apenas estará divulgando a sua marca quantitativamente e não qualitativamente, mas não deixa de ser uma forma de promover suas ideais e sua marca, dentro desde nicho quantitativo também há qualidade.
    Busque seguir e ser seguido por followers certos.

    @ Olá Wellington
    Obrigado por comentar.
    O Twitter é uma rede que está crescendo muito, uma boa parte desde crescimento se deve justamente nas qualidades que o Twitter que você citou divulgação e tempo real.

    Responder
  6. Diego Oliveira

    Tem que ser no mínimo bobo para não entender o potencial de uma ferramenta tão poderosa como o Twitter. Mas acredito que ainda falte profissionais que além de entenderem de Twitter e comunicação, entendam das empresas onde trabalham. Gostaria de pedir licença para linkar do meu atual post sobre Twitter para esse artigo, posso? ja fiz!

    Parabéns pelo post Ana estou estudando para me tornar um profisisonal de SEO e Analista de redes sociais. seu artigo foi de grande valia para mim. Keep going!

    Responder
    • Ana Carla Soane

      Olá Diego,

      Realmente o Twitter veio para ficar, ainda mais se tratando de Comunicação entre empresas e clientes.

      Fico feliz que tenha gostado do Post e que o mesmo tenha ajudado em seus estudos.

      Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>