Relatórios de SEO – Apresentando Resultados

Mostre os resultados com os Relatórios

Saudações, amigos da Agência Mestre!

Vamos para mais uma semana de MestreCast, desta vez abordando um tema que pode ser considerado uma sequência do que fizemos na semana passada, no cast de Como Vender SEO. Se a primeira dificuldade era chegar até o cliente, vender o seu trabalho e conquistar um projeto, chegou a hora da continuação: como apresentar os resultados que você atingiu?

Pois é. O MestreCast desta semana aborda a questão dos Relatórios. Qual a sua vital importância? Como fazer um bom relatório e mostrar todo desempenho de suas atividades para o cliente?

Para isso, conversamos com Frank Marcel, principal responsável pela área de relatórios aqui da Agência Mestre. Ao lado do Fábio Ricotta, conversamos por um bom tempo sobre como fazer um relatório eficiente, como apresentar dados de acordo com a situação de cada projeto e a fundamental situação de estar presente com o cliente na hora de conversar sobre os resultados.

Confira algumas dicas valiosas e acompanhe um checklist do nosso relatório base. Apresentamos neste MestreCast também uma novidade: leitura de e-mails e comentários do programa passado.

Através do próprio campo do post e também do e-mail mestrecast@mestreseo.com.br, você poderá deixar sua opinião e dúvida para ser lido no próximo programa!

Não deixe de conferir também nosso MestreCast no iTunes.

Links Comentados:

Artigo para assinantes – Relatório de SEO
Ferramenta Rank Tracker
PowerSuite
Web CEO

Músicas desta Edição:

Sebteix – Douit (intro)
TBH – X Marks the Spot (e-mail)
Funk Loop (álbum)
Sebteix – Fightin’ (end)

MestreCast #12:

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

11 Comentários para “Relatórios de SEO – Apresentando Resultados”

  1. CarlosIung

    Vocês salvaram a minha vida Frank e Ricotta, porque relatório é tudo, mas apenas apresentar dados não representa nada, a informação deve estar estruturada e organizada para ser relevante!!!

    Abraço!

    Responder
  2. Glaucio Cancion

    Parabéns por este Mestrecast, achei muito bom.

    Sobre como vender, como apresentar os cases ou como ganhar a confiança de um cliente é um assunto muito delicado mesmo, pois o preço que pagamos por “agências picaretas” é incrível. Já entrevistei um possível cliente que não queria nem ouvir na palavra SEO de tanto que já tinha levado na cabeça e no bolso. SEO é um desafio eterno.

    Em relação a ferramentas, para quem é fã do Google Analytics e quiser utilizar em seu iPad aqui vai um link para vocês – http://www.google.com/analytics/apps/about?app_id=270001
    Se mostrar relatório online no cliente com notebook já era bom com iPad pode ficar ainda mais interessante.

    Valeu, Abraços ao @iquemuniz, @frankmarcel e @fabioricotta.

    ;D
    @seobrandup

    Responder
  3. Torquato

    Estava lendo um artigo sobre Otimização de Videos no Youtube. Comentários, gostar, copiar video, favoritar e comentar no canal, tudo são itens importantes para relevância do video. Suponhamos que que todas essas ações sejam feitas por um grupo de 30 pessoas (as mesmas 30 fizeram todas as ações).

    Continua relevante ou isso pode ser ignorado pelo youtube/google?

    Obrigado e parabéns pelo mestrecast

    Responder
  4. Djavan Loureiro

    Uma coisa que faço nas entregas do relatórios é gravar em video como se fosse uma video aula, assim caso eu não tenho a possibilidade de visitar o cliente na entrega ele ja tem as minhas explicações gravadas. Todos os meus clientes dizem que gostam deste modelo de relatório

    Responder
  5. Arthur Netto

    Parabéns, gostei muito do cast.

    Atuo como gerente de projeto na área de mkt digital e o assunto relatório não é novidade, porém não faz mal ouvir um pouco mais. Gostei dos pontos abordados: relatório que atende a necessidade do cliente e setor de atuação da empresa, relacionamento transparente, abordagem sobre KPI’s e outros.

    O bom seria se os clientes ouvissem o cast, assim iram dar valor no trabalho que temos.

    Abraços, @arthur_netto

    Responder
  6. Domicio Neto - SEO

    Putz! Ainda saí como o baiano atrasado! Isso é sacanagem haahahha

    O Ricotta me sacaneou e mandou o link com o endereço errado, fui parar a dois Km de distância do lugar, quando eu cheguei todo mundo já tinha comido e bebido hahahaha

    Grande abraço galera.
    Domicio Neto

    Responder
  7. Dudu do SEO

    Olá pessoal…
    Acredito que a forma como o cliente percebe o trabalho é um ponto chave dentro de um contrato de SEO. Seja em ver o telefone tocar mais, ou sua caixa de emails lotada, ou até mesmo um relatório bem trabalhado… a questão é que de alguma forma o cliente precisa de ver o resultado do trabalho e perceber a diferença que o SEO está gerando nos negócios dele.

    Existem projetos em que tenho que gerar 3 ou até mais relatórios. Um relatório interno, para evolução do trabalho aqui dentro da agência, um relatório para o cliente e outro para a agência de publicidade que atende o cliente no offline. Cada relatório é gerado com dados diferentes e uma linguagem diferente, e como vocês disseram, este custo deve estar embutido no orçamento do projeto!
    Abração a todos e até a próxima!

    Responder
  8. Mauricio Biasotto

    Mais um MestreCast excelente!!

    Bom fique com um curiosidade, como fechar um projeto que a forma de pagamento vai ser o ‘sucesso’ do cliente, porque vai ser difícil ele mostrar o ‘extrato bancário’ dele. Se for um e-commerce até da para ver pelo GA, mas se for outro seguimento, exemplo uma Seguradora, o usuário vai mandar um e-mail ou telefonar para empresa, mas nem todos os contatos irão fechar.

    Abraço a todos.

    Responder
    • Arthur Netto

      Mauricio Biasotto, bom dia.

      se entendi bem, é o seguinte: sua responsabilidade não vai até a conversão do cliente, ela tb passa para dentro da empresa. Na empresa onde trabalho realizamos uma melhora em SEO para um cliente que fez com que ele fique na primeira página da busca orgânica e que tenha conversões, porém tivemos que realizar um planejamento interno para o cliente conseguisse medir seu ROI, assim conseguimos medir o ‘sucesso’ do cliente.

      espero ter ajudado.

      Responder
  9. Reifison

    Esse Cast aqui vale sempre ouvir mais de uma vez. Estava escutando hj novamente e fiquei pensando se ainda é possível conseguir esse arquivo de excel que o frank comentou no Cast. Quando eu ainda tinha acesso premium, acabei nao pegando, seria possivel liberar o artigo e o arquivo? ou pelo menos o arquivo?

    Abraços.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>