Os Primeiros Passos no SEO

Quais os primeiros passos para começar no SEO?

Saudações, amigos da Agência Mestre!

Prontos para mais um MestreCast? A edição número 15 de nosso programa aborda mais um assunto diferente. Seguindo a sugestão de pauta de um dos nossos ouvintes, decidimos tratar de um tema inicial em termos de SEO. Quais seriam os primeiros passos quando se pega um novo projeto? Uma dúvida frequente, que certamente cairá como uma luva para você que está iniciando os trabalhos na nossa área.

Juntamente com Fábio Ricotta, convidei Leandro Riolino mais uma vez para participar. Ele, que é um de nossos analistas mais experientes, acrescenta ao debate mais informações e dicas sobre o tema. Em cima de um de nossos artigos para assinantes, montamos um checklist básico das ações iniciais ao se encarar um novo cliente, uma nova empreitada pela frente.

Neste MestreCast, saiba como é importante navegar no site para encontrar problemas, usar ferramentas e buscar, em cada canto, possíveis erros para começar a arrumar a casa do cliente. Descubra também como o cronograma e a organização podem ser aliados na hora de lidar com um novo trabalho e entenda como às vezes é complicado começar a gravação do podcast.

Links comentados:

Agência Mestre – Curso de SEO
Vaga de Webdesigner na Agência Mestre
Artigo Premium – Tenho um Cenário Caótico para SEO
Copyscape – Procure conteúdo duplicado
Google Webmaster Tools
Artigo Premium – Sitemap XML
Ferramenta de URL Canonicas

Músicas desta edição:

Fortadelis – Funktional (intro)
Walter Mazzacaro – Smile Again (e-mails)
Fortadelis – Funktional (album)
Walter Mazzacaro – Artificial Lights (album)
Bigfoot – Bionicle
Electro Nick – One Flew Over the Cuckoos Nest
Sel-p – Sweet Memories

MestreCast #15:

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

18 Comentários para “Os Primeiros Passos no SEO”

  1. Alex Leite

    Fala galera da Mestre seo, Cara Fiquei muito feliz por vocês aceitarem minha sugestão,
    só fiquei triste PQ o IQUE ERROU meu nome, pow Ique é “ALEX LEITE” vc falou “alex lima” rssr
    Mas cara fiquei tão feliz que da próxima vez mando a SUGESTÂO e monto a PAUTA rsrsrsr.

    Responder
    • Ique Muniz

      Alex,

      Mil perdões, cara! Não sei de onde tirei o Lima. Acho que fiz confusão na hora. Olhei tanto o e-mail pra falar certinho e escrevi errado na pauta. Vou anotar aqui pra fazer um meaculpa no próximo programa ehehe.. E Obrigado por sugerir o tema. Espero que tenha sido solucionada sua dúvida

      Responder
  2. Raphael Figa

    Salve Mestres,

    Uma coisa que todo mundo cita, mas ninguém fala com algum detalhe: Criação de conteúdo, exemplos, planejamento, requisitos e tudo mais.

    Queria trabalhar na Mestre também, pena que Javascript e o inglês pecam um pouco, mas estou estudando.

    Grande Abraço

    Responder
  3. Eduardo Gasparetto

    Cada vez mais o google parece dar mais valor ao sitemap.xml e conteudo duplicado, isso só aumenta a importância do criador de conteúdo e talves seja um novo nicho de mercado que está surgindo.

    Parabens pelo mestrecast, hoje baixei novamente os antigos para reescuta-los.

    E desculpe pelo elogio errado que fiz a 2 mestrecasts atras.
    Abracos

    Responder
  4. educoutinho

    Achei muito bom o cast, parabéns!
    Foi comentado no cast q é interessante segmentar o sitemap por exemplo por categorias de produtos, achei bastante interessante isso, mas pensando sobre isso surgiu uma duvida: a ordem de apresentação dos links dentro de cada arquivo sitemap é relevante? O google indexa primeiro os links q aparecem no começo do arquivo, ou coloca no rank eles melhores posicionados? Ou tanto faz o sitemap de uma categoria ter mil links de produtos q todos serão indexados e tratados da mesma forma?
    Abraços.

    Responder
  5. Welligton Luiz Porto

    É necessário incluir todas as páginas no sitemap? e como deve ser definidida a prioridade das mesmas? Sempre criei meus sitemaps de forma automática e seguindo o alerta de vocês estarei tomando mais cuidado com isso.

    Parabéns pelo trabalho, e se vemos no OlhóSEO aqui em Floripa!

    Responder
  6. fernando2dias

    Olá, eu escuto vários podcasts, como SearchCast, MestreCast, GuanaCast, FutureCast e afins… mas não tenho o costume de comentar nos posts somente escutá-los enquanto estou trabalhando. Mas este eu reservei 5 minutos para elogiar o trabalho de vocês que está excelente, e que certo modo colocou o dedo na ferida, em relação a organização para otimizar o próprio trabalho. Fazendo uma breve reflexão pós escutar o cast percebi o quanto eu posso melhorar neste quisito.

    As dicas sobre o sitemaps segmentados e a não recomendação de robôs automatizam a criação do próprio foram muito valiosas para mim pois eu sempre fiz o contrário do que vocês falaram rsrs… Vou procurar fazer manualmente daqui para frente.

    E aproveitando o espaço, gostaria de fazer uma pergunta. Qual seria uma recomendação para trabalhar com sites multi-language em relação a sitemaps e meta description e keywords? Atualmente o site esta com todas as linguas em um mesmo diretorio. Na minha cabeça teria que ser “dominio.com/en/” ou “dominio.com/pt/”, mas no meu caso atual o que define a liguagem é um parametro, “pagina.php?lanh=en”.

    Abraço e continuem fazendo este excelente trabalho.

    Responder
  7. Fernando Avena

    tem rss do mestrecast?

    um rss do mestrecast seria muito bom neste site.

    Responder
  8. Pablo Ruan Ribeiro Silva

    Muito Bom esse site em dois dias escutei todos mestrecast, descobri voces pelo guanabara, e agora so fico neste site, queria tirar uma duvida, Index Tag prejudica o site, uso wordpress, e todas minhas tags estão no meu sitemap, isso prejudica, é considerado conteudo duplicado?

    Desde já agradeço.

    Responder
  9. David William

    Muito bom o MestreSearch!

    Sou desenvolvedor front-end e estou fazendo meu TCC aplicado ao HTML5, gosto muito da área de SEO, por isso queria ouvir um cast que falasse do que muda para SEO com o HTML5, tem poucos artigos falando sobre isso ainda, quero ouvir também um cast que fale sobre ferramentas de SEO, também um só sobre linkbuild.
    E fico no aguardo do cast de segundos passos com SEO.

    Responder
  10. Northon Napoleão

    Parabens pelo podcast, conteudo de muita qualidade sempre. Rolou um comentario rapido sobre black, nao que eu faça, apenas a titulo de curiosidade. a respeito de ser descoberto sempre o conteudo oculto, tenho minhas duvidas. Sera que tanto esconder por css ou jquery tem a mesma probabilidade de ser descoberto? Ate aonde o robo vai e analisa? Qual o parametro para não ser considerado um simples image replacement, quando essa forma de ocultação e usada de forma legitima? Sera que ja e utilizado alguma tecnologia avançada de ocr e comparação do texto da imagem com o texto oculto? Acho pouco provavel tendo em vista o processamento que algo assim demandaria. E tambem sobre jquery, voces tem alguma pista sobre se e quando conteudo gerado dinamicamente e injetado vai começar a ser indexado? Pergunto porque uso plugins do twitter e vejo que ainda não e passado nenhum peso para a pagina, nem o conteudo e indexado, e acho uma pena, pois e twitter do dono do site, conteudo original, com timestamps e muitas atualizações pertinentes ao assunto da pagina. Falei um monte …rs mas agradeço desde ja se alguma duvida me for sanada e desculpe a falta dos acentos agudos, estou tc de um Nokia que não o tem. Abraços e sucesso.

    Responder
  11. Daniel Filho

    Oi pessoal da Agência Mestre, mais uma vez, parabéns pelo trabalho realizado no MestreCast. Este programa foi ótimo, tão bom quanto o último, que foi no qual eu de fato comecei a acompanhar e comentar.

    Obrigado por ter mandado o abraço pro pessoal do IFPB em João Pessoa. A galera que escutou o programa veio falar comigo a respeito e achou super da hora.

    As dicas que vocês deram nesse programa foram super relevantes pra mim, inclusive sobre a ideia de como desenvolver melhor o sitemap do site, ou sitemaps, trantando-os de forma setorizada. Acho também que esse seria um bom assunto para outro programa, digo, como organizar melhor os sitemaps, falar um pouco das regras, como dar vazão e relevância ao conteúdo publicado se utilizando destas técnias etc.

    Quanto ao início da indexação, eu penso da seguinte forma: é muito importante sim, verificar se o Google tá indexando o conteúdo daquele site. Porém, antes de começar a querer que o Google indexe esse conteúdo, não seria legal antes planejar um bom conteúdo, fazendo a arquitetura de toda a informação do site, produzindo bons textos, organizado as imagens de forma correta, para que quando o Google comece a indexar, ele entenda que todo aquele conteúdo novo que tá chegando é bom, é relevante, que vai fazer diferença pro usuário, e indexe bem não só as primeiras URL’s enviadas, como também, todas as outras que vão ser enviadas posteriormente.

    Bom, no geral, parabéns. Vocês são bons no que fazem e comentam.

    E Fábio, eu aposto uma camisa da Agência Mestre que o Panda não pega o pudim.

    Abraços.

    Responder
  12. Rodrigo Lacerda

    Opa! Valeu o abraço pra galera do IFPB.

    O Copyscape é ótimo para quem terceiriza a produção de conteúdo. É ótimo para saber se o conteúdo está sendo copiado ou não.

    Abraço pra vocês!

    Responder
  13. Guilherme Velloso

    E ai galerinha da Agência Mestre,
    na verdade um grande problema é relação a criar um conteúdo rico e diferenciado para e-commerce, como inventar um texto razoável e agradável…rs
    Ainda não descobri como fazer isso, mesmo porque o cliente não consegue sentir essa necessidade e nem mesmo a agência. Então eu teria que fazer e mostrar o resultado para que eles entendam…e não sei como criar esses textos…kkkk

    Mas ta valendo!!

    Abração e parabéns por mais esse mestrecast

    Responder
  14. Valter Sousa

    Olá, Fábio, Ique e Riolino. Parabéns pelo MestreCast. Impressionantes a naturalidade e entrosamento de vocês. Só penso em “equipe” e “amigos”, quando escuto os podcasts, sem falar da autoridade nas vozes. Estou pesquisando para adquirir competências de SEO e sabia que iria encontrar o eixo da matéria por aqui (só se fala em ricota por aí). O checklist ficou bem enxuto e alto nível. Apesar do foco empresarial, ele organizou bem as idéias em minha cabeça e me deu um ponto de partida bastante sólido e orientado. As dicas gerenciais ao final, expressando a prática adquirida, não têm preço. É sempre bom ouvir vocês. Obrigado por disponibilizar o material.

    Responder
    • Ique Muniz

      Olá, Valter!

      Como âncora e editor do programa, fico bastante contente pelas suas palavras. Nossa idéia é parecer um batepapo que agrega conhecimento, técnica, mas levando tudo de uma maneira bastante amistosa para os ouvintes. Fico (e tenho certeza que todos os outros ficam também) agradecido e animado por continuar a oferecer este tipo de conteúdo pra você e outros que buscam mais! :)

      Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>