O Conteúdo e o SEO

Conteúdo e SEO

Saudações, amigos da Agência Mestre!

Vamos para mais um MestreCast, com outro tema e outro convidado especial. Mantendo uma sequência bacana de novos participantes, convidamos desta vez um cara muito bacana, que vem fazendo a diferença quando falamos do tema deste programa.

Rafael Rez Oliveira atua na nossa área em Campinas e, recentemente, vem focando suas atenções diretamente no Conteúdo. Parte importantíssima do projeto de SEO, ele abordou técnicas bacanas e compartilhou informações dadas no UaiSEO, evento em que foi palestrante.

Neste MestreCast, passamos pela situação dos profissionais de redação, agências e empresas que contratam pessoas focadas em conteúdo. Também conversamos sobre sites de notícias e o comportamento de jornalistas e editores.

Não esquecemos também, claro, do Panda e do conteúdo misturado com o SEO, onde Rafael passou dicas, processos, estratégias e, principalmente, um checklist muito legal para se trabalhar com a área.

Links Comentados

Palestra Rafael – UaiSEO

Músicas desta Edição

Christoph Burghardt – Orchestral Beats 1 (album)
Christoph Burghardt – Orchestral Beats 2 (album)
Mr. Mamadou – instruMENTALZ (album)

MestreCast #41

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

11 Comentários para “O Conteúdo e o SEO”

  1. Hudson H Schmidt

    Muito bom mais um pod nota 10 ricota, galera que participa está de parabéns, continuem produzindo este conteúdo de qualidade para nós da área, compartilhar informações assim é oque foram os grandes profissionais em nossa área.

    Responder
  2. Igor Balbino

    Como sempre, um ótimo podcast! Que na minha opinião vai render ainda muitos podcasts!

    Sou Jornalista (formado na academia e forjado no mercado) e toda vez que topei com a questão “otimização de conteúdo para web” acabei batendo de frente com editores, gestores e demais “dinossauros” da comunicação.

    Comecei minha carreira no ambiente web e já estou partindo para o terceiro ano de webwritting. E infelizmente sou obrigado a concordar o Rafael. O mercado de produção/gestão de conteúdo (pelo menos aqui no Rio de Janeiro) é fraco, arrogante e ainda está no período jurássico.

    O que não entra na cabeça dos profissionais jurássicos de conteúdo é que o Google é uma empresa, que quer ganhar dinheiro, e para isso tem de oferecer SEMPRE o melhor serviço possível e impossível para o usuário. Ninguém acessa o google porque ele é bonitinho, mas sim pelo fato dele te dar soluções em poucos segundos!

    O conteúdo é rei? Não. O usuário é rei! O conteúdo é a rainha, que vai seduzir e atrair o usuário que na verdade é o rei. É a rainha que vai convencer o rei a se engajar, participar, falar, sugerir…

    Sinceramente, espero que o Panda venha ARREGAÇANDO! Só assim os gestores e dinossauros da comunicação vão parar e pensar na verdadeira função e importância do profissional de conteúdo.

    Fechando o meu comentário desabafo heheeh, fica a minha sugestão para uma próxima pauta. Conteúdo colaborativo e o engajamento do usuário no contexto do SEO. Tem tudo aí dentro, linkbuilding/produção de conteúdo original/foco no longtail. Inúmeros desdobramentos dentro do assunto :).

    Responder
    • Ique Muniz

      Mandou bem, Igor!

      Obrigado pelos comentários e certamente você deu bons ganchos para um outro cast de conteúdo =) Quem sabe você não vem participar com a gente também?

      Responder
  3. Pablo Ribeiro

    Muito bom o cast, o bacana e ter mais essa noção de jornalismo e ate trazer ideas para as agencias, isso que realmente bacana :)

    Responder
  4. Romeu Zampieri

    Galera, bom dia!

    Seria legal fazer um mestrecast sobre seo para micro empresas?

    O que oferecer para elas?

    Preços a oferecer para elas.

    Que resultados prometer?

    É melhor fazer um seo baseado na Região de localização?

    Abraço,

    Romeu

    Responder
  5. Giovanni Sonnberger

    Muito mais muito bom mesmo!
    Este Mestrecast me lembra do Mês passado… vamos lá uma historinha baseada em fatos reais:

    Pratico SEO em um blog, só que este blog estava com um bounce rate de 86% (30 dias / Trafego Orgânico)…

    Então mudamos o layout do site, abaixou para 85%( ¬¬ ), então dando uma olhadinha no ferramentas para webmasters vi que estava caindo que nem um tijolo nas buscas…

    Bom encontrar o erro é o primeiro passo rsrsrs, sentei com o redator do blog e combinamos que para cada assunto postado no blog iríamos cadastrá-lo em uma tabelinha no Excel com os seguintes itens:

    – Title do post
    – Data de postagem (o post seria verificado a cada três dias)
    – Bounce Rate
    – Exit Rate

    E outras métricas que iríamos medir…

    Ótimo percebemos que o conteúdo estava muuuuuuito ruim, então decidimos melhorara-lo utilizando algumas dicas que tinha visto no http://www.searchengineland.com e algumas que vi há algum tempo aqui na meste seo e decidi utilizar durante cada semana separadamente.

    (Primeira semana) – Criamos subtítulos para cada assunto: isto melhorou bastante a leitura, pois esta agora estava dividia por tópicos (lembrando que cada titulo de tópico estava em um h3)

    (Segunda semana) – Alocamos vídeos e ou mais imagens: O bounce rate dos posts com vídeos e mais imagens era 70% menor do que os outros posts

    (Terceira semana) – Começamos a criar comentários fakes com perguntas e respostas (sério eu sei que é triste fazer isto, porem incentivou as pessoas a realizarem mais perguntas, mostrando que o blog tinha a intenção de responder seus usuários).

    (Quarta semana) – Mudamos totalmente o estilo de postagem, começamos a utilizar listas, itens chave em negrito, Criamos imagens explicativas (Alias na gringa só se fala em infográficos estou realizando alguns testes com eles em outro blog e postos os resultado por aqui).

    Com estas modificações :

    – O bounce rate diminuiu
    – O Time On Page Aumentou
    – As pessoas começaram a “sharear” nas redes sociais
    – As visitas e a posição aumentaram

    Conclusão da experiência:

    Galera conteúdo é rei, usuário é imperador… e agente é servo, tem que servir com sua informação de qualidade e prestar muita atenção no conteúdo que esta mostrando.

    Alias um caso de sucesso de conteúdo “vigiado” é o perfil do Rafinha Bastos no twitter, vocês já perceberam que tudo que ele posta e não gera um buzz é deletado?

    E quem entra na Page dele só vê os melhores posts e passa a seguir ele… e que ele ficou como um dos perfis mais influentes do twitter….

    Obrigado pelo Mestrecast galera

    Responder
  6. Daniel Vieira

    Parabéns por mais esse Mestrecast!

    Muito legal o assunto. Muita gente vem falar comigo sobre técnicas para SEO, subir nos resultados orgânicas e tudo mais e eu sempre bati nessa tecla de que o conteúdo é rei.

    Btw…Mestrecast é meu companheiro de quinta feira após o trabalho no metrô.

    Abraço

    Responder
  7. Daniel

    Ótimo podcast!
    Quando falaram de portal que corre atras, é o que ocorre muito!
    Estou sentindo na pele. Apresentei a necessidade de SEO e agora fiquei responsável por recuperar terreno na web. Parabéns a todos!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>