Tráfego Pago

Como a Experiência Generativa de Pesquisa Impacta as Campanhas no Google?

Por Raquel Pereira

Seus anúncios serão impactados pela Experiência Generativa de Pesquisa? Confira os dados de um estudo realizado pelo SEO SE Ranking.

Raquel Pereira

Um novo estudo da SEO SE Ranking aborda como a Experiência Generativa de Pesquisa (SGE) do Google pode impactar os anúncios nas SERPs do buscador.

Os resultados indicam que apenas 4% das palavras-chave pesquisadas no Google não acionam o SGE, o que significa que uma maioria esmagadora dos resultados do buscador terão um snippet do SGE em breve.

Confira como o gerador de respostas de IA do Google pode impactar sua estratégia de Tráfego Pago na rede de pesquisa:

Sobre o Estudo

Segundo compartilhado no blog oficial da SEO SE Ranking, o estudo foi realizado em janeiro de 2024, usando um recurso exclusivo de detecção do SGE para analisar mais de 100.000 palavras-chave de intenções de busca e 20 nichos diferentes.

Impactos do SGE nos Anúncios da Rede de Pesquisa - Sobre o Estudo

Além dos impactos nos anúncios, o estudo mostra que as respostas do SGE costumam ser longas e profundas:

  • o comprimento médio do texto em um snippet SGE é de cerca de 3.485 caracteres; e 
  • as respostas expandidas do SGE normalmente incluem 8 links de conteúdo.

Impactos do SGE nos Anúncios na Pesquisa no Google

Conforme analisado no estudo, quando os trechos do SGE eram acionados, o mais comum era que os anúncios apareçam na parte inferior:

  • os anúncios apareceram no topo 23,19% das vezes;
  • os anúncios apareceram na parte inferior 35,21% das vezes;
  • os anúncios do Shopping apareceram na forma de carrosséis (conforme mostrado na imagem abaixo) em 14,41% das vezes.

Impactos do SGE nos Anúncios na Pesquisa no Google

Além disso, em 27,17% dos casos, nenhum anúncio acompanhou os trechos do SGE com texto.

Para ampliar o estudo, também foram analisados os diferentes tipos de anúncios combinados com snippets SGE baseados em texto:

  • tanto os anúncios de compras quanto os anúncios no topo do SERP acompanharam as respostas do SGE em 1.018 casos. 
  • os anúncios do Shopping apareceram junto com snippets SGE baseados em texto em 2.660 casos.
  • em 3.262 casos, apenas anúncios no topo do SERP apareceram ao lado de snippets SGE baseados em texto.

Segundo um dos pesquisadores do projeto, as mudanças parecem acontecer todos os dias e – portanto – os profissionais de marketing e gestores de tráfego deverão ficar atentos:

“A principal conclusão aqui é que realmente precisamos ficar por dentro das coisas. As mudanças parecem acontecer praticamente todos os dias.Isso fica ainda mais claro quando comparamos esses resultados com um estudo anterior que fizemos. Quando realizamos nossa primeira rodada de pesquisa SGE no final de 2023, os resultados mostraram que apenas cerca de 4% das palavras-chave não conseguiram acionar um snippet SGE. Desta vez, 12,3% das palavras-chave não desencadearam uma resposta SGE.”

Google SGE poderá custar para anunciantes mais de US$ 2 Bilhões em receita

Segundo outro estudo, da Raptive, é provável que o Search Generative Experience faça com que o tráfego pago na rede de pesquisa caia em até 60%, levando a uma diminuição na receita de anúncios digitais.

Conforme compartilhado pela empresa, espera-se que o mecanismo de pesquisa baseado em IA provoque um declínio significativo no tráfego de pesquisa, variando de 20% a 60%.

De acordo com Marc McCollum, vice-presidente executivo de inovação da Raptive, essa queda pode levar a um declínio acentuado na receita com publicidade online:

“Quando totalmente implementado, o SGE poderá resultar em um declínio de 25% no tráfego de pesquisa em sua rede de 5.000 editores.”

Os pesquisadores observaram que algumas das 1.000 palavras-chave analisadas não apresentavam resultados de SGE, enquanto outras respostas de SGE apresentavam links para sites. Usando um programa interno para calcular as taxas de cliques esperadas, a Raptive concluiu que havia uma perda média de tráfego esperada.

Descubra como anunciar no Google com uma estratégia de mestre!

Mantenha suas campanhas atualizadas com o futuro do Google!

Não podemos negar que o SGE é o futuro iminente do Google, o que muda totalmente a forma como trabalhamos e analisamos os resultados dos anúncios na Rede de Pesquisa.

Manter suas campanhas atualizadas não se trata mais apenas de acompanhar oscilações de métricas e volume de busca de determinados termos; mais do que nunca, o jogo do Google Ads está mudando.

Esteja preparado para essas mudanças e mantenha sua empresa relevante no meio digital com o apoio das estratégias personalizadas de Mídia Paga da Agência Mestre!

LEIA MAIS

Google Ads: 16 Dicas Para Criar Campanhas de Sucesso

Acesse o artigo e saiba as principais dicas para campanhas no Google Ads, uma ferramenta poderosa para conquistar leads e conversões.

Otimização de Campanhas de AdWords – Grandes e Pequenos Investimentos

Métricas básicas, dicas para estruturação de campanha, otimização de campanha de AdWords e dicas extras de conteúdos e ferramentas. Tudo para você aprender a ter uma campanha eficiente no Google AdWords, seja com pequeno ou grande investimento. Confira!

Como Anunciar no Google: Passo a Passo Completo do Google Ads

Através do Google Ads você poderá atingir seu público alvo em cheio, utilizando a rede de pesquisa ou a rede de display. Confira nossas dicas sobre como anunciar no Google e comece a ter sucesso em suas campanhas!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?