Tráfego Pago

Google Ads Anuncia Novo Recurso de Palavras-chave Negativas

Por Raquel Pereira

Confira o novo recurso de negativação de palavras-chave a nível da conta do Google Ads e otimize suas campanhas.

Raquel Pereira

Em seu Twitter, Ginny Marvin, contato de produto de anúncios no Google, compartilhou que a implementação do recurso de palavras-chave negativas no nível da conta já está acontecendo a nível global.

O que é o Recurso de Palavras-chave negativas no nível da conta do Google Ads?

O novo recurso, que já estava sendo anunciado desde o ano passado, ficou em teste por vários meses. Ele permite que os anunciantes adicionem uma lista de palavras-chave para serem excluídas.

Dessa forma, não haverá tráfego nas campanhas de pesquisa e/ou compras para aqueles termos. Além disso, o recurso inclui parte de pesquisa e compras da Performance Max, para maior segurança da marca e melhor desempenho do mecanismo.

O anúncio foi feito no dia 27 de janeiro pela correspondente do Google Ads e, desde o dia 30 de janeiro, os anunciantes já podem acessá-lo na página de configurações da conta do Google Ads. Com a ferramenta, é possível alinhar melhor os termos das campanhas aos valores da empresa.

Quais são as vantagens de utilizar o novo recurso do Google Ads?

Os profissionais de tráfego pago já podem negativar palavras-chaves em suas campanhas do Google Ads há muito tempo, então qual a diferença entre a ferramenta já existente e o recurso “a nível da conta”?

Com a nova funcionalidade, o Google oferece aos anunciantes maior segurança para evitar que suas campanhas apareçam em termos de busca que não estejam alinhados ao contexto geral do negócio.

Até o momento, os termos negativos deveriam ser inseridos manualmente em todas as campanhas da plataforma, no entanto, o novo recurso oferece a possibilidade de incluí-los uma única vez aplicá-los automaticamente em todas as campanhas.

Dessa forma, além de diminuir as chances de erro na configuração das campanhas, o recurso otimiza o tempo de gerenciamento das campanhas e oferece mais espaço para a inclusão de termos realmente específicos de cada conjunto de anúncios.

Ginny Marvin ainda ressalta que o Google Ads oferece uma diversidade de controles de adequação no nível das campanhas, como: inventário, rótulos de conteúdo digital, exclusões de canais e palavras-chave negativas. O objetivo do recurso a nível da conta é apenas otimizar o processo de criação e gerenciamento das campanhas para os anunciantes.

O que são Palavras-chave Negativas?

As palavras-chave negativas são termos que você pode incluir em suas campanhas de anúncios do Google Ads para evitar que seus anúncios sejam exibidos em pesquisas irrelevantes ou indesejadas. Basicamente, elas são usadas para filtrar as pesquisas em que você não deseja que seus anúncios apareçam, garantindo que seus anúncios sejam exibidos apenas para pessoas que tenham maior probabilidade de se tornar um cliente da sua empresa, diminuindo assim os gastos desnecessários.

Ao criar sua campanha de anúncios do Google Ads, é essencial incluir palavras negativas que façam sentido para garantir que seus anúncios não serão exibidos em pesquisas irrelevantes. Isso ajuda a economizar dinheiro em cliques de usuários que não estão interessados em comprar e também melhora o desempenho da campanha.

Ao escolher suas palavras-chave negativas, é importante pensar em termos que podem estar relacionados ao seu negócio, mas que não são relevantes para seus anúncios. Por exemplo, se você possui um e-commerce de moda, pode segmentar suas campanhas de acordo com as estações do ano e, para focar 100% o investimento, negativar termos que não se relacionam com a estação atual.

Ou seja, ao vender roupas durante o inverno, pode negativar palavras como “moda primavera/verão”, “moda praia” ou “biquínis”. Apesar de vender esses produtos, talvez eles não sejam seu foco no momento, mas as pessoas ainda buscam por eles.

Lista de Palavras-chave negativas no Google Ads

Para ajudar você a selecionar as palavras-chave negativas certas, existem muitas listas de palavras negativas que podem ser adicionadas à sua campanha de anúncios do Google Ads. Mas, é preciso ter atenção ao que realmente faz sentido para o seu negócio.

Afinal, não adianta inserir uma lista de palavras-chaves negativa no Google Ads pronta, cheia de termos que não estão relacionados ao seu nicho. Dessa forma, você apenas utilizará o recurso sem estratégia e não verá resultados em suas campanhas. Vamos dar uma olhada em alguns tópicos comuns e as palavras-chave negativas associadas a cada um deles:

Palavras-chave topo de funil

No topo do funil, as pessoas estão procurando informações mais gerais e ainda não têm um interesse específico em seu produto ou serviço. Isso significa que muitas das palavras-chave utilizadas por essas pessoas podem gerar cliques sem qualificação.

Por exemplo, se você presta serviços de mecânica, palavras-chave como “como trocar um pneu” ou “o que é chave de ignição” podem atrair pessoas que não têm interesse em contratar seus serviços, apenas aprender sobre esses assuntos. Algumas palavras-chave negativas úteis nesse caso incluem:

  • Download;
  • Tutorial;
  • Como fazer;
  • O que é…;
  • Dicas;
  • Como utilizar;
  • Exemplos;
  • Vagas.

Intenção de Busca

Outro ponto importante, que está relacionado com as palavras-chave topo de funil, são os termos que estão relacionados com intenções de busca informacional ou educativa.

Os algoritmos do Google e outros buscadores conseguem identificar quais são as intenções de uma pesquisa apenas pelos termos utilizados, por exemplo, uma pessoa que pesquisa “Quanto custa para fazer um ovo de páscoa caseiro” ou “livro de receitas grátis” provavelmente não está em busca de realizar uma compra naquele momento.

Nesses casos, considere negativar palavras como:

  • Grátis ou Gratuito;
  • Material gratuito;
  • Curso grátis;
  • Significado;
  • PDF;
  • etc.

Termos relacionados a Ações Governamentais ou Marcas do Mesmo Setor

Algumas empresas possuem um linhas de produtos relacionados ao público de luxo, que geralmente não recorrem ou não precisam recorrer a ações governamentais ou financiamentos para realizar uma compra de alto valor, como um carro ou uma casa.

Ou, empresas de um setor financeiro podem querer evitar que suas marcas apareçam associadas a pesquisas com o nome de bancos ou outras empresas da mesma área. Por isso, negativar termos como “marca X” ou “Bolsa de Valores” e até “Minha Casa, Minha Vida” pode ser benéfico para o intuito da sua campanha.

Além disso, existem diversos casos isolados em que o seu nicho pode estar associado. Por isso, é preciso realizar um estudo de quais termos são realmente relevantes para o seu negócio e não apenas copiar e colar uma lista de palavras-chave negativas pronta.

Mais novidades sobre o Google Ads

Conte com a Agência Mestre para elevar os resultados do seu negócio com Google Ads

A Agência Mestre possui mais de 15 anos de expertise no mercado de marketing digital e, durante esse anos, desenvolvemos diversas metodologias para auxiliar nossos clientes e transformar o meio digital em uma verdadeira fonte de aquisição de oportunidades.

Temos diversos cases de sucesso publicados que demonstram os resultados alcançados por nossos clientes e, apenas com uma estratégia de Google Ads, a Jumbo CDP conseguiu duplicar a receita direta deste canal. Descubra como podemos ajudar o seu negócio a conquistar resultados como este, conheça nossa estratégia personalizada de Mídia Paga para o Google Ads!

LEIA MAIS

Listas Negativas e Interesses Negativos no Facebook Ads

Você já ouviu falar das listas negativas e dos interesses nativos do Facebook Ads? Muito parecidos com as palavras-chave negativas do Google AdWords, elas são potentes ferramentas para segmentação de anúncios. Clique e saiba mais!

Google Ads: 16 Dicas Para Criar Campanhas de Sucesso

Acesse o artigo e saiba as principais dicas para campanhas no Google Ads, uma ferramenta poderosa para conquistar leads e conversões.

Como Anunciar no Google: Passo a Passo Completo do Google Ads

Através do Google Ads você poderá atingir seu público alvo em cheio, utilizando a rede de pesquisa ou a rede de display. Confira nossas dicas sobre como anunciar no Google e comece a ter sucesso em suas campanhas!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?