Todos envolvidos com SEO devem sempre estar atentos ao comportamento dos usuários de Internet, pois tanto para o SEO quanto para Usabilidade, a maneira como as pessoas se comportam é a principal leitura de fatos a se fazer, além de entender as próprias search engines.

Sempre que surge o resultado de um estudo de market share, pensa-se apenas em qual empresa cresceu, qual entrou em recesso e tendências para essas empresas. Mas, no fim, a flutuação de desempenho das empresas reflete o próprio comportamento das pessoas, especialmente entre as ferramentas de busca.

Recentemente, a compete.com lançou o resultado do market share de search engines para o mês de fevereiro e, além dos dados em si, é importante relacionar o resultado com o comportamento geral das pessoas.

Market Share de Fevereiro para Ferramentas de Busca

feb-market-share
Fonte: compete.com

Transformando esses percentuais em informação, o resultado geral é que o Google teve um aumento de 2.2% na sua fatia do mercado de buscas, chegando a 72.4% de domínio de mercado. Yahoo! e MSN/Live ambos tiveram quedas: a do MSN/Live, menos significativa, deixa a Microsoft com a marca de 6.3% do mercado de buscas; e o Yahoo! ainda sustenta 17.8% após queda de 1.5% em relação à janeiro.

Ao avaliarmos ao segundo bloco de dados (“Query Volume” – Volume de consultas) fica evidente a força do Google. Todas search engines sofreram queda no volume de busca, mas, ainda assim, o Google conseguiu aumentar a sua fatia de participação no mercado de buscas.

E Qual a sua Ferramenta de Busca Favorita?

O que esse resultado de market share mostra, também, é que o Google é, de longe, a ferramenta de busca preferida dos internautas, o que explica porque tanto se fala em otimização para o Google (Google SEO), e nem tanto para Yahoo! ou MSN/Live, que não deixam de ser importantes, já que, juntas, as ferramentas representam 24.1% do mercado de buscas.

Ainda, o crescimento da fatia do Google nesse mercado indica a tendência de comportamento das pessoas, ou seja, mais pessoas estão indo ao Google fazer suas consultas. Por isso, é importante fazer um trabalho de SEO bem estruturado no Google, que tem a possibilidade de levar um maior número de visitas ao seu site. As outras ferramentas de busca entram como fonte complementar e não devem ser esquecidas.

Qual sua ferramenta de busca favorita? Deixe a resposta nos comentários! Até a próxima.