SEO

Google Circle: A Nova Maneira de Pesquisar no Maior Buscador do Mundo

Por Raquel Pereira

Leia o artigo para entender mais sobre o novo lançamento do Google: o “Circle for Search”.

Raquel Pereira

O Google acaba de anunciar uma novidade que pode mudar a forma como os usuários interagem com a pesquisa e, consequentemente, a forma como as marcas são encontradas.

Com previsão de lançamento para 31 de janeiro, em linhas de smartphones Android selecionadas, o novo Circle Search pretende facilitar as buscas em dispositivos móveis, melhorando a experiência dos usuários. Confira os detalhes sobre essa novidade:

“Circule para pesquisar”

A nova proposta do Google é essa: “Circule (ou destaque, ou rabisque) para pesquisar.”

No dia 17 de janeiro, o buscador (em parceria com a Samsung), surpreendeu os usuários com uma novidade inusitada: com uma nova tecnologia de IA, disponível inicialmente em linhas smartphones selecionadas, os usuários poderão pesquisar sobre qualquer coisa no Google, sem sair de suas experiências em outros aplicativos.

“Desde o início, nosso foco é ajudar a conectar a curiosidade das pessoas às informações que procuram. E através dos nossos investimentos em IA, desenvolvemos formas completamente novas de expressar o que você procura, da maneira que for mais natural para você.”

O buscador lembra, em seu pronunciamento oficial, que a pesquisa por voz, a busca por músicas com base em notas musicais e até mesmo a busca visual com o Google Lens já são revoluções que moldaram o futuro das pesquisas online.

No entanto, a empresa precisa continuar avançando. Com as expectativas de um lançamento global da Experiência Generativa de Pesquisa cada vez mais altas – e o buscador cada vez mais atrasado para supri-las – esse novo formato de pesquisa inteligente no mobile pode moldar o comportamento do consumidor.

Por que o Google está investindo nessa forma de pesquisa visual?

Um dos conceitos que o Google vem trabalhando nos últimos anos é o Middle Journey, no qual são considerados todos os micro-momentos de compra da jornada do consumidor para tornar a experiência online mais assertiva.

Tendo esse pensamento em mente, o Google observou que a necessidade de interromper sua experiência em outro aplicativo para iniciar uma busca online estava diminuindo as interações dos usuários com a Pesquisa no Google.

De fato, 40% dos consumidores da geração Z já afirmam utilizar o TikTok como principal buscador online atualmente. Isso pode ser um reflexo da quantidade de horas utilizando o aplicativo, somada à facilidade de encontrar as informações que busca, sem sair do aplicativo.

O Google Lens, apesar de muito eficiente para pesquisas visuais, ainda não era capaz de encontrar informações sem interromper essa experiência. Por isso, o buscador precisou de uma saída.

Com o Circle to Search, o buscador pode ser ativado pelo usuário durante sua experiência mobile a qualquer momento e em qualquer aplicativo, sem interrupções.

Como funciona o “Circule para Pesquisar” do Google?

Esse novo modo de pesquisa é muito simples e eficiente. Para ser ativado, o usuário deve apertar e segurar o “botão inicial” do seu smartphone. Dessa forma, ele poderá circular qualquer informação na sua tela e encontrar uma resposta no buscador – sem sair do aplicativo em que está.

Como funciona o Google Circle?(Imagem: Google The Keyword | Reprodução)

Conforme demonstrado pelo buscador, os usuários poderão utilizar essa funcionalidade para encontrar produtos no Google Shopping, traduzir termos ou realizar pesquisas no Google, combinando texto e imagem.

Google Circle - Pesquisa por Produtos(Imagem: Google The Keyword | Reprodução)

Durante a busca, uma “aba inferior” será aberta, onde o usuário poderá encontrar todas as informações e até complementar sua pesquisa sem sair do aplicativo em que está. Ao finalizar, basta “arrastar” a aba para baixo e continuar sua experiência de navegação.

Pesquisa Múltipla com IA

O buscado explica que com as atualizações mais recentes dos seus sistemas de IA, é possível combinar diferentes formatos de pesquisa para ter novas ideias:

Pesquisa Múltipla com IA Google Circle(Imagem: Google The Keyword | Reprodução)

“Simplesmente circule o cachorro-quente e faça uma pergunta, como “Por que eles são tão populares?” Você aprenderá rapidamente que essas guloseimas doces e salgadas são cachorros-quentes coreanos.”

Além disso, nos países em que a SGE está sendo desenvolvida, algumas pesquisas já podem incluir respostas geradas automaticamente por IA.

Quem poderá utilizar essa funcionalidade do “Google Circle”

O lançamento oficial da nova funcionalidade do Google Circle estará disponível a partir do dia 31 de janeiro, para algumas linhas de smartphones Android selecionadas: Pixel 8, Pixel 8 Pro e a nova série Samsung Galaxy S24 – em todos os idiomas e locais onde estiverem disponíveis.

Como o Google Circle pode moldar um novo comportamento de pesquisa?

Na verdade, o lançamento da funcionalidade já é uma resposta do buscador às novas expectativas dos usuários.

Na nova “experiência digital” em que os aplicativos e as redes sociais querem te manter o máximo de tempo possível conectado, buscar novas informações pode demandar mais esforço sináptico do que pensamos.

As redes sociais, principalmente, possuem poucas opções para “copiar e colar” informações quando se pretende fazer uma busca no celular, exigindo que o usuário ative o comando por voz ou memorize o termo que quer pesquisar, fazendo-o sair do aplicativo para conseguir encontrar tal informação.

É uma jornada “cansativa” quando se está em um ambiente de “descontração” – que é o caso da maior parte das redes sociais e aplicativos. Isso faz com que o usuário desista da pesquisa.

Com o “Circle”, o Google está encurtando o caminho que o usuário teria que percorrer para realizar uma busca, enquanto otimiza sua experiência e reforça sua permanência como “top of mind” para os consumidores.

Como você pode otimizar sua estratégia de conteúdo para o novo Circle do Google?

Além de otimizar a experiência do usuário, o novo Circle do Google abre uma nova oportunidade das marcas serem encontradas, além de trazer novas possibilidades de tornar sua comunicação mais assertiva em uma estratégia omnichannel.

Imagine que, em pouco tempo, seus consumidores poderão encontrar informações sobre a sua marca ao consumir conteúdos de qualquer aplicativo.

Experiência de Pesquisa Online

Se a sua marca já possui uma estratégia de Marketing de Conteúdo para as redes sociais, esse novo formato de pesquisa torna suas redes sociais em um canal ainda mais relevante.

Por exemplo: você pode criar um conteúdo em vídeo sobre determinado assunto do seu nicho e, ao assistir e se interessar pelo conteúdo, os usuários podem “circular” o título do seu vídeo e encontrar seu post de blog na Pesquisa no Google para complementar o conhecimento.

Essa novidade pode tornar a comunicação da sua marca muito mais holística e te ajudar a construir uma visibilidade online ainda maior.

Esteja sempre atento às oportunidades de SEO!

O Google está sempre buscando otimizar a experiência do usuário e, para isso, busca colocar em destaque nos resultados de pesquisa as páginas construídas com esse mesmo propósito: oferecer uma experiência positiva para o usuário.

Portanto, mais do que nunca, as empresas precisam estar atentas aos aspectos técnicos das suas páginas e otimizar seus sites para oferecer um conteúdo de qualidade e que seja agradável para o usuário.

Aqui na Agência Mestre, nós entendemos que SEO é feito de boas práticas de otimização de sites, conteúdo de qualidade e foco na experiência! Descubra como uma Agência de SEO pode revolucionar os resultados do seu negócio, dando mais visibilidade para a sua marca sem depender exclusivamente de anúncios.

LEIA MAIS

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?