Programa de Afiliados

Programas de afiliados são plataformas para acordos, ou contratos, entre um anunciante e um publisher, aqui normalmente chamado de afiliado. O afiliado se compromete a colocar propagandas, tais como banners, links, blocos de anúncios ou ainda enviar email em seu site anunciando produtos de um outro site (anunciante). Quando um usuário clica numa dessas propagandas é redirecionado para o site do produto/serviço e, se realizar uma compra ou um cadastro, o webmaster ganha uma comissão.

Estes programas de afiliados são utilizados por diversas empresas como uma estratégia de aquisição de novos clientes, fazendo com que o webmaster (ou quem indica) faça toda a estratégia de “convencimento” em cima daquele futuro cliente.

Programas de Afiliação

Apesar de ser um bom meio de ganhar dinheiro, já que existem muitos programas de afiliação, não é tão fácil encontrar o produto ideal a anunciar, visando seu público alvo, para que a conversão seja satisfatória e as comissões sejam boas.

Logo, um bom afiliado (aquele que indica), precisa estudar muito bem o público que irá receber esta indicação e também precisa entender claramente o produto indicado. Só assim você consegue conectar realmente um ao outro.

Além disto, é necessário participar de programa de afiliados que sejam idôneos, ou seja, que realmente pague as comissões para as vendas realizadas. Assim, separei aqui os top 10 dos programas de afiliação:

1 – Hotmart: é um programa muito interessante com participação do Buscapé. Nele você encontra diversos infoprodutos e pode promovê-los em seu blog, ganhando uma comissão (normalmente fixa) fornecida pelo criador do produto. É um dos programas mais crescentes e rentáveis do país.

2 – Awin: é um programa de afiliados Europeu que está crescendo muito no Brasil. Eles já possuem presença por aqui e vale a pena se cadastrar. Eles funcionam em um modelo próximo ao do Lomadee, onde você ganha comissão por vendas, além de bônus por desempenho.

3 – Lomadee: esse programa oferece as opções de ganho por clique e comissão por vendas. Você possui uma quantidade muito grande de anunciantes e pode segmentar os tipos de produtos que podem anunciar. Eles pagam todo mês por volta do dia 10 e é necessário ter uma conta no Bcash para receber o valor;

4 – Uol Afiliados: pagam por cliques e há algumas formas de customizar as propagandas. Com ele você consegue utilizar o afiliados de vários produtos da UOL. Uma das recomendações é olhar a área de cursos, que pode lhe trazer um bom retorno a longo prazo;

5 – Amazon Associados: a Amazon está cada vez mais forte no mercado brasileiro e especialmente entre os brasileiros. Ela oferece um ótimo sortimento de livros e é, de fato, um dos melhores lugares para você indicar para sua audiência comprar, pois oferece credibilidade, confiança na entrega do produto e um preço justo. As comissões variam, mas podem chegar até a 9% segundo o programa;

6 – Afilio: mais uma empresa no modelo Lomadee e Awin. Eles estão entrando também no mercado brasileiro e vale a pena conferir os anunciantes que estão lá dentro e testá-los. Já vi alguns anunciantes que estão no Afilio e não estão no Lomadee e Zanos. Sendo assim, cadastre-se nos três;

7 – Hot Words: o programa deles também paga por desempenho. Você possui diversos modelos de publicidade e baseado na quantidade de cliques e conversões você recebe a sua comissão. Por ter modelos de publicidade diferenciados é uma boa escolha para dar um “up” nas publicidades do seu site;

8 – Submarino: o programa de afiliação deles também oferece comissões por vendas, e é legal, porque a marca é conhecida, os produtos são de qualidade, com grande variedade e sempre tem ofertas;

9 – Curso 24hrs: É um programa de afiliados muito interessante baseado nos cursos oferecidos pela Curso 24hrs. É ideal para qualquer tipo de segmento de mercado, uma vez que eles possuem uma gama muito boa de cursos. Cada vez que um dos seus visitantes resolver conhecer mais sobre os Cursos 24 Horas e decidir fazer algum curso, você recebe uma comissão. Bem simples e direto.;

10 – Portal da Educação: você ganha por venda, de 10%. O site oferece mais de 1.000 cursos à distancia sobre diferentes temas.

Entendendo Mais: O que São Afiliados e Como Funciona este Mercado?

Até aqui você viu quais plataformas utilizar, mas se você realmente quer aprofundar no mercado de afiliados, assista o vídeo abaixo:

Aproveitando, para deixar claro as nomenclaturas:

  • Afiliado: é aquele que indica um produto ou serviço;
  • Produtor ou anunciante: é aquele que expõe o seu produto ou serviço para ser anunciado por afiliados;
  • Programa de afiliados: uma plataforma que une o afiliado ao produtor, facilitando pagamento, comunicação e dando uma garantia entre as partes.

Primeiros passos como Afiliado

Programa de Afiliados: Afiliado Árbitro e Afiliado Autoridade

Uma das primeiras coisas que eu gostaria de ter ouvido ao ter pisado neste mundo do afiliado é conhecer os tipos possíveis de ser um afiliado. Podemos ter 2 casos principais:

Afiliado Árbitro

Nesta modalidade o afiliado não apare nas comunicações, não colocando o seu nome como um endosso ao produto ou serviço que está oferecendo. Este modelo é muito comum em nichos variados ou quando o afiliado não possui uma lista ou público ao seu redor.

O modelo de afiliado árbitro é o mais comum pois basta ter um link para a promoção do produto e você pode divulgar em qualquer meio sem problemas.

Para ter sucesso neste modelo, o afiliado árbitro precisa conhecer muito de copywriting e de técnicas de aquisição de tráfego

Afiliado Autoridade

Já no caso do afiliado autoridade, ele precisa ter o seu público, seja através de um blog, uma página no Facebook, um Instagram de sucesso ou algo do tipo, para conseguir levar uma audiência a comprar aquele produto.

Aqui é o caso de ter muita influência junto ao público para conseguir levá-los para o site que você deseja promover. Obviamente, se o afiliado tiver também o conhecimento de copy e entender bem as dores do seu público, ele irá conseguir ótimos resultados.

O único problema que vejo nestes casos é o de indicar um produto ruim ou que gere problemas de volta ao afiliado autoridade. Isto é muito comum em casos onde o afiliado sequer testou o produto e, quando divulga para sua audiência, descobre que foi um erro. No final das contas, pode manchar sua reputação.

Este é apenas o começo!

Eu já estou neste mercado há alguns anos e gosto muito de compartilhar os meus conhecimentos, como já faço aqui no blog. Para saber as minhas estratégias e táticas com afiliação, deixe os seus dados no formulário abaixo. Você receberá estratégias matadoras que utilizo para ganhar dinheiro com afiliação. Preencha agora mesmo: