[update 24/08/2009] Confira também o post Search Engine Ranking Factors 2009 – Uma pesquisa de 2009 que revela os fatores mais importantes para o bom posicionamento dos sites.

Os algoritmos usados para calcular os resultados das buscas mudam constantemente e possuem detalhes de implementação particulares. Historicamente, as páginas eram criadas e otimizadas focando especificamente um determinado algoritmo de busca. E também estavam preocupados com a ótima densidade da keyword no site e o comprimento do conteúdo. As categorias de otimização de um site podem ser divididas em:

  • Visible on-page factors;
  • Invisible on-page factors;
  • Time-based factors;
  • External factors

On-page Factors

São os critérios que avaliam o conteúdo da página em si. Eles são críticos, mas menos do que eram historicamente, por serem facilmente manipuláveis. Os fatores on-pages são subdivididos em duas categorias: visíveis e invisíveis.

Qualquer conteúdo que esteja escondido, usando CSS ou outras formas de subterfúgio, independentemente das intenções, pode ser considerado como um fator invisível e desvalorizado. Na pior das hipóteses, se excessivamente empregada, a página ou o site pode ser penalizado como um todo.

Fatores On-pages visíveis

Título da pagina

O titulo da página é definido pela tag <title>, dentro do <head> da página html, e nomeia o conteúdo da página. Ele também aparece na barra de titulo do navegador e no cabeçalho de um resultado de busca. É um dos fatores mais importantes quando uma página é rankeada para buscas.

Um erro comum é deixar todas as páginas do site com o mesmo título. É preciso que cada um seja específico para a página: único e relevante. Quando escrever títulos, lembre-se de colocar as keywords da página, mas de modo que faça sentido. O Google lê 70 caracteres do título da página. Portanto, não adianta fazer frases e parágrafos interios no título.

Page Heading

São sessões de texto usadas para em uma página web, pra descrever seu conteúdo e significado, e mais conhecidas como cabeçalhos. São representados pelas tags <hX>, onde 0 < X < 7, ajudam na navegação do usuário e na classificação num resulto de busca. É importante manter a hierarquia de importância dos cabeçalhos e uma página em sua estrutura. Por exemplo, se colocar o título do conteúdo no <h1>, os subtítulos serão colocados em <h2>, e assim sucessivamente.

Page Copy

Repetir keywords e termos relacionados, de modo a chamar a atenção do buscador, sem atrapalhar a leitura do usuário e sem ser considerado spam não é nada fácil. No entanto, pode fazer a diferença no resultado de busca de keywords específicas. Usar variações da keyword, como plural, ordem inversa, passado e presente, por exemplo, podem ajudar. Usar começo e final de frases para repetí-las também pode funcionar. Por exemplo, para a keyword “Miami Hotel”: “Miami Hotels: You may want to try one our fine hotels in. Hotel accommodations at the Makebelieve Hotel will exceed your wildest expectations.”

E a gente continua na próxima semana…