Marketing Digital

Meta Connect 2023: Tudo Que Você Precisa Saber Sobre o Evento

Por Raquel Pereira

Headset de realidade mista, chatbot com mais de 30 personalidades, óculos inteligente e muito mais. Confira os destaques do Meta Connect 2023!

Raquel Pereira

Em 27 de setembro, o CEO e fundador da Meta, Mark Zuckerberg, foi o grande anfitrião do evento Meta Connect 2023 e compartilhou como a ascensão da IA vai revolucionar a forma como interagimos – online e off-line.

Confira os destaques sobre esse evento e como as novidades anunciadas podem ser relevantes para o sucesso do seu negócio:

O que é o Meta Connect?

O evento da Meta, que chegou à sua 10º edição em 2023, trata-se de um grande “seminário” da big tech, onde são apresentados os desafios que a empresa vem superando e todas as inovações tecnológicas que estão sendo lançadas ou podem chegar no futuro.

(Imagem: Meta | Reprodução)

Nesta 10º edição, o CEO e fundador da Meta, Mark Zuckerberg, não apenas falou sobre as mudanças tecnológicas que estão acontecendo, mas também como nós estamos nos adaptando à elas. Zuck reforçou – durante todo o seu discurso – a importância da tecnologia para ampliar a capacidade humana e como devemos aproximar cada vez mais nossas experiências on e off-line de uma única realidade:

“Imagine substituir sua TV por um home theater totalmente personalizável que você pode levar para qualquer lugar. Ou sentar-se em torno de uma mesa com amigos, sendo que alguns estão na mesma sala que você, enquanto outros que moram a quilômetros de distância estão presentes como avatares e, ainda assim, se sentir totalmente presente no mesmo espaço e experiência.”

Reforçando essa presença on/off, o CEO compartilhou – em tempo real – todas as novidades anunciadas durante o evento (presencial), no seu Canal no Instagram, tornando a experiência “acessível” para todos os participantes.

“Muitas das tecnologias fundamentais para tornar essa visão uma realidade já estão aqui ou estão próximas.”

Confira as principais novidades anunciadas pelo CEO na última semana e como elas impactam o dia a dia do seu marketing digital:

Realidade Mista

A Meta anunciou o primeiro headset do mundo criado para gerar uma realidade aumentada – não “realidade aumentada”, “realidade mista” mesmo. O novo “Quest 3” é o mais novo dispositivo da Meta para ampliar a realidade virtual.

Segundo compartilhado pela big tech, o modelo apresenta a nova plataforma Snapdragon XR2 Gen 2, desenvolvida em parceria com a Qualcomm Technologies, e torna o headset em um dispositivo autônomo: sem necessidade de conectá-lo a um console.

“Com a realidade mista, os limites do seu espaço físico podem ser expandidos e você pode fazer parte de um mundo muito maior, como abrir um portal para o Upside Down da sua sala de estar em Stranger Things VR.”

Como o Quest 3 impacta o marketing digital do meu negócio?

Nesse primeiro momento, provavelmente nada. O ponto a ser observado nessa novidade anunciada pela Meta é a ampliação da realidade aumentada em mais espaços. Até então, para utilizar um headset de realidade virtual era necessário que ele estivesse conectado a um console – fosse o celular, um videogame ou um computador.

(Imagem: Meta | Reprodução)

Tornando essa tecnologia em um dispositivo autônomo, a Meta pode – futuramente – explorar novas formas de publicidade online. Além disso, a expansão da realidade virtual é uma tendência que pode impactar diversos setores: desde games, até moda e gastronomia.

Avanços de IA da Meta anunciados no Meta Connect 2023

A IA já faz parte do dia a dia de muitos profissionais, estudantes e usuários da Internet no geral. A democratização do acesso às ferramentas de IA, impulsionado principalmente pela OpenAI e o ChatGPT, colocou os avanços dessa tecnologia em evidência.

E, consequentemente, essa foi uma das pautas mais relevantes nos anúncios de Zuck na última semana. Afinal, embora a maior parte de nós (profissionais de marketing) já tenhamos utilizado a IA em algum nível, para a maioria das pessoas, esse ainda é um tema difícil de ser entendido e aplicado.

“Ao contrário da maioria das outras empresas da indústria, não acreditamos que haverá uma única inteligência artificial superinteligente que todos usarão. Em vez disso, acreditamos que você desejará IAs diferentes para coisas diferentes, como encontrar informações, se comunicar, se divertir, jogar, ajudá-lo a trabalhar e muito mais.”

Segundo a big tech, o interesse neste momento não é criar uma “IA Generativa superpoderosa” que possa realizar tudo, pois essa não será a solução para os usuários. Cada pessoa utiliza a IA de uma forma diferente, por isso, a Meta pretende lançar o AI Studio, um espaço que incentiva os usuários a criar suas próprias IAs.

“Elas terão perfis no Instagram e no Facebook, e você poderá conversar com elas no WhatsApp, no Messenger e no Instagram. Eventualmente, elas também serão incorporadas como avatares no metaverso.”

(Imagem: Meta | Reprodução)

Esse é o novo assistente de IA baseado em Llama 2, com acesso a informações em tempo real por meio do Bing Chat – uma parceria da Meta com a Microsoft. Ele funciona como um chatbot conversacional, que pode gerar imagens com integração ao Dall-E 3 e muitas outras funcionalidades.

Antes do lançamento da Meta pelo Meta Connect 2023, o portal The Wall Street Journal publicou sobre a possibilidade da big tech lançar um “chatbot de IA com várias personalidades”:

“A Meta Platforms está planejando lançar chatbots de inteligência artificial ainda esta semana com personalidades distintas em seus aplicativos de mídia social como forma de atrair usuários jovens, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.”

Certamente, a big tech anunciou a criação das personalidades para seu chatbot, com diferentes opiniões e interesses. Segundo a Meta, essa é uma iniciativa para dar às pessoas mais autonomia na criação de suas próprias IAs.

Como isso impacta o marketing digital?

Conforme compartilhado pela própria Meta:

“Essa próxima geração de inteligência artificial possibilitará uma ampla gama de experiências e interações, o que transformará a maneira como as pessoas, as empresas e os criadores utilizam todos os nossos produtos. E continuaremos inovando para garantir que todos tenham a chance de participar dessa experiência positiva. “

A IA está cada vez mais presente em nosso dia a dia e, com os avanços tecnológicos das principais big techs, é possível que o uso dessas ferramentas seja ainda mais essencial no futuro.

Portanto, acompanhar as novidades e se manter atualizado sobre o que acontece neste setor é fundamental para se tornar um profissional preparado para o futuro. E, pensando em se preparar para o futuro, você precisa conhecer o Mestres do ChatGPT!

Com esse curso completo, ministrado pelo nosso CEO – Fabio Ricotta – você vai ter acesso às principais estratégias e técnicas para tirar o melhor proveito da ferramenta de IA mais popular do mundo e ganhar destaque no mercado de trabalho. Não perca essa chance, inscreva-se agora mesmo no Mestres do ChatGPT!

Parceria com a Ray-Ban anunciada no Meta Connect 2023

Desenvolvidos em parceria com a EssilorLuxottica e distribuídos pela Ray-Ban, os novos óculos inteligentes da Meta pretendem revolucionar a forma como nos comunicamos com a inteligência artificial.

(Imagem: Meta | Reprodução)

Conforme compartilhado pela Meta, o óculos teve uma revolução em praticamente todos os aspectos em comparação com a sua primeira versão e, portanto, tornou-se um modelo mais funcional:

“[…], pela primeira vez, você poderá fazer transmissões ao vivo diretamente dos seus óculos inteligentes para seus amigos e seguidores no Facebook e no Instagram. Esses também são os primeiros óculos inteligentes a serem lançados com o Meta AI embarcado.”

Começando nos EUA, a Meta afirma que os novos óculos terão acesso à sua IA de última geração e, no próximo ano, será lançada uma atualização gratuita para que os modelos atuais possam continuar auxiliando os usuários.

“Os óculos inteligentes serão uma plataforma importante no futuro, não apenas porque são uma maneira natural de ver hologramas digitais no mundo físico, mas também porque você pode permitir que sua IA veja o que você vê e ouça o que você ouve, o que tornará seus óculos inteligentes mais úteis com o tempo.”

Como isso impacta o marketing digital?

Assim como o Quest 3, os óculos inteligentes da Meta representam um avanço significativo na forma como as pessoas interagem com a tecnologia. E, como já vimos acontecer infinitas vezes nos últimos anos, as mudanças comportamentais levam a mudanças nos hábitos de compra.

Imagine que, não muito tempo no futuro, os usuários possam comprar apenas direcionando a câmera de seus óculos para um produto? Literalmente, comprar apenas com o olhar.

Os impactos podem não ser imediatos, mas todas essas atualizações da Meta e das demais big techs podem nos levar a um novo patamar do Marketing Digital. Quer estar preparado?

Não podemos prever o futuro, mas podemos acompanhá-lo e adaptar nossas estratégias a ele. Conte com o apoio da Agência Mestre, que há mais de 15 anos vem inovando e se destacando no meio digital e apoiando empresas dos mais variados segmentos a tornarem o meio digital em uma verdadeira fonte de clientes!

Conheça nossos serviços personalizados de Marketing Digital e prepare-se para o futuro ao lado de quem é mestre no assunto.

LEIA MAIS

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Alavanque seu e-commerce com Google Shopping! Utilize a principal ferramenta de pesquisa de produtos do Google e conquiste mais clientes. Clique e saiba mais.

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

RD Summit 2023: O Maior Evento de Marketing da América Latina

RD Summit em São Paulo? Isso mesmo, o evento agora está de “casa” nova e aqui está tudo o que você precisa saber para participar.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?