Diferença Entre Indicadores Quantitativos e Qualitativos

Por Rafaela Thimoteo


Determinar o que é um verdadeiro indicador de resultados de cada área da agência nem sempre é fácil. Por exemplo, quais são os indicadores quantitativos e qualitativos para SEO, compra de mídia, conteúdo, design, etc? Depende muito da área e do que consideramos como resultado. 

Pensando nisso, neste artigo, vamos ajudar você a entender melhor o que são esses indicadores quantitativos e qualitativos e a identificar as melhores formas de conseguir mensurá-los — para que eles demonstrem quanto seus conteúdos, ações e estratégias estão atendendo às expectativas do cliente.

indicadores quantitativos e qualitativos

Veja a seguir: 

  • o que são indicadores quantitativos e qualitativos?
  • por que usar indicadores quantitativos e qualitativos?
  • qual ferramenta usar para conseguir esses indicadores?

O que são indicadores quantitativos e qualitativos?

Os indicadores quantitativos e qualitativos são os fatores que mostram se as estratégias adotadas pela agência estão surtindo resultados.

Na hora de definir essas métricas de sucesso, é importante não tirar as ideias da sua cabeça simplesmente, mas mapear quais são os pontos importantes para os seus clientes. Então, a primeira orientação é entrar em contato com eles e fazer esse questionamento. 

Uma das maneiras de fazer isso constantemente é aplicando uma pesquisa de satisfação (NPS) mensal para todos os clientes da sua agência. Exalte sempre a importância deles responderem, pois as respostas serão um termômetro para como anda o projeto.

Por que usar indicadores quantitativos e qualitativos?

Como citamos anteriormente, o que é um indicador para cada área da agência? Essa dúvida norteou um dos feedbacks que tivemos internamente na equipe da Mestre.

Em SEO, por exemplo, o tráfego orgânico é um indicador que mostra se uma estratégia está ou não dando resultados. Em compra de mídia, o alcance de pessoas e a geração de leads também podem mostrar a “saúde” do projeto. 

Mas, em áreas como conteúdo e design, os indicadores de resultado são menos objetivos, o que torna mais difícil saber se as estratégias estão dando certo e se o cliente está satisfeito com o investimento.

Nesse debate, nós chegamos a algumas ideias do que são indicadores quantitativos e qualitativos e quais as melhores formas para mensurá-los. Veja:

Quando usar indicadores quantitativos?

Os indicadores quantitativos em conteúdo, por exemplo, se referem ao:

Esses fatores são objetivos e fáceis de quantificar, mas para que eles mostrem, de fato, se o resultado está satisfatório, é preciso avaliar, também, se os números estão atendendo às expectativas do cliente.

Talvez você ache que está entregando um volume bom de artigos ou criativos e consiga mostrar que houve um aumento de tráfego no site, mas os resultados em vendas no marketing digital que, para você, são bons, podem não ser positivos para o cliente. Por isso é importante também fazer um alinhamento de expectativas.

O ideal é que o método que você usa para medir os seus indicadores reúna itens objetivos e subjetivos. Assim, fica mais fácil tangibilizar as partes mais difíceis de mensurar e avaliar a satisfação daqueles itens que são mais fáceis de quantificar.

Quando usar indicadores qualitativos?

Já os indicadores qualitativos são itens como: 

  • o cliente gostou ou não do artigo ou do criativo?;
  • se a copy está persuasiva o suficiente;
  • o texto está adequado para a persona a quem ele é direcionado?;
  • o material está alinhado com a linguagem que o cliente costuma usar?

O problema desses indicadores é que eles são bastante subjetivos e os feedbacks dos clientes podem vir com frases do tipo: “gostei” ou “está alinhado”, o que não é algo muito “palpável”. Além disso, não oferecem uma base de comparação eficiente. Por isso é importante pedir opiniões o mais detalhadamente possível.

Conversando com as equipes de design e de conteúdo, o que nós entendemos é que uma boa forma de conseguir um indicador qualitativo sólido para essas áreas é oferecer aos clientes uma escala, de 0 a 10, por exemplo, que mostre o quanto o material que foi entregue atende ao que a empresa esperava.

Isso também é muito importante para que se crie um histórico dos resultados que têm sido atingidos.

Qual ferramenta usar para conseguir esses indicadores

Você pode estar se perguntando: “mas que ferramenta posso usar para adotar essas formas de mensurar os indicadores quantitativos e qualitativos?”.

Google Forms

Uma opção bem fácil de utilizar é o Google Forms. Ele é simples de usar e pode ser incorporado ao e-mail. Basta você criar sua escala e enviar para o cliente. Se ele usar Gmail, poderá enviar a resposta diretamente no formulário.

Com a integração dos aplicativos do Google, você pode inclusive montar uma planilha depois com os resultados dessa pesquisa e ir acompanhando mês a mês, produzindo gráficos de satisfação do cliente. 

Survio

Survio é uma ferramenta de criação de pesquisas que também é muito fácil de usar e que possui várias funções para mensurar indicadores quantitativos e qualitativos. Aqui na Mestre utilizamos essa plataforma online para fazer a NPS mensal com nossos clientes. 

A Survio cria pesquisas, faz coletas e análises de respostas e compartilha os dados finais, o que ajuda muito na avaliação da satisfação dos clientes.

Data Studio

O Data Studio é mais um produto do Google que pode ser usado para criar gráficos e relatórios completos com várias informações para mensurar dados do Google Analytics, Search Console, entre outros. 

Você pode criar um relatório no Data Studio e apresentar os resultados para os clientes, para mostrar a evolução do projeto.  

Quer saber mais sobre o tema? Assista também o vídeo no canal do YouTube, onde o Fabio explica ainda mais sobre esses indicadores! 

Esperamos que este artigo tenha sido útil pra você! Comece a utilizar esses indicadores quantitativos e qualitativos nas suas estratégias, pois mensurar a qualidade do seu serviço e a percepção do cliente é fundamental.

Baixe gratuitamente o e-book sobre as ferramentas indispensáveis para todo analista de marketing digital e descubra porque é tão importante acompanhar e analisar métricas e dados. 

ferramentas indispensáveis para todo analista de marketing digital

E-book: Ferramentas indispensáveis para todo analista de marketing digital

LEIA MAIS
Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Saiba mais sobre o Google Shopping e saiba porque você precisa anunciar produtos nessa plataforma para atrair mais compradores para seu e-commerce.

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

Comentários
  1. Ótimo artigo!! Não tinha ideia de algumas coisas a respeito dessas métricas, não conhecia o Google Form, vou providenciar e experimentar…

Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?