Olá leitores e amigos do blog da Agência Mestre!

No artigo de hoje, falaremos sobre as dependências existentes para que seja possível gerar resultados em ações de marketing digital. Para saber mais sobre esse assunto, dê o play no vídeo abaixo:

De Quem Você Depende Para Gerar Resultados?

Diferentemente do marketing tradicional, das revistas e outdoors, no marketing digital conseguimos mensurar muito bem as ações que funcionam e as que não dão tão certo. Porém, é muito importante estar atento às dependências que existem na hora de iniciar ou finalizar um trabalho de SEO, links patrocinados, criação de sites ou Inbound Marketing.

Um exemplo clássico, é que se você trabalha com criação de sites, na maioria das vezes precisará de acessos ao servidor, se o seu trabalho é com mídia, precisará de acesso ao banco de imagens para escolher as figuras, no trabalho de SEO, muitas vezes precisa que a equipe de TI do cliente, implemente as ações solicitas. Enfim, existem uma série de fatores que podem comprometer o seu trabalho final.

O Que Nós Sentimos na Pele?

Quando trabalhávamos apenas com o modelo de consultoria de SEO, era difícil mostrar os resultados do serviço, uma vez que a maioria dos clientes não implementava 100% de tudo aquilo que indicávamos nos documentos. O cliente assinava o contrato e achava que em um passe de mágica, seu site ganharia destaque junto à busca orgânica do Google. E, para quem entende de SEO, sabe que não é bem assim que a coisa funciona.

Não só no marketing digital, mas como em tudo na vida, faz-se necessária a condição de alguns elementos para que um trabalho seja concluído. Por exemplo, imagine que você contratou um pintor para que o mesmo pinte sua casa. Porém, você não forneceu a ele os materiais básicos para que o trabalho seja feito, tal como tinta, pincéis, lixas, etc. Ele ficará dependente disso para iniciar ou concluir o que foi solicitado. Mutias vezes, nós entregamos o conteúdo para o cliente, mas ele não coloca no ar. Passamos as ações que devem ser implementadas no site, mas elas nunca saem do papel. Dessa forma, os resultados não aparecem.

Análise de Risco

Se você é um consultor de marketing digital, uma agência ou até mesmo um freelancer, nossa recomendação é que você faça sempre uma análise de risco, ou seja o que necessário e de quem você depende para gerar os resultados esperados. Uma forma simples de se fazer isso, é alinhar as expectativas com seu cliente. Por exemplo, o que é necessário para gravarmos um vídeo tal como o que você encontra nesta página? A partir dessa pergunta, levantamos que precisamos da iluminação, do microfone, do nosso câmera André, da disponibilidade da sala de reuniões da Mestre (local em que os vídeos são gravados).

Seguindo essa linha de raciocínio, monte um checklist do seu negócio, enumerando tudo que você precisa para entregar aquilo que lhe foi solicitado. E repasse todos esses itens na presença do seu cliente. Dessa forma, ficará bem claro para ambos, quais são as dependências para que o resultado final seja gerado. Mais do que um checklist, é muito importante que essas informações estejam presentes no seu contrato de trabalho.

Se por outro lado, você é um gestor e comanda uma equipe e muito importante que você pergunte a ela o que eles precisam para que o resultado seja gerado. Não espere que eles venham até você dizendo que um trabalho não foi realizado porque eles precisavam de algo. Antecipe esse etapa e já alinhe com eles os requisitos necessários, previamente. Em outras palavras, pergunte: “O que você precisa de mim para realizar esse trabalho?”

Ao colocar tudo isso em prática, você terá a tranquilidade para desempenhar com qualidade o trabalho que lhe foi solicitado. Quando o cliente e o prestador de serviços (seja agência, consultor ou freelancer) estão com as expectativas alinhadas, não há espaço para decepções. É como dizem: “o combinado não sai caro”.

Desejamos muito sucesso em seus futuros trabalhos! Conte com a Agência Mestre para aprender mais sobre negócios, SEO, marketing digital e Inbound Marketing. Basta inscrever-se em nossa newsletter, para receber nossas dicas em primeira mão!