Como Aparecer no Google Sem Investir em Anúncios

Por Mayara Kelly Paz


O estudo “Digital 2020: Global Digital Overview” feito pela We Are Social e Hootsuite mostrou que cerca de 3,8 milhões de buscas são realizadas no Google a cada minuto. Por isso, saber como aparecer no Google sem investir em anúncios pode ser uma ótima saída se você é empreendedor e quer aparecer na primeira página do maior buscador da internet.

Neste artigo, nós da Agência Mestre vamos dar algumas dicas para atingir esse objetivo e as melhores técnicas que você deve adotar a partir de agora. Você verá:

  • a importância de colocar o seu site no Google;
  • entendendo o funcionamento do Google;
  • como aparecer no Google sem investir em anúncios;
  • como a Agência Mestre pode ajudar você a aparecer no Google.

Entenda a importância de colocar o seu site no Google

O Google é a maior plataforma de buscadores da internet e, grande parte dos empreendedores que estão buscando um posicionamento na rede mundial de computadores, procura o Google como um apoio para essa estratégia e assim, fazer com que as pessoas consigam encontrar o seu site de forma mais fácil.

Não importa o objetivo: se é apenas um site institucional ou um e-commerce com diversos produtos, todos querem estar na primeira página da plataforma e quem sabe, até na primeira posição. Isso acontece porque quando algum usuário pesquisar alguma palavra no Google, a plataforma tende a mostrar primeiro aqueles sites com maior relevância nas informações, segundo os seus fatores e motores de busca.

Logo, o seu site será mostrado apenas para as pessoas que realmente estão interessadas em seus produtos e serviços, aumentando assim, as suas chances de vender algo de fato.

Por isso, não buscar um posicionamento na primeira página do Google e mais ainda, na primeira posição, pode deixar o seu negócio abaixo do potencial de vendas.

Entendendo o funcionamento do Google

Para entender como aparecer no Google sem investir em anúncios, primeiro é importante saber que a forma que a plataforma funciona é muito inteligente e poderosa.

O Google possui um bot que faz uma varredura rápida e prática, dando os resultados das buscas se baseando em sites que têm maior autoridade e relevância em seu domínio. Ou seja, aqueles que são mais relevantes – como comentamos acima.

Esses sites que possuem maior autoridade acabam sendo vistos como uma espécie de banco de dados e para aparecer nessa porcentagem de relevância é importante que o seu site esteja bem otimizado, alimentado com novos conteúdos de forma constante e com um bom trabalho de palavras-chaves.

Os robôs do Google fazem uma análise procurando pelos sites que melhor se encaixam nos seus requisitos e assim, oferecem a eles os resultados de pesquisas de busca das pessoas. Desta forma, é muito importante manter o seu site sempre atualizado, otimizado e com revisões constantes para que nenhuma informação seja transpassada ao Google de maneira errada.

Afinal, como aparecer no Google sem investir em anúncios?

E finalmente, como aparecer no Google sem investir em anúncios? 

Confira o vídeo do Fábio Ricotta explicando algumas técnicas que podem ajudá-lo nessa tarefa:

Existem algumas ferramentas que podem ajudar você nesta tarefa como o SEO (Search Engine Optimization), assim como trabalhar as boas práticas da plataforma e o trabalho árduo em palavras-chaves que representam o seu negócio.

Confira:

Faça uma análise dos concorrentes

É isso mesmo que você leu: o primeiro passo é fazer uma boa análise dos seus concorrentes e do que eles têm feito para manter ou subir nas posições do Google. Isso porque eles podem lhe fornecer informações importantes sobre como melhorar sua posição nas pesquisas.

Veja como seus concorrentes estão trabalhando as palavras-chaves, como está estruturado o seu site e também os termos que cabem no seu segmento mas que os concorrentes não estão utilizando.

Invista em SEO!

Não poderíamos falar sobre ranqueamento no Google sem falar das estratégias de SEO. Essa ferramenta apresenta ótimas oportunidades para ajudar a sua empresa a escalar e ter mais presença digital, assim como melhor posicionamento no Google.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o SEO não é apenas uma estratégia a ser utilizada na produção de conteúdo. Pode ser utilizado em todo o seu site: desde os textos até as imagens.

As principais vantagens de inserir o SEO em suas estratégias para aparecer no Google sem investir em anúncios são: 

  • você não paga pela visita;
  • há uma preferência de clique pela usuário;
  • ajuda na construção de um poderoso ativo;
  • garante maior autoridade e credibilidade;
  • mais visitas e uma quantidade maior de leads qualificados;
  • maior conversão e mais vendas.

É claro que os resultados do SEO só poderão ser vistos a longo prazo, logo é necessário ter paciência e continuar investindo nas estratégias.

Faça uma boa pesquisa de palavras-chaves

O pontapé inicial para começar uma boa estratégia de SEO é realizar uma pesquisa de palavras-chaves, ou seja, procurar por aqueles termos que melhor representam seu blog e site e assim, o Google conseguirá identificar os sites e conteúdos que tenham essas palavras pesquisadas.

Quando buscamos por algo no Google, os resultados das buscas têm relação com as palavras que utilizamos durante as pesquisas.

Faça uma análise bem cuidadosa dos termos que melhor representam seu site e tenha bastante cuidado pois essa informação será crucial para que você possa tomar as melhores decisões para um bom posicionamento no Google.

Além disso, lembre-se que esses termos devem aparecer com bastante frequência em seu negócio.

Elas estão nos:

Titles otimizadas

Como mencionamos acima, as palavras-chave precisam estar na Title do seu site. Outra dica importante é você certificar que a palavra-chave está contida no título da página. 

Verifique no HTML de seu site as informações que você inseriu dentro das tags. Os algoritmos utilizados pelo Google levam em conta o que está descrito dentro desta tag. Logo, é importante definir de maneira objetiva o título de sua página.

Não esqueça, sempre que possível, inserir a palavra-chave definida para seu site.

Lembre-se de produzir um bom conteúdo

Conteúdos originais e bem elaborados são os favoritos do Google. O algoritmo de pesquisa do buscador assimila melhor artigos originais e logo, ganham prioridade na hora de aparecer na exibição dos resultados. 

Confira neste vídeo, como o especialista e CEO Fabio Ricotta gera ideias de conteúdos:

Como a Agência Mestre pode ajudar você a aparecer no Google?

E se você está procurando aparecer no Google sem investir em anúncios e por meio de conteúdos relevantes, a Agência Mestre pode te ajudar.

Primeiro, confira esse webinar realizado pelos especialistas da Agência e veja mais dicas de como aparecer lá no Google:

Por quatro anos seguidos premiados como a melhor agência de Inbound Marketing do Brasil com especialistas que respiram conteúdo e boas práticas para os clientes subirem cada vez mais no ranqueamento do Google.

Entre em contato com nossos especialistas e faça parte dos cases de sucesso da Agência Mestre!

LEIA MAIS
O que é SEM?

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Inbound Marketing é hoje uma das melhores estratégias de Marketing Digital do mercado. Saiba como essa metodologia funciona e como você pode aplicar isso em seu negócio agora mesmo.

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

Comentários
Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?