Busca Orgânica e Links Patrocinados — Como Unir As Duas Estratégias

Por Letícia Matsumoto


Para que os conteúdos do seu negócio estejam entre os primeiros resultados do Google e consequentemente estejam mais propensos a atrair oportunidades, é preciso entender de estratégias de busca orgânica e links patrocinados.

Aprenda neste artigo como a união dessas duas estratégias pode trazer maiores resultados para a sua empresa.

Busca Orgânica e Links Patrocinados — Como Unir As Duas Estratégias

Qual a finalidade de investir em busca orgânica e links patrocinados?

Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), aproximadamente 97% dos consumidores buscam informações na internet antes de realizar uma compra.

Dominar as estratégias de busca orgânica e links patrocinados pode fazer com que os conteúdos da sua marca sejam os primeiros na busca desses usuários. Conheça a seguir a finalidade de cada uma dessas estratégias:

Busca Orgânica

Quando um usuário está pensando em adquirir algum produto, primeiramente ele irá buscar esclarecer as principais dúvidas que ele tiver sobre ele. Para que você consiga fornecer o conteúdo que realmente irá impactar o cliente, você precisará:

  • entregar valor ao cliente: não basta simplesmente sanar as dúvidas do usuário, você deve entregar o máximo de informações úteis para ele. Dessa forma você irá se diferenciar do restante e o público irá lembrar da sua marca sempre que precisar buscar algum assunto relacionado;
  • se conectar com seus consumidores: para que você possa disponibilizar as informações que seu cliente precisa, é necessário que você entenda ele primeiramente. Isso é possível ser feito através de ferramentas de lookalike.

Esse é o princípio básico da estratégia de busca orgânica, onde as produções buscam atender os pontos positivos analisados pelo buscador como:

  • densidade da palavra-chave dentro do conteúdo;
  • intenção de busca: responder aquilo que você se propôs a explicar na chamada do seu material;
  • profundidade do conteúdo;
  • permanência dos usuários dentro da página onde o conteúdo se encontra.

Links patrocinados

Os links patrocinados partem da mesma premissa de entregáveis da estratégia de busca orgânica, porém são utilizadas ferramentas para o investimento nesses materiais com a finalidade de potencializar o alcance deles.

Mas quando é indicado patrocinar links? Alguns dos momentos que podem ser propensos a utilização de estratégias de links patrocinados são:

  • quando algum conteúdo tem apresentado excelentes resultados orgânicos;
  • quando o material é focado em conversão;
  • para atrair compradores em potencial e trocar materiais ricos por dados do usuário;
  • estratégia de brand awareness.

Algumas das ferramentas utilizadas para o gerenciamento de campanhas pagas são:

  • Facebook  e Instagram Ads;
  • Google Ads (Rede de pesquisa, display e YouTube).

Como unir busca orgânica e links patrocinados?

O erro que algumas empresas cometem é se questionarem sobre qual estratégia seria a mais indicada para o momento do seu negócio. Porém a questão não é decidir entre busca orgânica e links patrocinados, mas sim como uni-las de forma eficiente.

Confira a seguir algumas dicas de como fazer isso:

Jornada do cliente através dos conteúdos

A estruturação de uma boa linkagem interna permite encaminhar o usuário para conteúdos diversos. Inclusive materiais que se encontram mais abaixo no funil de vendas, trabalhando os níveis de consciência do cliente.

Sendo assim, patrocinar conteúdos estratégicos, pensados nesse tipo de encaminhamento, é uma excelente forma de unir busca orgânica e links patrocinados.

Redução de custo por clique

Quando uma empresa investe em produção de conteúdo orgânico e possui um vasto repertório de materiais de valor, a tendência é que o custo por clique das campanhas de links patrocinados seja reduzido.

Isso acontece porque a ferramenta do buscador reconhece a credibilidade da fonte e a preferência dos usuários pelas informações fornecidas por sua marca. A combinação de estratégias é um investimento de redução de custos também.

Monitoramento da concorrência

Por meio de ferramentas de gestão de patrocínio de links como o Google Ads, é possível monitorar o surgimento de novos concorrentes. Eles podem afetar ambas as estratégias, então realizar comparativos de produção e campanhas auxiliam para que sejam elaboradas otimizações e alinhamentos.

Estratégia de curto e longo prazo para unir busca orgânica e links patrocinados

As estratégias de busca orgânica e links patrocinados unidas possuem a vantagem das diferentes abrangências de cada uma. Enquanto a busca orgânica acaba sendo um processo mais demorado, devido a produção dos conteúdos até alcançar um número considerável, os links patrocinados permitem resultados a curto prazo.

As campanhas de links patrocinados precisam constantemente serem atualizadas, principalmente devido à volatilidade do mercado e tendências de consumo. Porém quando podem contar com produções mais sólidas e de credibilidade consolidada, todo o processo acaba ficando bem mais simples.

Agora que você já sabe como unir essas duas estratégias, aprofunde seus conhecimentos sobre a importância da produção de conteúdo de valor no processo de funil de vendas!

LEIA MAIS
Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Inbound Marketing é hoje uma das melhores estratégias de Marketing Digital do mercado. Saiba como essa metodologia funciona e como você pode aplicar isso em seu negócio.

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Saiba mais sobre o Google Shopping e saiba porque você precisa anunciar produtos nessa plataforma para atrair mais compradores para seu e-commerce.

Comentários
Deixe seu comentário abaixo