Importar Dados do Webmasters Tools para o Google Analytics

Por Frank Marcel


Compartilhar Webmasters Tools no Google Analytics

Com o virada do Google para resultados de pesquisas em páginas HTTPS, o que fez surgir milhares de visitas com a famosa keyword de entrada (not provided), uma arma para essa análise de keywords ficou ainda mais valiosa: o Google Webmasters Tools (GWT).

E se você já usa a ferramenta para webmasters que o Google oferece diretamente na interface que ele oferece, imagina o poder daqueles dados dentro do Google Analytics! Se você ainda não usa o GWT, comece logo a usar e você vai aprender ainda mais sobre como o Google enxerga o seu site.

Neste artigo, o objetivo é ensinar a fazer a integração, então vamos a ela:

1. Relatório Search Engine Optimization

Como em toda configuração, você precisa ter acesso de administrador da conta para poder fazer a troca, e o primeiro passo para obter a integração de dados do GWT no GA é acessar esse relatório e clicar no botão para ativar o redirecionamento. Veja a imagem a seguir:

Compartilhar GWT no GA

Clicando no botão indicado, você chega a página de configurações da propriedade específica (do site monitorado), e bem no final da página encontrará a seção sobre o Google Webmasters Tools. Mais uma vez, siga a seta e clique no link indicado

Google Analytics - Configurações do Site

Finalmente, você chegará ao Google Webmasters Tools, onde somente precisa escolher qual site deseja conectar ao site monitorado no Google Analytics. Naturalmente, você precisa escolher de forma correspondente, no meu caso estou conectando o GA do formspring.frankmarcel.com ao GWT do mesmo:

Habilitar GWT no GA

Se o site não estiver na lista, basta adicioná-lo. Se já estiver, basta escolher e clicar no salvar. O Webmasters Tools vai apresentar uma última mensagem para confirmar que você realmente quer fazer esse compartilhamento, basta clicar no “OK.”

De volta ao Google Analytics, o compartilhamento vai estar sendo exibido nas configurações do site monitorado:

Aplicar o Compartilhamento

Finalmente, voltando ao relatório de Search Engine Optimization, você terá os dados Queries (consultas), Landing Pages (Páginas) e Geographical Location (Localização) em relação a volume de impressões (quantas vezes o site apareceu naquela pesquisa), clicks (quantos cliques recebeu), Average Position (média de posicionamento nas buscas) e CTR (o percentual “quantas vezes foi clicado dividido por quantas vezes apareceu.”)

GWT Queries Report no GA

Todos esses, dados que valem a pena explorar com os recursos que o Google Analytics oferece e e você conseguirá trazer mais informações para sua análise de keywords e performance do site nas buscas.

Não vai demorar muito e você vai perceber que este conjunto de informações ainda não está totalmente integrado ao Google Analytics, mas ainda assim, tem muito a contribuir. Explore as opções que ele oferece e logo, logo, você vai esquecer o tal do not provided.

LEIA MAIS
Análise de Conversão – Metas no Google Analytics

Análise de Conversão – Metas no Google Analytics

Veja aqui como configurar as metas no analytics, utilizar gráficos de funil e outros recursos do analytics para análise das conversões das páginas do seu site.

E-Commerce no Google Analytics – Como Instalar?

E-Commerce no Google Analytics – Como Instalar?

A Aba de E-Commerce do Google Analytics, além de ser fácil de ser configurada e instalada, é um recurso muito útil para a análise de diversos fatores que podem influenciar as conversões em um site de compras. Leia aqui as instruções de instalação do E-Commerce no Google Analytics e como utilizá-la.

Melhores Plugins de Google Analytics para WordPress

Melhores Plugins de Google Analytics para WordPress

Conheça ótimas opções de plugins de Google Analytics para WordPress e escolha o ideal para o seu site, de forma personalizada. Saiba mais!

Comentários
  1. Valeu pela dica, espero melhorar meu monitoramento dos sites.

  2. Muito bom!

    Hora de implementar =)

  3. Olá, é possível usar o GWT para wordpress?

    • Sim Lilian, só se cadastra no site do GWT https://www.google.com/webmasters/tools/home?hl=pt-BR e seguir os passos para autenticar o site na ferramenta.

    • Olá Lilian, é possível utilizar no WordPress sim, o plugin de SEO (WordPress SEO by Yoast) lhe fornece uma forma fácil de inserir o GWT no site WordPress sem que seja necessário mexer em códigos.
      abraços

  4. No meu Analytics mesmo após esta “junção” ainda continua informando (not provided). Alguém sabe oq pode ser?
    abraços

  5. Ótima dica.

    Vocês conhecem alguma forma de sabermos quantas conversões cada palavra-chave orgânica trouxe, através desses dados do Webmaster tools? (algo que era possível antes do not provided)

    Grande abraço!

  6. Importante dica, facilita muito as coisas.

  7. Aquela informação “posição média” que diz que é a posição de um link específico, então quer dizer que ele mostra qual é a posição média do meu site no google para aquele termo?

    Posso dizer que esta é a forma de saber qual é a posição para um termo do meu canal no Google?

  8. Era exatamente o que eu estava procurando, muito bom… 🙂

  9. Legal as dicas, no meu GA já está aparecendo seguindo o caminho: relatorios – aquisição (na coluna esquerda) – otimização dos mecanismos de pesquisa – consultas

    A dúvida que eu tenho é a seguinte: tenho um blogger, com o domínio antigo (.com) ele tem pagerank 2 e com o novo dominio (.com.br) o page rank sequer aparece, sendo que no GWT está registrado como o domínio antigo (.com).

    Gostaria de saber como transmitir o page rank do antigo blogger (.com) para a nova versão (.com.br) e se devo mudar o dominio de pesquisa no GWT para .com.br e se a resposta for sim, se devo fazer isso depois que conseguir redirecionar o pagerank do antigo dominio blogspot.com para o atual blogspot.com.br

    Obrigado

  10. Ótima dica.

    Vocês conhecem alguma forma de sabermos quantas conversões cada palavra-chave orgânica trouxe, através desses dados do Webmaster tools? (algo que era possível antes do not provided)

    Grande abraço!

    • Oi Orlando, hoje em dia não conseguimos mais este tipo de informação. O que adaptamos é fazer um relatório de quantas conversões aconteceram por landing page. É a melhor forma de analisar hoje em dia o tráfego orgânico.

      Um abração!

  11. O meu Webmaster tools não mostra as consultas? é normal isso?

    • Oi Guilherme,

      Se você acabou de registrar no Webmaster Tools (Search Console) ele demora um ou dois dias para começar a exibir os dados.

      Um abraço!

      • Opa, o problema é que já fazem uns 15 dias que eu registrei… não aparecem as consultas no Webmaster Tools (Search Console) e nem no analytics. E o código de acompanhamento está certo. As palavras-chave aparecem e os sitemaps também ja estão corretos, só as consultas que não aparecem!

        Abraço!

        • Oi Guilherme,

          Não é comum, mas aguarde um pouco mais de tempo mesmo. É algo que deveria aparecer em no máximo 1 semana.

          Uma última pergunta: o site recebe quanto de tráfego orgânico por dia? Se for pouquíssimo ou nenhum, pode ser por isto.

          • Avatar

            É apenas um site de exemplo, cara. Eu mesmo estou fazendo as buscas orgânicas, então podemos considerar que é um tráfego relativamente baixo. Deve ser por causa disso, que não aparecem as consultas?

          • Avatar

            Sim. É bem provável.

          • Avatar

            Porque na pesquisa orgânica, as buscas aparecem, só que como not provided no analytics, então provavelmente quando o meu tráfego ficar maior, elas irão aparecer normalmente no webmasters?

            obs: Eu tinha registrado um site e uma palavra apareceu, de umas 20 que estavam not provided dentro do analytics, uma apareceu no webmasters, sendo que o tráfego do site é bem baixo, que como falei, também era exemplo, sabe me falar porque?

Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?