Compartilhar Webmasters Tools no Google Analytics

Com o virada do Google para resultados de pesquisas em páginas HTTPS, o que fez surgir milhares de visitas com a famosa keyword de entrada (not provided), uma arma para essa análise de keywords ficou ainda mais valiosa: o Google Webmasters Tools (GWT).

E se você já usa a ferramenta para webmasters que o Google oferece diretamente na interface que ele oferece, imagina o poder daqueles dados dentro do Google Analytics! Se você ainda não usa o GWT, comece logo a usar e você vai aprender ainda mais sobre como o Google enxerga o seu site.

Neste artigo, o objetivo é ensinar a fazer a integração, então vamos a ela:

1. Relatório Search Engine Optimization

Como em toda configuração, você precisa ter acesso de administrador da conta para poder fazer a troca, e o primeiro passo para obter a integração de dados do GWT no GA é acessar esse relatório e clicar no botão para ativar o redirecionamento. Veja a imagem a seguir:

Compartilhar GWT no GA

Clicando no botão indicado, você chega a página de configurações da propriedade específica (do site monitorado), e bem no final da página encontrará a seção sobre o Google Webmasters Tools. Mais uma vez, siga a seta e clique no link indicado

Google Analytics - Configurações do Site

Finalmente, você chegará ao Google Webmasters Tools, onde somente precisa escolher qual site deseja conectar ao site monitorado no Google Analytics. Naturalmente, você precisa escolher de forma correspondente, no meu caso estou conectando o GA do formspring.frankmarcel.com ao GWT do mesmo:

Habilitar GWT no GA

Se o site não estiver na lista, basta adicioná-lo. Se já estiver, basta escolher e clicar no salvar. O Webmasters Tools vai apresentar uma última mensagem para confirmar que você realmente quer fazer esse compartilhamento, basta clicar no “OK.”

De volta ao Google Analytics, o compartilhamento vai estar sendo exibido nas configurações do site monitorado:

Aplicar o Compartilhamento

Finalmente, voltando ao relatório de Search Engine Optimization, você terá os dados Queries (consultas), Landing Pages (Páginas) e Geographical Location (Localização) em relação a volume de impressões (quantas vezes o site apareceu naquela pesquisa), clicks (quantos cliques recebeu), Average Position (média de posicionamento nas buscas) e CTR (o percentual “quantas vezes foi clicado dividido por quantas vezes apareceu.”)

GWT Queries Report no GA

Todos esses, dados que valem a pena explorar com os recursos que o Google Analytics oferece e e você conseguirá trazer mais informações para sua análise de keywords e performance do site nas buscas.

Não vai demorar muito e você vai perceber que este conjunto de informações ainda não está totalmente integrado ao Google Analytics, mas ainda assim, tem muito a contribuir. Explore as opções que ele oferece e logo, logo, você vai esquecer o tal do not provided.