Aumento no Custo Por Aquisição de Clientes Preocupa Varejistas

Por Raquel Pereira

Tráfego Pago

Aumento no Custo Por Aquisição de Clientes Preocupa Varejistas

O relatório produzido pela CommerceNext mostra as principais preocupações dos profissionais de marketing e como pretendem agir. Confira!

Raquel Pereira

O aumento no custo de aquisição de clientes é, de acordo com 57% dos varejistas entrevistados, o maior risco para seus objetivos de venda em 2022.

Além dos problemas causados pelas novas ondas de COVID na China, afetando as cadeias de suprimentos internacionais, o relatório produzido pela CommerceNext, com 118 profissionais de marketing dos principais players do varejo, também mostra quais são as outras preocupações do setor.

A atenção desses profissionais está voltada, principalmente, para o aumento dos custos de aquisição de clientes, que deve ocorrer devido ao baixo desempenho do canal de mídia paga.

Origem do Problema

Devido ao crescimento com os gastos com anúncios nas redes sociais no ano passado, os profissionais de marketing planejaram metas bastante otimistas para esse canal, sendo 55% deles esperando um avanço próximo de 20%.

No entanto, cerca de três quartos dos entrevistados afirmam que tiveram um rendimento abaixo do esperado para o canal após as mudanças no iOS 14/15, que trouxe atualizações quanto à privacidade de dados dos usuários.

A maioria dos profissionais acreditam que essas alterações continuarão impactando seus KPIs e as encaram como uma ameaça às suas metas de venda.

Como os profissionais pretendem agir

De acordo com o relatório, mesmo os varejistas visualizando essa queda, pretendem continuar com os investimentos em mídia paga em 2022, com foco na aquisição de clientes.

78% dos entrevistados colocaram a mídia paga entre as três principais estratégias este ano, seguida pela pesquisa paga (69%) e o marketing de influência (46%). Para complementar as estratégias, entram na lista o relacionamento com afiliados/parceiros (37%) e investimentos em SEO (32%).

Além disso, 87% deles pretendem trabalhar com retenção por e-mail e 62% com programas de fidelidade.

Um ponto importante é salientar que as estratégias possuem variações de resultados, aquilo que traz resultado hoje, pode não trazer amanhã. É fundamental diversificar seus canais de captação de oportunidades, além de otimizar o que já vem dando certo.

Otimização da Experiência

Para atingir seus objetivos de venda, os varejistas estão concentrados em estratégias de marketing digital para aquisição e retenção de clientes. Cerca de 42% consideram que esta é a iniciativa mais valiosa para a empresa nesse momento, e pretendem investir em:

  • otimização da experiência para conversão (31%);
  • novos fluxos de nutrição para gerar receita (15%);
  • venda completa e investimento em recompra (8%);
  • crescimento orgânico (4%).

 

Para melhorar a experiência no site, a personalização é a aposta de 61% dos entrevistados que pretendem impulsionar as conversões. Além disso, os profissionais também pretendem potencializar sua pesquisa no site, visto que 94% dos consumidores americanos já abandonaram uma sessão de compras porque receberam resultados de pesquisa irrelevantes.

Por fim, um em cada três varejistas pretendem investir em iniciativas de pesquisa pós-compra para obter mais dados sobre a experiência de compra do cliente.

Quer receber mais dados como esses? Faça parte da nossa Lista VIP e fique por dentro dos principais dados sobre marketing digital que você precisa ficar de olho!

Mais sobre Marketing Digital

LEIA MAIS

Melhor Horário Para Anunciar no Google ou Facebook

Qual é o melhor horário para anunciar no Google ou Facebook Ads? Descubra no artigo!

Google Ads: 15 Dicas Para Criar Campanhas de Sucesso

Aprenda a criar uma campanha de sucesso no Google Ads. Confira neste artigo, 15 dicas que farão total diferença na hora de criar seus anúncios no Google.

Otimização de Campanhas de AdWords – Grandes e Pequenos Investimentos

Métricas básicas, dicas para estruturação de campanha, otimização de campanha de AdWords e dicas extras de conteúdos e ferramentas. Tudo para você aprender a ter uma campanha eficiente no Google AdWords, seja com pequeno ou grande investimento. Confira!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?