Tráfego Pago

Gastos Com Anúncios Digitais Devem Crescer 14,8% em Relação a 2021

Por Raquel Pereira

Confira os dados do relatório Ad Spend January 2022 e veja quais são as estimativas de gastos com mídia até 2024.

Raquel Pereira

Espera-se que os anúncios digitais sejam responsáveis por 55,5% do total de gastos este ano e cheguem a 59,4% até 2024.

De acordo com o relatório “Ad Spend January 2022” da Dentsu, a estimativa é que os gastos totais com anúncios tenham um crescimento de 9,2% ano a ano, e chegará a atingir 745 bilhões de dólares ainda este ano.

Somente com anúncios digitais, estima-se um gasto de US$ 408,4 bilhões, refletindo um crescimento de 14,8% em relação ao ano anterior (2021).

Anúncios Digitais vs TV Linear

Enquanto os anúncios digitais estão em seu auge, a participação da TV nos gastos totais vem diminuindo consideravelmente.

As previsões para esse canal são modestas em comparação com os anos anteriores, visto que a projeção para 2022 é de 3,8%, representando 26,9% dos gastos totais com anúncios e, em 2019, esse tipo de mídia chegava a um terço (32,7%) dos gastos.

Além da TV linear, outras mídias mais tradicionais também sentirão o impacto do crescimento previsto para os anúncios digitais. Ainda em 2022, os investimentos em rádio, jornais e revistas devem diminuir, ao menos, 1,4%.

No cenário atual, os gastos com anúncios digitais já chegam a mais que o dobro da TV linear e a estimativa é que continue nesse caminho, considerando que os gastos totais com anúncios devem encolher cerca de um a quatro dólares (24,9%) até 2024.

Crescimento dos gastos até 2024

Além dos anúncios digitais, a mídia “out of home” – que visa atingir o público em espaços públicos, como anúncios no metrô e outdoors, por exemplo – também apresenta potencial de crescimento nos próximos anos.

Sua participação nos gastos globais com anúncios deve aumentar até 5,5% este ano, em comparação com 2021. Apesar de não representar um crescimento tão expressivo quanto o digital, os anúncios OOH também não estão perdendo espaço e, com a volta dos trabalhos presenciais e retomada da vida social, o impacto dessa mídia pode ser ainda maior.

Gastos por setor

Em 2021, devido à expectativa de sair de um longo período de isolamento social e o início da imunização através das vacinas, o setor que apresentou maior crescimento foi Turismo e Viagens, com 27,8% de participação.

Espera-se que, em 2022, não tenhamos casos tão significativos quanto. No entanto, os setores de maior destaque podem ser o Varejo (aumento de 13,9% a.a), Bebidas (12,5% ano a ano) e Cosméticos e Cuidados Pessoais (11% ano a ano).

Recorte do cenário brasileiro

O estudo realizou um recorte mais detalhado para os 13 principais mercados, incluindo o Brasil.

Após uma queda de 22,6% entre 2019 e 2020, os gastos com anúncios voltaram a crescer em 2021. Agora, a estimativa é que, em 2022, esse número chegue a 8,7 bilhões de dólares, um aumento de 5%. Além disso, até 2024, espera-se um crescimento de 5,2% – chegando a 9,6 bilhões de dólares gastos em anúncios.

A Dentsu ressalta que, devido a eventos como as eleições e a Copa do Mundo do Catar, o segundo e o terceiro trimestre de 2022 podem ter resultados mais significativos, se comparados ao início do ano.

Veja mais sobre Anúncios Digitais

Quer ficar por dentro de relatórios como esse? Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital.

LEIA MAIS

Como Anunciar no Google: Passo a Passo Completo do Google Ads

Através do Google Ads você poderá atingir seu público alvo em cheio, utilizando a rede de pesquisa ou a rede de display. Confira nossas dicas sobre como anunciar no Google e comece a ter sucesso em suas campanhas!

Listas Negativas e Interesses Negativos no Facebook Ads

Você já ouviu falar das listas negativas e dos interesses nativos do Facebook Ads? Muito parecidos com as palavras-chave negativas do Google AdWords, elas são potentes ferramentas para segmentação de anúncios. Clique e saiba mais!

Melhor Horário Para Anunciar no Google ou Facebook

Qual é o melhor horário para anunciar no Google ou Facebook Ads? Descubra no artigo!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?