SEO

Pesquisa Semântica Chegará em Breve ao X

Por Raquel Pereira

Veja como Elon Musk pretende ampliar o uso de IA Generativa no X, começando pelo novo recurso de Pesquisa Semântica!

Raquel Pereira

Elon Musk tem novos planos para o X!

Desde que o bilionário comprou o Twitter (que, agora, passou a ser X), diversas atualizações e mudanças na plataforma vêm acontecendo. Confira os detalhes sobre a última declaração do dono do X sobre pesquisa semântica na rede social:

Musk anuncia esforços para implementar a pesquisa semântica no X

Recentemente (6 de agosto), um usuário do X fez uma publicação na rede social dando uma crítica ao sistema de pesquisa utilizado atualmente. Segundo Yu Liu (Designer do X), eles precisam “melhorar nossa capacidade de pesquisa. Estou surpreso por ter que usar o Google para encontrar uma postagem gerada aqui.”

Pouco depois, Musk respondeu ao designer dizendo “Definitivamente” e:


Tradução: “Estamos trabalhando na pesquisa semântica (IA). Mostrará postagens de X que correspondem ao significado de sua pesquisa, não apenas ao texto.”

O X também está recebendo investimentos para a construção dos seus próprios modelos de IA generativos que, segundo Elon Musk, serão uma “busca máxima da verdade” e não serão influenciados por agendas políticas.

Essa nova IA generativa chamada xAI também será utilizada para o treinamento semântico da pesquisa no X, segundo a resposta do bilionário, e fará parte dos esforços da rede social para criar a correspondência semântica de dados em seus sistemas.

O que é a pesquisa semântica

Pesquisa Semântica é a capacidade de um mecanismo de busca de entender e considerar todo o contexto, a intenção e o significado semântico de cada palavra em uma consulta de pesquisa. Nesse caso, o mecanismo deixa de se concentrar apenas nas palavras-chave exatas e realiza a busca do usuário pelo seu significado, em vez de strings de texto.

Como a pesquisa semântica se diferencia da pesquisa baseada em palavras-chave?

Basicamente, conforme descrito anteriormente, a pesquisa semântica se concentra no significado. O que significa que, enquanto a pesquisa de correspondência por palavras-chave concentra-se em identificar a existência de um determinado termo em uma consulta, a pesquisa semântica foca em encontrar resultados que correspondam ao contexto geral da consulta do usuário.

Isso permite que os mecanismos de busca forneçam resultados mais relevantes ou mais amplos, mesmo que as palavras exatas não estejam presentes no conteúdo.

Tecnologias por trás da pesquisa semântica e como Musk pretende introduzi-las no X

Por muitos anos, especialistas estudaram e desenvolveram algoritmos e ferramentas que fossem capazes de entender o contexto das consultas e fornecer informações mais precisas aos usuários. Hoje, utilizando tecnologias de IA e técnicas de machine learning, os motores de busca podem entender e interpretar a linguagem natural mais facilmente.

Isso permite que os buscadores identifiquem relações entre palavras, sinônimos, antônimos e outros fatores semânticos que auxiliem no contexto. Além disso, com a IA, os mecanismos podem identificar padrões para compreender ainda mais a intenção dos usuários em suas buscas.

Com sua nova tecnologia de IA generativa, Elon Musk pretende que o X tenha sua capacidade de pesquisa aprimorada, podendo fornecer novos insights de SEO para empresas e criadores, que podem entender melhor o contexto que levam os usuários até suas publicações.

SEO Semântico e Otimização de Conteúdo

Essa mudança do X, ainda que sem data prevista, pode ser o próximo passo para as marcas e criadores que utilizam a rede social em suas estratégias de Marketing de Conteúdo.

Basicamente, com a mudança, é importante que os profissionais se concentrem cada vez mais em fornecer conteúdo útil e que considerem a amplitude dos tópicos abordados, como pessoas, lugares, estratégias complementares, etc. Isso ajudará a pesquisa semântica do X a entender a relevância do seu conteúdo e oferecê-lo como solução para o usuário.

Como a pesquisa semântica no X pode ajudar sua estratégia de conteúdo

O X pode se tornar sua nova fonte de tráfego orgânico. Sabemos que Musk está buscando otimizar suas soluções em tráfego pago para atrair mais anunciantes, mas a nova pesquisa semântica pode ampliar o alcance do seu conteúdo e atrair mais pessoas interessadas em seus conteúdos para o seu site ou blog.

Dicas para otimizar seu conteúdo para a Pesquisa Dinâmica

Temos algumas dicas para otimizar sua produção de conteúdo para a pesquisa semântica no X:

  • procure utilizar uma linguagem natural e alinhada à sua persona em seus conteúdos e evite o excesso de palavras-chave;
  • tenha em mente que tópicos mais amplos (sobre o seu conteúdo), têm mais possibilidades de serem encontrados. Por isso, procure explicar detalhes e abordar mais informações sobre o assunto;
  • inclua sinônimos e variações dos termos mais relevantes e evite termos que remetem a ambiguidades;
  • responda perguntas comuns sobre o assunto.
LEIA MAIS

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

O que é SEO? Confira O Guia do Search Engine Optimization

Confira, no artigo, o que é SEO, quais são suas características e técnicas, e descubra por que ele é tão vantajoso para empresas que querem ter destaque online.

Redirecionamento 301: Guia Completo – PHP, .htaccess, WordPress e Python

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?