Marketing Digital

Elon Musk anuncia a “xIA” para competir diretamente com a OpenAI

Por Raquel Pereira

Confira os detalhes sobre a xIA, nova startup de Elon Musk para competir diretamente com a OpenAI e o ChatGPT!

Raquel Pereira

Desde abril, Musk vem comentando sobre a criação de uma nova startup de inteligência artificial que possa competir diretamente com a OpenAI no cenário da pesquisa e desenvolvimento de ferramentas de LLM (large language models ou “modelos de linguagem longa”).

No dia 12 de julho, o bilionário dono do Twitter, Tesla e SpaceX finalmente anunciou oficialmente sua nova empresa: a “xIA”. Confira todos os detalhes sobre o novo empreendimento do homem mais rico do mundo:

O que é a xIA de Elon Musk?

Depois de meses de incertezas sobre a nova proposta de IA de Elon Musk, o CEO do Twitter anunciou, nesta quarta-feira (12 de julho), a formação da xIA, sua nova startup de inteligência artificial focada em “entender a verdadeira natureza do universo.”

Em seu site oficial, a xIA apresenta sua mais nova equipe, liderada por Musk e assessorada por Dan Hendrycks, que atualmente atua como diretor do Center for AI Safety (Centro de Segurança de IA).

Além da descrição de que “o objetivo do xAI é entender a verdadeira natureza do universo”, a página não apresenta muitas informações sobre os objetivos da startup, quais serão seus produtos e serviços ou mesmo sobre seus interesses.

No entanto, Musk já vem comentando sobre a criação de uma empresa que pudesse “bater de frente” com a OpenAI há alguns meses, portanto, esse pode ser o objetivo central da iniciativa.

Por que Musk está investindo em tecnologias de inteligência artificial com o lançamento da xIA?

Um fato é que a inteligência artificial não deixará mais de fazer parte das nossas vidas. Desde o reconhecimento de voz dos smartphones até os sistemas de inteligência artificial conversacional, como o ChatGPT, uma vez que essas tecnologias foram implementadas a sociedade não está disposta a abrir mão de seus recursos – a menos que algo “melhor” seja oferecido em troca.

Então, obviamente, as principais Big TECHS do mundo estão correndo contra o tempo (e contra seus concorrentes), para oferecer a solução perfeita para os usuários.

Mas, essa busca incansável e acelerada por melhorias pode deixar rastros e pontas soltas. Exatamente por isso, diversos líderes de mercado, entusiastas de IA e engenheiros de software assinaram – recentemente – uma carta aberta que pedia uma pausa no desenvolvimento desses sistemas.

Dentre eles, estava Elon Musk. O bilionário já se mostrou – diversas vezes – contra os avanços desenfreados dessas tecnologias e comenta que é necessário uma regulamentação desses sistemas.

Então, por que o bilionário está interessado em uma startup de IA? Durante um evento do Twitter Spaces, realizado na noite de quarta-feira, Musk comentou que está construindo uma IA mais segura e “máximamente curiosa”.

“Se ele tentou entender a verdadeira natureza do universo, isso é realmente a melhor coisa que eu posso pensar do ponto de vista da segurança da IA. Acho que será pró-humanidade do ponto de vista de que a humanidade é muito mais interessante do que a não-humanidade”.

A Construção da xIA e a equipe de especialistas reunida pelo CEO

Em 9 de março, pouco depois da repercussão da “carta aberta contra os sistemas de IA”, Musk incorporou a empresa X.IA, segundo os registros comerciais de Nevada, na qual ele é o único diretor.

Desde então, Elon vinha buscando pesquisadores, engenheiros e desenvolvedores de softwares para integrar sua equipe de criação da xIA. A equipe, anunciada em 12 de julho, é composta por ex-funcionários das empresas DeepMind, OpenAI, Google Research, Microsoft Research e Tesla, bem como alunos e professores da Universidade de Toronto.

Segundo o site oficial da xIA, esses profissionais atuaram e contribuíram para a construção e otimização de diversos sistemas, incluindo o GTP-4 atualmente utilizado no ChatGPT.

Relação com a X Corp (Twitter)

Recentemente, pouco antes da aquisição da X.IA, Musk falava sobre a criação de um “app de tudo”, ou seja, um aplicativo e rede social que contenha diversos recursos e possa ser amplamente utilizado para “todas as funções essenciais”.

Por isso, no primeiro trimestre de 2023, o Twitter foi renomeado para X Corp nos registros da empresa, como parte dos planos de criar o “ aplicativo para tudo ” sob a marca “X”.

Mas, apesar das expectativas de que o xIA fosse incorporado ao Twitter de Elon Musk para a criação desse aplicativo, a equipe da xIA descartou essa possibilidade por enquanto:

“Somos uma empresa separada da X Corp, mas trabalharemos em estreita colaboração com a X (Twitter), Tesla e outras empresas para progredir em nossa missão.”

Com essa declaração, podemos supor que a mudança nos planos de Musk é uma forma dele se juntar aos gigantes da tecnologia como Microsoft, Google e Amazon e startups (incluindo OpenAI), no espaço de IA generativa em rápida mudança e colocar sua empresa na corrida dos sistemas de IA.

Relação de Elon Musk com a OpenAI

Em 2015, Musk foi um dos primeiros a investir na OpenAI, encerrando sua parceria com a empresa apenas três anos depois (em 2018), antes do lançamento do ChatGPT.

Segundo o portal Exame, a saída de Musk da startup aconteceu por conta de um provável conflito de interesse pela sua atuação na empresa e na Tesla, que também desenvolve sistemas de IA para o setor automotivo, focada na criação de carros autônomos.

Em entrevista ao portal CNBC, no entanto, Musk sinalizou que, ao longo dos anos, algumas divergências ocorreram entre ele e a direção adotada pela companhia. Ainda durante essa entrevista, o bilionário comentou sobre a estrutura de negócios adotada pela OpenAI (anteriormente, uma organização sem fins lucrativos), após o acordo com a Microsoft e enfatizou suas preocupações com a segurança no desenvolvimento dessas tecnologias.

Acompanhe o desenvolvimento dessa notícia! Faça parte do nosso canal no Telegram e receba notificação sempre que atualizarmos este artigo.

LEIA MAIS

O que é Inbound Marketing? Aprenda tudo que precisa saber sobre essa estratégia

Leia o artigo e aprenda como atrair, converter e encantar clientes com técnicas atualizadas de Inbound Marketing.

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?