Olá leitores da Agência Mestre! Hoje trago um post curto sobre o que é Link Bait, uma das técnicas de Link Building.

Como diz o título, uma rápida tradução para, link bait significa isca para link. E é isso mesmo.

Link bait é o atrativo de um site. É aquilo que vai fazer com que as pessoas linkem para o seu site. Algumas iscas surgem naturalmente outras são intencionais. Um novo e inovador serviço ou produto que se populariza ou uma notícia que acabou de explodir na mídia são boas links baits.

Link bait mistura um pouco de SEO com SEM. O SEO entra com a otimização on-page, no sentido de aproveitar a keyword e a força que a landing page (página que vai servir de isca) pode vir a ganhar, distribuindo essa força no site como um todo. O SEM entra na parte de divulgação, pioneirismo – marketing mesmo – dentro e fora do site. Não “adianta” tentar criar uma link bait em cima de um tema já esgotado, saturado (a menos que seja de maneira inovadora).

Descobrir a isca, por outro lado, já não é tão simples. É importante manter-se informado sobre o ramo de atuação para não perder essas iscas. Passando um pouco por fora do ramo dos negócios, uma notícia ou artigo sensacionalista ou controverso já ajuda o suficiente!

Outra dica de link bait é escrever reviews. As pessoas adoram reviews e semelhantes. Pra não falar das “10 dicas para”, “Tutorial sobre”, “Top 10 alguma-coisa”, “Os últimos N sei-lá-o-que”. Embora esses já puxem mais para o lado de SEM para title tag que eu vou deixar para outro post.

Por enquanto é isso. Até a próxima!