SEO

O que é Link Bait, Engagement Bait e Click Bait na Internet?

Por Frank Marcel

Você sabe o que significa o termo “bait” na internet? Aprenda o que são as estratégias de Link Bait, Engagement Bait e Click Bait.

Frank Marcel

O termo bait, em tradução, significa “isca”. Por isso, na internet quando falamos de “link bait” ou “clickbait” estamos nos referindo a uma forma de utilizar esses elementos como isca para atrair pessoas a um site, vídeo, página de captura ou outro destino.

Algumas iscas surgem naturalmente, enquanto outras são intencionais. Um novo e inovador serviço ou produto que se populariza ou uma notícia que acabou de explodir na mídia são bons exemplos de link bait.

Confira quais são as diferenças entre os termos e como você pode utilizá-lo na sua estratégia:

  • o que é Link Bait?;
  • o que é Click Bait?;
  • o que é Engagement Bait?;
  • como identificar uma isca?

O que é Link Bait?

O link bait na internet é o atrativo de um site, é aquilo que vai fazer com que outras pessoas linkem para o seu site. Exatamente por isso, essa estratégia está fortemente ligada às técnicas de Link Building.

Para isso, o link bait mistura um pouco de SEO (Search Engine Optimization) com SEM (Search Engine Marketing). O SEO entra com a otimização on-page, no sentido de aproveitar a palavra-chave (keyword) e a força que a landing page (página de captura que será utilizada como isca) pode vir a ganhar, distribuindo essa força no site como um todo.

O SEM entra na parte de divulgação, pioneirismo – marketing mesmo – dentro e fora do site. Não “adianta” tentar criar uma link bait em cima de um tema já esgotado, saturado (a menos que seja de maneira inovadora).

O que é Click Bait?

Enquanto o link bait tem a intenção de tornar um site atrativo para linkagens externas, o Click Bait tem como objetivo atrair pessoas para um site, como uma forma de “isca de clique”.

Para isso, é utilizado um tipo de conteúdo que servirá como uma espécie de isca para gerar cliques. Nesse caso, o material pode vir em formato de texto (como e-books e artigos de blog), vídeo ou até mesmo em imagem (como infográficos).

Por que muitos especialistas não recomendam o uso de click bait?

Com o tempo, alguns profissionais e especialistas em SEO começaram a identificar que muitos sites estavam fazendo uso de manchetes sensacionalistas e, até mesmo, disseminação de desinformação para atrair mais pessoas para uma determinada página, através de click bait.

Por conta disso, recentemente, o Facebook alertou que estariam penalizando os anunciantes da plataforma que utilizassem uma forma de click bait em vídeos (chamados Watchbait).

De acordo com o Facebook, watchbait é o conteúdo de vídeo “que retém intencionalmente informações, sensacionaliza o conteúdo ou induz os espectadores a assistir ou se envolver com o vídeo”.

O uso de uma estratégia que instigue a curiosidade do visitante, quando feito de forma correta e sem uso de sensacionalismo, pode trazer benefícios ao seu conteúdo, pois leva o usuário a clicar na sua página. No entanto, é importante se atentar para:

  • não entregar no título uma promessa que não será entregue no conteúdo;
  • não sensacionalizar o conteúdo, não compartilhar informações falsas e, principalmente, não atrair seus visitantes para uma página de conteúdo enganoso ou malicioso;
  • não despertar um gatilho mental de urgência sem necessidade.

Basicamente, o uso do click bait na internet não é recomendado por conta desses apontamentos que trazem malefícios ao site e ao usuário que está visitando a página.

Caso a sua estratégia não inclua esse tipo de conteúdo, utilizar técnicas de copywriting para tornar suas copies mais atrativas e aplicar os gatilhos mentais para atrair a atenção do usuário e incentivá-lo a clicar no seu conteúdo não é, em si, uma atividade maldosa ou não recomendada.

O que é Engagement Bait?

Por fim, engagement bait é uma estratégia fortemente utilizada nas redes sociais, que tem o objetivo de incentivar o usuário que está visualizando um conteúdo a realizar algum tipo de interação (curtir, compartilhar, comentar ou salvar), para gerar engajamento.

Assim como o click bait, essa estratégia é, muitas vezes, mal utilizada por estar relacionada à disseminação de desinformação de conteúdos que são considerados “fake news”. Um bom exemplo disso, são áudios, artigos falsos e até mesmo vídeos com CTAs (call to actions), como:

  • “compartilhe agora com o máximo de pessoas”;
  • “envie esse link para tantos grupos/contatos”.

Novamente, induzir o usuário a engajar com um conteúdo verdadeiro da sua marca nas redes sociais não é, em essência, uma prática maliciosa, mas é preciso se atentar para não replicar estratégia de engagement bait na internet, como as citadas anteriormente.

Como identificar uma isca?

Descobrir uma isca para trabalhar as ações de link bait no seu site, por outro lado, já não é tão simples. É importante manter-se informado sobre o seu ramo de atuação para não perder as tendências de conteúdo e aproveitar as oportunidades de gerar mais links externos.

Passando um pouco por fora do ramo dos negócios, uma notícia ou artigo com conteúdo mais quente, mesmo que não seja evergreen, pode ser uma boa oportunidade para iniciar esta estratégia.

Outra forma de tornar seus links mais atrativos é a inserção de iscas digitais em seus artigos, como gráficos, imagens e infográficos. Além disso, você pode investir em outros formatos (como os citados acima). Dessa forma, suas páginas podem ser mais facilmente citadas em outros sites que estejam sugerindo esses tipos materiais.

Agora que você já sabe o que é Link Bait, Engagement Bait e Click Bait, confira 8 Ideias de Iscas Digitais que você pode investir no seu negócio e quais os benefícios de cada uma delas!

LEIA MAIS

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Comentários
  1. Avatar

    Fala Frank!
    Legal o artigo cara!
    Escrevi recentemente também sobre o assunto. Me apoiei bastante no fator “confiança”.

    Valhe lembrar que nem todo link é bom. Existem uma diversidade de tipos de backlinks. Os links ruins que vem de sites de apostas, bingos, cracks etc.
    Os links irrelevantes que vem de dominios criados muito recenetemente e que não expiram confiança.
    E os links bons, que vem de sites com o mesmo perfil de conteúdo, e domínios antigos.

    Então dentro da estratégia de backlink é bom refletir que tipo de links você deseja e como vai consegui-los!

    Abração Frank e posta mais aqui no SEOdicas preguiçoso 😛

  2. Avatar

    aheaiuhea
    E ae Maurício!
    Eu tenho postado aqui no SEO Dicas! =P
    E um pouco no meu blog pessoal também hehhe..

    Realmente você tem razão, cada link tem todo um contexto em volta para definir a sua relevância e influência sobre o destino apontado. Também é importante não apontar pra lugares errados.

    Neste post eu quis apenas explicar link baits, focando a questão de conseguir -> visitas, mais do que backlinks.

    Mas já que você tocou no assunto, vou escrever um post sobre isso! =)
    E quero ler o seu post sobre o assunto também!

    Obrigado pela visita!
    Abraços!

  3. Avatar

    No meu caso ainda não sei quais são os sites bons para receber links.

  4. Avatar

    É mesmo? Seu assunto é tão exclusivo assim? Basta procurar no Google, ou qualquer outra ferramenta de busca na web, pelas principais keywords do seu site e ver os resultados que aparecem. Esses são os sites relacionados aos seus, dos quais é interessante ganhar links.

    Abraços!
    Volte sempre!

  5. Avatar

    Aê, Frank, é preciso ficar sempre de olho nessa ideia contida no link bait,

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?