Google Divulga 8 Dicas de SEO para E-commerces

Por Letícia Matsumoto

SEO

Google Divulga 8 Dicas de SEO para E-commerces

Alan Kent, do Google, compartilhou dicas valiosas de SEO para e-commerces que desejam ter sucesso em suas estratégias digitais. Confira!

Letícia Matsumoto

No dia 29 de junho, Alan Kent, Developer Advocate do Google publicou um vídeo compartilhando dicas de SEO para e-commerces. Confira quais são elas!

1.SEO técnico básico

Para Kent a dica primordial é implementar o SEO técnico mais básico. Ou seja:
possibilitar que o Google rastreie seu site;
garantir que os títulos das suas páginas de produto incluem o nome da marca, a cor e o tipo de produto, elementos que sejam importantes em seu título;
adicionar dados estruturados à sua página de produto;
ter uma atenção especial aos produtos esgotados.

Ficou com dúvida como implementar a primeira dica? Nós temos um tutorial detalhado que te ensina como fazer para o Google encontrar o seu site. Não deixe de conferir!

2.Conteúdo com base em diferentes etapas da jornada de compra

O especialista ressalta a importância de enriquecer seu site com conteúdos que abordem diferentes etapas da jornada do consumidor. Para que seu domínio apareça em diversas pesquisas, é preciso produzir conteúdos que auxiliem o consumidor a considerar seu produto como a melhor escolha para ele.

Algumas sugestões do Kent foram:

  • ideias de presentes;
  • avaliações;
  • categorias.

Além dessas temas você pode abordar:

  • comparativo de produtos;
  • melhor produto para cada finalidade;
  • dúvidas frequentes;
  • recomendações de uso.

Uma ação muito recomendada é analisar o que seus concorrentes estão fazendo. Para quem está começando é uma excelente maneira do que deve ser o “básico”.

Aprenda a como criar um funil de conteúdo com nosso artigo Marketing de Conteúdo — Sua Importância no Funil de Vendas!

3.URL de variantes de produtos

Cada variante de produto deve ter uma URL exclusiva, como parâmetros de consulta. Mas é importante que exista uma variante que deve ser a canônica.

Recentemente, o Google lançou uma atualização para pesquisas aprimoradas e variações de produtos. Confira a notícia: Como Utilizar Variações de Páginas para as Pesquisas Aprimoradas.

4.URLs de ofertas ou vendas

Datas comerciais e promoções anuais fazem parte da rotina de vendas. No entanto, algumas lojas virtuais acabam criando uma página para cada promoção ou evento. O especialista recomenda que as URLs das páginas sejam preservadas, dessa maneira poderão ser reutilizadas no futuro.

5.Desempenho

Você sabia? Se você e seu concorrente estiverem utilizando a mesma copy para descrição de um produto, um fator decisivo para o ranqueamento da sua página é a velocidade de carregamento do seu site!

Descubra a velocidade e o tempo de carregamento do site!

6.Seja paciente

SEO é uma estratégia de longo prazo, então, é necessário que existam implementações agora. Mas, os resultados só serão colhidos ao longo do tempo. Para resultados mais imediatistas, enquanto as implementações de SEO vão acontecendo, é indicado diversificar os meios de tráfego do site. Como a mídia paga por exemplo.

7.Contrate uma consultoria de SEO

SEO é um trabalho contínuo. Mas se não houver expertise na execução dessa estratégia, os resultados podem não chegar. Quando não houver um time capacitado para otimizar seu site, não exite em contratar uma consultoria de SEO!

O sucesso do seu site não pode ser deixado de lado por questões de falta de profissionais.

8.Pense primeiro nos usuários

A experiência do usuário é um fator de extrema importância para conquistar boas colocações no buscador. Garanta que seus produtos são facilmente encontrados por seus clientes e construa uma boa organização dentro das categorias de cada produto.

Aprenda como Escolher as Categorias da Sua Loja Virtual:

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital. Participe também do grupo da Agência Mestre no Telegram e receba novidades na palma da sua mão!

LEIA MAIS

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?