O Que é Processo de Setup e Como Precificá-lo

Por Mayara Kelly Paz


No vídeo de hoje, o CEO da Agência Mestre, Fábio Ricotta, discute um assunto importante: Pode-se cobrar o processo de setup no plano de marketing digital? Confira o que ele tem a dizer e continue lendo o post abaixo para entender mais sobre o assunto!

Neste artigo você verá:

  • o que é o processo de setup;
  • a importância da clareza no processo de setup;
  • dicas estratégicas para pensar na precificação para sua agência;
  • conheça a Academia de Marketing Digital.

O que é o processo de setup?

Se essa palavra é nova para você, não se preocupe, vamos explicar melhor. O processo de setup engloba todas as ações da agência ou profissional freelancer, que ocorrem antes do início do projeto. Ou seja, toda a preparação com configuração de contas do Google Analytics, pesquisa de palavras-chave no Google Ads, estrutura de criação do site, etc.

Em alguns projetos também envolve o brainstorm, linguagem para conteúdo, criação de manual de redação e tom de voz, pesquisa, entre outros.

Esses passos são necessários a qualquer projeto da área de marketing digital. Porém, muitas vezes não são cotados separadamente e acabam se diluindo nos valores totais. Por isso, mostrar a precificação dessa etapa, é valorizar o esforço profissional gasto desde o princípio com cada projeto.

Também é uma forma de deixar claro para o seu cliente o que está sendo feito. Pois, logo nas primeiras semanas de contrato já pode mostrar organização e planejamento.

A importância na clareza no processo de setup

“A partir do momento que você conhece o passo a passo do que acontece no setup, pode mostrar aos clientes a importância dele. Portanto, uma das minhas recomendações sobre esse assunto é justamente listar tudo o que você faz no primeiro mês e que não se repete. Em marketing digital, tudo tem um setup”, explica Fábio Ricotta.

Ao argumentar com seus clientes sobre a necessidade de se precificar o processo de setup, leve em conta que esse valor já estaria incluído no todo de qualquer forma, o que você fará é apenas evidenciar essa fase do projeto.

Precificação de Setup

Como fazer a precificação do setup

Coloque na caneta todas as atividades executadas antes do “start” oficial e tenha isso sempre a mão, para quando precisar justificar para o cliente. Também é importante, que se mostre o trabalho desenvolvido para o solicitante o tempo todo. Essa atitude demonstra atenção e passa uma imagem de profissionalismo e dedicação.

A partir do momento que você define com clareza as ações envoltas no seu processo de setup, deve-se comprometer em cumpri-las, já que é possível que o cliente venha a cobrar as metas com mais fervor, por saber exatamente no que está investindo em cada fase do projeto.

Dicas estratégicas para pensar na precificação para sua agência

O que vimos até então é que a precificação do setup dentro do seu projeto de marketing deve acontecer. Porém, para ajudá-lo, nós da Agência Mestre reunimos algumas dicas extras que vão direcioná-lo aos componentes estratégicos do seu negócio para atingir cada vez mais o seu cliente em potencial.

Lembre-se de que a precificação é uma estratégia para seu negócio

É muito importante ter em mente que a definição de preços envolve muitas etapas e além de estabelecer orçamentos é essencial levar em consideração a situação financeira e econômica do seu negócio.

Em algumas estratégias do mix de marketing, o preço é muito ligado à política de preço de tabela, descontos, prazos e condições de pagamento, além de correlacionar com as demais ferramentas desse mix. Logo, por que deixar de fora o preço do seu setup que vimos ser muito importante e parte crucial das suas estratégias?

Preço e valor são coisas diferentes!

Na hora de formar o seu preço é importante lembrar também que o valor e preço são coisas bem diferentes. Deve estar assegurado no seu pricing que o preço está fixado acima do custo (orçamento).

Além disso, lembre-se da importância de que haja uma percepção de valor do cliente superior ao preço do serviço. E assim, ao identificar qual é a estratégia de precificação mais adequada, é importante entender como o seu cliente-alvo – ou persona – enxerga os seus serviços, pois o preço tem a missão de segmentar, posicionar e definir mercados-alvos a serem atingidos.

Conheça a Academia de Marketing Digital e fique por dentro de tudo que você precisa saber sobre o mercado!

E se você, dono de agência ou profissional autônomo que está começando agora no mercado e não tem muita ideia de como realizar a precificação dos seus serviços e setup, você precisa conhecer a Academia de Marketing Digital.

São mais de 400 aulas completas e ministradas pelo especialista e sócio da Agência Mestre, Frank Marcel, sobre todo o processo de entrada no mundo das agências e das estratégias de marketing!

Conheça agora a Academia de Marketing Digital e passe a ser um MESTRE nas melhores estratégias!

LEIA MAIS
Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

O que é SEM?

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Saiba mais sobre o Google Shopping e saiba porque você precisa anunciar produtos nessa plataforma para atrair mais compradores para seu e-commerce.

Comentários
  1. Muito bom Fábio.
    Esse conteúdo me trouxer clareza sobre onde estava negligenciando sobre a transparência e compartilhando dos processos e ações realizados pela agencia que o cliente muitas vezes não tem ideia do que acontece, além de trazer uma melhor noção sobre aplicar um valor para esse processo que no inicio sempre é intenso ao começa um novo projeto.

Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?