No vídeo de hoje, o CEO da Agência Mestre, Fábio Ricotta, discute um assunto importante: Pode-se cobrar o processo de setup no plano de marketing digital? Confira o que ele tem a dizer e continue lendo o post abaixo, para entender mais sobre o assunto!

O que é o processo de setup?

Se essa palavra é nova para você, não se preocupe, vamos explicar melhor. O processo de setup engloba todas as ações da agência ou profissional freelancer, que ocorrem antes do início do projeto. Ou seja, toda a preparação com configuração de contas do Google Analytics, pesquisa de palavras-chave no AdWords, estrutura de criação do site, etc. Em alguns projetos também envolve o brainstorm, linguagem para conteúdo, criação de manual de redação, pesquisa, entre outros.

Esses passos são necessários a qualquer projeto da área de marketing digital. Porém, muitas vezes não são cotados separadamente e acabam se diluindo nos valores totais. Por isso, mostrar a precificação dessa etapa, é valorizar o esforço profissional gasto desde o princípio com cada projeto.

Também é uma forma de deixar claro para o seu cliente o que está sendo feito. Pois, logo nas primeiras semanas de contrato já pode mostrar organização e planejamento.

Clareza no processo de setup

“A partir do momento que você conhece o passo a passo do que acontece no setup, pode mostrar aos clientes a importância dele. Portanto, uma das minhas recomendações sobre esse assunto é justamente listar tudo o que você faz no primeiro mês e que não se repete. Em marketing digital, tudo tem um setup”, explica Fábio Ricotta.

Ao argumentar com seus clientes sobre a necessidade de se precificar o processo de setup, leve em conta que esse valor já estaria incluído no todo de qualquer forma, o que você fará é apenas evidenciar essa fase do projeto.

Coloque na caneta todas as atividades executadas antes do “start” oficial e tenha isso sempre a mão, para quando precisar justificar para o cliente. Também é importante, que se mostre o trabalho desenvolvido para o solicitante o tempo todo. Essa atitude, demonstra atenção e passa uma imagem de profissionalismo e dedicação.

A partir do momento que você define com clareza as ações envoltas no seu processo de setup, deve-se comprometer em cumprí-las, já que é possível que o cliente venha a cobrar as metas com mais fervor, por saber exatamente no que está investindo em cada fase do projeto.

Gostou de entender mais sobre as metodologias de negócio no marketing digital? Deixe seu comentário! Continue acompanhando o blog da Agência Mestre e o canal do Fábio Ricotta para mais dicas.