A Importância da Pesquisa no Site Para o Marketing Digital

Por Raquel Pereira

Marketing Digital

A Importância da Pesquisa no Site Para o Marketing Digital

O especialista Stephen Rahal explica porque a pesquisa no site é fundamental para o sucesso digital da sua organização. Confira os detalhes!

Raquel Pereira

Esse recurso pode fornecer informações importantes sobre seus públicos e ajudar a diminuir o ruído entre o que sua audiência quer e o que você oferece.

O especialista Stephen Rahal, diretor de marketing de produtos da Coveo, afirmou na SMX Next que: “o conteúdo sempre foi a melhor maneira de fazer marketing.” No entanto, saber exatamente o que o público deseja é uma das maiores dores dos profissionais de marketing.

Por isso, a procura por ferramentas que possam ajudá-los a definir pautas para seus conteúdos tem aumentado. Afinal, conhecer a persona e os assuntos pelos quais ela se interessa são fundamentais para uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz.

Contudo, a quantidade de informações disponíveis online pode dificultar esse processo. Utilizando a pesquisa no site, Stephen propõe uma solução para reduzir os ruídos e conseguir insights valiosos para seu negócio. Ele utiliza três razões principais:

Coleta de dados de intenção do usuário

A barra de pesquisa do seu site é uma ótima ferramenta para entender como as pessoas pesquisam, ou seja, os termos que elas utilizam. De acordo com Stephen, “o objetivo de um mecanismo de pesquisa (no site) é obviamente retornar os melhores resultados para sua consulta. E entender a linguagem é crucial para isso”.

As informações disponíveis na barra de pesquisa vão além da pesquisa de palavras-chave, pois fornecem insights mais precisos e em tempo real sobre a intenção do usuário, algo que os profissionais de marketing podem aproveitar em seus conteúdos para atingir suas metas.

O especialista ainda explica que a forma como o usuário pesquisa é diferente da forma como as marcas produzem conteúdo, por isso, ao utilizar esses dados, você pode fazer com que seu conteúdo tenha mais destaque, utilizando exatamente os mesmos termos que sua audiência.

Você pode conferir esses dados através do relatório de pesquisa de site, disponível no Google Analytics.

Aprimorar a experiência do usuário

Além da linguagem, a pesquisa interna oferece insights sobre como você pode otimizar suas páginas para entregar uma experiência mais completa para os seus clientes.

Com esses dados, é possível identificar quais tipos de conteúdo atraem mais a atenção dos usuários, com qual facilidade encontram as páginas mais importantes para eles e, até mesmo, quais assuntos eles querem saber e você ainda não explorou.

Esse recurso tem o potencial de melhorar drasticamente o envolvimento do usuário, pois, “as pessoas não mentem para sua caixa de busca”.

Melhorar a taxa de conversão

Apesar de ser uma ferramenta muito útil para criação de conteúdo, a pesquisa no site pode te ajudar a melhorar sua taxa de conversão, pois, a partir dos dados de pesquisa, é possível encontrar quais produtos seu público está buscando.

Para explicar, Stephen utilizou como exemplo um e-commerce de joias que, ao apurar os insights da pesquisa interna, percebeu que um dos produtos vendido apenas em atacado era o mais pesquisado no varejo.

A equipe de marketing interno da empresa não tinha conhecimento dessa informação e, após a reposição do estoque para aquele produto, a taxa de conversão aumentou em 587%.

Dessa forma, o especialista afirma que a pesquisa no site é uma ferramenta que pode ajudar os profissionais de marketing, não apenas na produção de conteúdo, mas no desempenho do negócio como um todo.

Veja mais sobre Marketing Digital

Faça parte da nossa Lista VIP e receba as principais novidades sobre Marketing Digital na sua caixa de entrada!

LEIA MAIS

O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Inbound Marketing é hoje uma das melhores estratégias de Marketing Digital do mercado. Saiba como essa metodologia funciona e como você pode aplicar isso em seu negócio agora mesmo.

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?