Alves e Bacchin falaram de SEO
Marketing Digital

ExpOn 2011 – SEO para Grandes Empresas

Por Leandro Riolino

As Grandes Empresas de nosso mercado também precisam olhar para a otimização de sites. Para dividir esta e outras experiências, o ExpOn trouxe Bruno Alves, da Globo.com, e Gustavo Bacchin, da Cadastra, para falar sobre SEO nas Grandes Empresas. Confira!

Leandro Riolino

Grandes Empresas e SEO - informações e dicas

No segundo dia de palestras no ExpOn, tivemos uma ideia do que é trabalhar SEO em sites muito grandes e que necessitam de uma otimização, digamos, “diferente” de sites comuns.

Bruno Alves, que trabalha no Portal Globo.com, e Gustavo Bacchin, que trabalha na agência Cadastra, foram os responsáveis por transmitir um pouco deste conhecimento na palestra “SEO para Grandes Empresas”.

Palestra do Bruno Alves

Primeiramente tivemos a palestra do Bruno Alves destacando como é trabalhar em um site gigantesco como o Globo.com e o desafio que é fazer SEO em um portal que tem mais de 150 produtos de nichos e mercados diferentes. Foi falado que o trabalho tradicional análise de site, otimização on-page e off-page não funciona, pois não há tempo, nem mão-de-obra suficientes para fazer todo o processo.

Então o que pode ser feito? Primeiramente, a pessoa responsável por SEO tem a missão de fazer a Evangelização dentro da empresa, ou seja, mostrar o que é SEO, como funciona e, principalmente, como fazer para ter um conteúdo e um site otimizado.

Como se trata de um grande portal, qualquer técnica deve ser escalável, ou seja, qualquer grande alteração deve ser pensada como um todo e não para um produto específico. Ele usou o exemplo da Canonical Tag. Há mais de três anos na empresa, ele mostrou para todos os responsáveis como deve ser feito o trabalho, que até hoje não foi executado plenamente.

No caso das notícias, principal produto da Globo, Bruno mostrou que o responsável por SEO deve instruir os escritores a fazer o conteúdo já otimizado, pois notícias chegam a todo momento. Ele um usou um exemplo bem claro do terremoto no Japão. Ao invés de usar um título como “Abalo Sísmico no Pacífico”, é melhor colocar algo que as pessoas irão utilizar como: “Terremoto no Japão”.

Nota do Autor do Post: Tal tática parece funcionar, pois a globo.com (portal de notícias g1.com.br) aparece na primeira e segunda posição para o termo pesquisado.

Outro grande problema descrito foi que não se pode prever notícias e fatos, então não há como fazer um trabalho de SEO pensado para acontecimentos importantes (um dia após a palestra houve o falecimento ‘inesperado’ da cantora Amy Winehouse, o que me fez entrar no site da Globo e ver o que foi feito em termos de SEO com relação a esse fato).

Há na Agência Mestre um MestreCast especial sobre o que fazer quando isso acontece, com o nome de A Morte de Osama Bin Laden e o Poder das Redes Sociais.

Deve-se lembrar também que outro grande problema em empresas de grande porte e em sites muito grandes: o processo todo é muito lento e as vezes se torna muito burocrático, não há recurso para fazer alterações complexas em larga escala. Então, como foi dito anteriormente, deve-se planejar e escalar o que pode e deve ser feito.

Outros desafios:

Complexidade

  • Manter o servidor em pé é complicado em momentos criticos (final do BBB = mais hit que a população do Brasil);
  • Cada seçao do site tem um dono diferente, nao há como definir um padrão;
  • Ideal é fazer diferente. O cara que produz a informação conhece do assunto, ele define o que precisa, a chave é ajudar a fazer o Google entender o que ele fez.

Crawlability

  • “O Crawler é uma criança que não sabe o que faz”, pois não enxerga javascript, Flash, Imagens (ele apenas acredita no que você coloca no alt e lê o nome do arquivo). O desafio é fazer com que o crawler acesse todos as páginas de um site, já que nem toda notícia do dia entra na Home. Nem sempre o Sitemap pode ser feito da maneira correta (não há rescursos suficientes);
  • Solução: Criar uma estrutura de site segmentado, distribuir o link corretamente e com isso “convidar” o bot a entrar em páginas que ele não acessaria.

Distribuição de Links

  • “Se a página não foi crawleada, ela não serve”;
  • Deve-se conversar com os responsáveis por criar os menus e fazer um pensando em ajudar o usuário e o Google. Esses responsáveis pensam apenas nos usuários e a função do SEO da empresa é justamente fazer um menu que agrade aos dois.

Baixa Velocidade

  • Como já foi dito, qualquer alteração é lenta e complexa devido ao número absurdo de paginas e sites. Por exemplo, na Globo, apenas dois sites dos 150 produtos diferentes têm o Google+.
  • Deve-se procurar alternativas para trabalhar que não estão saindo devido a complexidade ou número de páginas. Por exemplo, no caso do Canonical pode-se aplicar um redirecionamento.

Atribuições do SEO para Grandes Empresas

  • Definir a melhor estrutura para que o site seja bem crawleado: deve-se ajudar o arquiteto da informação a entender o que se deve fazer para que tudo seja feito conforme as técnicas de SEO;
  • Definir a melhor maneira de exibir o conteúdo: deve-se explicar ao desenvolvedor de front-end o que pode e deve ser feito para que o site seja mais otimizado;
  • Definir como usar adequadamente os protocolos voltados para busca (Sitemap.org, robotstxt.org e schema.org);
  • Melhorar a reputação das paginas, ou seja, melhorar os textos que estão nela e analisar o que os concorrentes estão fazendo.

Por fim, o Bruno explica o que deve ser feito nesses “sites gigantes” para melhorar o SEO:

  • Definir Conteúdos a serem trabalhados;
  • Padronizar as páginas do mesmo tipo;
  • Verificar itens basicos (html, h1, titles, etc.);
  • Estruturação de Links (Fazer urls amigáveis);
  • Otimização Específica (Em casos bem particulares);
  • Mudanças na plataforma para atender a necessidade de todos (Já que todos devem entender corretamente sua página – Por exemplo: IE6, Google, usuário).

Palestra do Gustavo Bacchin

Gustavo Bacchin nos mostrou como devemos agir quando encontramos grandes sites para otimizar. A principal mensagem que ele passou durante sua palestra é que deve-se evangelizar a sua equipe de trabalho, mostrar para cada especialista que o SEO deve ser trabalhado, que isso melhora o trabalho de todos.

Logo depois, ele nos mostra quais são os 3 “E” da cultura de SEO:

Educação

Mostrar através de Workshops e Reuniões do que se trata mesmo o SEO e quais são as melhores práticas. Com isso, mostrar a todos de sua equipe o que cada um pode fazer para ajudar e implementar as técnicas. Além disso, dar responsabilidades para as pessoas certas.

Evangelização

O responsável pelo SEO nessas grandes empresas é a pessoa que vai defender a área. É a pessoa que vai mostrar aos outros profissionais como desenvolver um site otimizado. Ele deve dar reponsabilidades para as pessoas certas e irá recomendar leituras de livros e manuais sobre o assunto.

Engajamento

A comunicação com os responsáveis deve ser clara e direta. Uma grande dica é desenvolver ou mesmo indicar um Gerenciador de Projeto, como por exemplo o BaseCamp.

Deve-se também mostrar para seu cliente ou seu chefe que seu trabalho dá resultado, isso se torna mais fácil se o responsável implementar uma cultura de fazer um relatório de tudo que foi feito

Arquitetura do site

Gustavo mostrou também um checklist do que fazer quando o site apresenta problemas de Indexamento de sites muito grandes:

  1. Links diretos da home para Money Pages (suas páginas de conversão); encurtar o caminho da sua home para paginas principais;
  2. Identifique páginas internas com força – crie links para as Money Pages;
  3. Construa links externos para páginas internas – a maioria dos links são para homes e não para paginas internas;
  4. Automatize a criação de links internos entre categorias, páginas, etc, no conteúdo ou nos menus. Por exemplo, uso de produtos similares nas suas páginas de produtos;
  5. Crie um Sitemap.xml por Categoria (bit.ly/qjKutZ). Além de mostrar para você quais páginas apresentam problemas de indexação, o Google indexa melhor sites com sitemap segmentado.

Dicas de Link Building para essas grandes empresas.

Maximizar benefícios de outras midias, online e offline

  • Redirecione hotsites ao termino da campanha;
  • Busque por parcerias com “intext:marca -site:www.dominio.com.br” – Acha menções de sua marca fora do seu dominio.

Maximizar benefícios de links já existentes

  • Liste todos os seu links via OpenSite Explorer, MajesticSEO e GWT;
  • URL Ideal e Funcionando? Mais conteudo para oferecer ao mesmo site? – Mostrar para os seus sites linkadores o que você tem de novo.

Fornecedores e parcerias

  • Identifique todos os fornecedores e fabricantes, procure pela página “Onde Comprar” ou “Distribuidor Online”.

Perguntas e Respostas

Não tivemos muito tempo para perguntas e respostas, então foram feitas apenas perguntas a respeito de notícias.

A primeira foi se compensa guardar todas as notícias de um site. Na resposta, os palestrantes disseram que compensa sim manter todas elas e que a grande ideia é aumentar a vida útil dessas notícias, ou seja, fazer com que ela seja acessada tempos depois.

A outra pergunta foi o que fazer com uma notícia que não existe mais. A resposta foi apagar e dar 404 nela.

Links Úteis

Apresentação do Bruno Alves – In-House Seo para Grandes Empresas

Apresentação do Gustavo Bacchin – Seo Para Grandes Empresas

LEIA MAIS

Como Mensurar Leads do WhatsApp

Como Mensurar Leads do WhatsApp

Aprenda como mensurar leads gerados pelo WhatsApp, abordando desde botões flutuantes em sites até integrações com CRM e campanhas de Lead Ads.

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

RD Summit 2023: O Maior Evento de Marketing da América Latina

RD Summit 2023: O Maior Evento de Marketing da América Latina

RD Summit em São Paulo? Isso mesmo, o evento agora está de “casa” nova e aqui está tudo o que você precisa saber para participar.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?