No novo vídeo da Mestre TV, Fábio Ricotta, CEO da Agência Mestre., vai falar sobre a nova realidade dos negócios no modelo de  e-commerce, principalmente diante da mundo mobile. Quer saber mais? Dê o play e confira!

Você sabe quais adaptações devem ser feitas para que seja possível a adequação ao novo cenário? De acordo com Fábio, algumas dicas podem parecer clichês, mas podem fazer total diferença na estratégia de negócio do seu e-commerce.

Interface do E-commerce

Sem dúvidas, a maior dificuldade dos desenvolvedores é conseguir compactar todo o conteúdo da página em um tela tão reduzida como a dos smartphones. Afinal, como conseguir realizar essa tarefa?

Existem duas possibilidades, na primeira delas temos a versão que consegue ser remodelada de acordo com o tamanho da tela. A segunda pode ser definida como a  modalidade desenvolvida especialmente para os dispositivos móveis. Na segunda alternativa, o site é praticamente construído do zero, com ferramentas exclusivas para mobile.

Segundo Fábio, o principal ponto de preocupação nos dois casos é conseguir proporcionar a fluidez da interface em ambos os modelos, além da experiência do usuário ser semelhante a quando ele tem acesso ao e-commerce pelo desktop.

 Proporcione conforto e fluidez de navegação

Você já tentou realizar uma compra em um e-commerce, porém antes de fechar negócio acabou encontrando um cadastro extenso para ser preenchido? Isso desanima, não? Ricotta apresenta alguns exemplos para proporcionar uma melhor experiência de compra. Uma possibilidade é solicitar inicialmente o CEP do usuário e então realizar a busca pelo endereço e, posteriormente, pedir dados pessoais básicos e de pagamento.

Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a velocidade de carregamento. É fato que se seu site for lento para carregar, muitos usuários irão desistir de visualizar seus produtos, logo você perde oportunidades de vendas.

Mobile First

As definições criadas pela ideia do Mobile First pede uma correta adequação à realidade dos dispositivos móveis. O próprio Google passou a classificar melhor os sites adaptados ao cenário e começou a classificá-los bem levando em consideração critérios de SEO. Dessa forma, o conteúdo da plataforma vai ser avaliada de acordo com dispositivos móveis.

Tecnologias mobile

Além de proporcionar uma ótima experiência de navegação, é importante pensar em manter a comunicação com os usuários. Por exemplo, é comum um produto de interesse não está mais disponível para compra, não é mesmo? Você já solicitou para ser avisado quando um item voltar em estoque? Experimente utilizar opções além do e-mail, como WhatsApp e chatbot.

Saiba a importância de investir em funções especificas para mobile. Fábio sugere inserir o botão do WhatsApp, assim, o usuário pode entrar em contato com a empresa sem esforço. Afinal, o atendimento também está mudando com a nova dinâmica digital.

Quer saber mais? Confira a sugestão de Fábio Ricotta, assista ao episódio 145 – Como vender mais utilizando mídia paga.  Aproveite e fique sempre atento às novidades do blog da Agência Mestre!