Marketing Digital

10 Motivos Para Você Investir na Criação do Site da Sua Empresa

Por Rafaela Thimoteo

Está em dúvida se deve ou não criar um site para sua empresa? Confira 10 motivos pelos quais seu negócio precisa ter um!

Rafaela Thimoteo

No planejamento empresarial, muitas dúvidas podem surgir sobre quais processos são realmente relevantes e indispensáveis para que o negócio alcance o sucesso. Dentre as questões que podem entrar em discussão, a necessidade de criar um site é uma delas.

No decorrer deste artigo, iremos identificar como um website pode contribuir para o crescimento de um negócio, mesmo que se trate de um estabelecimento físico, e esclarecer se você realmente precisa ou não desta ferramenta para atingir seus objetivos.

Confira a seguir:

  • por que é importante criar um site para a empresa?;
  • quais são as vantagens de ter um site para a sua empresa?;
  • qual é a importância de ter um blog?

Por que é importante criar um site para a empresa?

Ainda que a maioria das empresas já estejam presentes na internet, nem todas investem efetivamente nessa área, principalmente por não entenderem o potencial que a web tem a oferecer.

Hoje, existem dois universos: um para aqueles que se adaptam às novas tecnologias e as utilizam ao seu favor e outro daqueles que perdem oportunidades ao não enxergar as vantagens desta ferramenta. Em qual lado você quer estar?

Nesse cenário atual, investir na criação de um site próprio é crucial para o sucesso de qualquer negócio.

As vantagens de ter um site são diversas e podemos observar, por exemplo, que portais bem desenvolvidos contribuem para que algumas empresas tenham um desempenho melhor do que outras. Isso acontece porque eles são construídos para oferecer uma boa experiência ao usuário e, consequentemente, ajudam a atingir o público de interesse do negócio.

Logo, em uma sociedade cada vez mais dependente das tecnologias de informação, investir no desenvolvimento de um site é fundamental para atingir melhores resultados, entrar em contato com a sua audiência com maior facilidade e, claro, conquistar mais clientes.

Tenho um perfil nas redes sociais, ainda preciso de um site?

Essa é uma pergunta muito comum no meio digital e a resposta é: estar nas redes sociais não é o suficiente! Afinal, você fica dependente dos algoritmos do canal em questão. Caso alguma política da rede seja alterada, quem pode acabar levando prejuízos ou perdendo informações é você.

Isso não significa que você deva negligenciar o uso de redes sociais, muito pelo contrário! Utilizando o seu perfil nessas redes é possível levar o seu site ao alcance de mais pessoas. O grande ponto de atenção aqui é que o seu site precisa existir para que você tenha um espaço seu, assim você pode ter resultados cada vez melhores em todas as frentes.

Além disso, contar com a análise de SEO (Search Engine Optimization) é fundamental para não sofrer com uma queda de performance devido às atualizações dos algoritmos do Google.

Quais as Vantagens de Ter um Site?

Como dito anteriormente, as vantagens de ter um site são diversas, mas o mais importante é que, muito dificilmente, uma empresa que almeja ser referência em seu ramo de atuação conseguirá alcançar seus objetivos sem um plano estratégico de divulgação que inclua a presença na internet.

Além disso, nós selecionamos dez vantagens de ter um site para o seu negócio:

1. Maior credibilidade para sua marca

Ter um bom website é fundamental para transmitir profissionalismo e confiança aos clientes. Por isso, ele deve estar atualizado, funcionar corretamente e ter um bom visual estético para que os consumidores se sintam seguros ao comprar ou contratar um serviço on-line.

2. Mais visibilidade para a empresa

Outro fator importante está no aumento da visibilidade da empresa — ainda mais se levarmos em consideração que na jornada de compra, os consumidores costumam fazer pesquisas sobre o negócio ou produto antes de tomar uma decisão.

Assim, ao possuir uma plataforma on-line, você não apenas permite que seu negócio seja encontrado por muito mais pessoas, mas também pode fornecer um número maior de informações sobre a sua empresa, o que contribui para passar credibilidade e fortalecer a imagem da sua companhia. Um website é um cartão de visitas on-line para empresas!

Mas, vale a pena ressaltar que, para que sua marca tenha uma boa visibilidade e seja encontrada por potenciais clientes, você precisa trabalhar com otimização das buscas por meio de técnicas de SEO.

3. Melhoria no relacionamento com o público

Com um site, você pode melhorar seu relacionamento com os clientes, pois além de aumentar as possibilidades de conversar, responder e ajudar potenciais clientes — o que pode ser feito por meio de fóruns, FAQs, chats on-line e blogs — ainda há maiores chances de fidelização, pois o cliente vai te reconhecer como uma autoridade!

4. Aumento nas vendas

Mesmo antes do impulsionamento causado pela pandemia, um estudo realizado pela plataforma de pesquisa de mercado NZN Intelligence já mostrava que 74% dos consumidores brasileiros preferiam comprar on-line do que em lojas físicas. Nos últimos anos, vimos um crescimento exponencial no setor de e-commerce, chegando a um de faturamento de 785% no primeiro semestre de 2022 (de acordo com um estudo da SmartHint.

A “moda do e-commerce” não é passageira, o relatório The Global Payments Report 2022 estima que, até 2025, o crescimento do comércio eletrônico chegue a 18% ao ano.

Em 2021, mais de 87 milhões de brasileiros já tinham feito, ao menos, uma compra on-line e, ao todo, foram realizados 353 milhões de pedidos no comércio eletrônico neste ano, de acordo com a Neotrust.

5. Mensuração

Ao criar um site para a sua empresa e integrá-lo com ferramentas como o Google Analytics, você terá uma visão real de quantas pessoas visitaram as suas páginas e por quais áreas (categorias) elas navegam.

Para ajudar ainda mais na análise de dados, se no seu site tiver uma página de contatos, você ainda tem clareza de quantos leads foram gerados por meio dele e também consegue manter um canal de comunicação efetivo.

A partir de todas essas informações, você consegue ter insights e pensar em estratégias, mesmo para as suas lojas físicas.

6. Não fica atrás dos concorrentes

Em um mercado tão competitivo, provavelmente, os seus concorrentes já têm seus próprios sites e aproveitam os benefícios disso há tempos. Sua empresa vai continuar para trás?

Quando um prospect pesquisa sobre o seu setor e encontra o site do seu concorrente e não o seu, é uma oportunidade perdida para seu negócio de conquistar novos clientes.

7. Custo Benefício

Criar um site para sua empresa e utilizá-lo como meio de comunicação é um investimento. Considerando o tanto de pessoas que ele poderá alcançar, de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, é uma ótima relação custo x benefício — principalmente se compararmos com o quanto a mídia convencional, como a televisão, cobram por anúncios.

Um ótimo exemplo é o nosso case em parceria com a E-Dou, um portal que reúne todos os DOUs (Diários Oficiais da União) do Brasil. O desenvolvimento de um novo site para nosso cliente foi fundamental para a conquista de vários resultados positivos, incluindo um aumento de 45% nas oportunidades de venda!

8. Fortalecimento da marca

Construir uma marca de valor pode levar muito tempo e demandar um grande esforço, porém a Internet pode encurtar um pouco este caminho. Para isso, o seu site deve ser funcional, ter um carregamento rápido e ser útil ao usuário, ou seja, navegar pelo seu site deve proporcionar aprendizado. Todo esse conjunto transmitirá a ideia positiva sobre o seu negócio.

9. Prova social

Ter um site pode ajudar sua empresa a despertar o gatilho mental de prova social nas pessoas. Como?

Por meio de comentários, avaliações e relatos, os clientes deixam as suas opiniões quanto ao seu produto ou serviço. Isso pode servir como prova social e convencer os visitantes do seu site de que comprar da sua empresa é uma boa ideia e garantia de qualidade.

10. Estratégias de marketing mais eficientes

É possível desenvolver um marketing mais eficiente, criando anúncios mais econômicos que façam referência ao seu site. Assim, na sua página, você tem espaço mais do que suficiente para detalhar ainda mais as características do seu produto ou serviço.

Qual é a importância de ter um blog?

Além de um website, com as principais informações sobre o empreendimento, crie também um blog de sucesso. Com os conteúdos publicados nele, as chances de sua empresa conquistar mais tráfego orgânico (visitantes no site) aumentam. Consequentemente, isso facilita o crescimento das conversões também.

Isso ocorre porque a partir das pesquisas realizadas pelas pessoas no Google, por exemplo, pode ser que um artigo publicado pela sua empresa apareça entre os primeiros resultados. Assim, o público vai clicar, ler o seu conteúdo e, se for de qualidade, vai começar a ver sua marca como referência.

Logo, investir em marketing de conteúdo é fundamental para posicionar páginas com conteúdos relevantes nos primeiros resultados do Google sem precisar pagar por anúncios.

Para isso, é importante contar também com o auxílio de SEO para que você otimize o seu site, entendendo quais palavras-chaves podem trazer mais visibilidade para sua empresa, entre outros fatores.

Já tem um site para a sua loja virtual, mas ainda não tem um blog? Confira nosso material completo sobre Blog para E-commerce e veja como essa estratégia pode elevar o reconhecimento da sua marca!

LEIA MAIS

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Alavanque seu e-commerce com Google Shopping! Utilize a principal ferramenta de pesquisa de produtos do Google e conquiste mais clientes. Clique e saiba mais.

Comentários
  1. Avatar

    Muito bom

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?