No planejamento empresarial, muitas dúvidas podem surgir sobre quais processos são realmente relevantes e indispensáveis para que uma empresa alcance o sucesso. Dentre as questões que podem entrar em discussão, é a real necessidade em investir na criação de um site.

No decorrer deste artigo, iremos identificar como um website pode contribuir para o crescimento de um negócio, mesmo que se trate de um estabelecimento físico, e esclarecer se você realmente precisa ou não desta ferramenta para atingir seus objetivos.

Importância de ter um site

Ainda que a maioria das empresas já estejam presentes na internet, nem todas investem efetivamente nessa área por não entenderem o potencial que a web tem a oferecer.

Neste cenário, há dois universos: aqueles que se adaptam às novas tecnologias e as utilizam ao seu favor e os que perdem oportunidades ao não enxergar as vantagens desta ferramenta. Em qual lado você quer estar?

Investir na criação de um site próprio é crucial para o sucesso de qualquer negócio. Podemos observar, por exemplo, que portais bem desenvolvidos podem contribuir para que algumas empresas tenham um desempenho melhor do que outras, pois conseguem atrair o público-alvo com maior assertividade e ainda oferecem uma boa experiência de navegação ao usuário.

Logo, em uma sociedade cada vez mais dependente das tecnologias de informação, investir no desenvolvimento de websites pode trazer inúmeros benefícios que devem ser explorados pela sua empresa.

Vantagens da criação de sites para empresas

Dificilmente, uma empresa que almeja ser referência em seu ramo de atuação conseguirá alcançar seus objetivos sem um plano estratégico de divulgação que inclua a presença na internet. Mas, se você ainda não está convencido que a sua empresa precisa, de fato, de um site próprio, confira esses cinco argumentos que listamos abaixo:

1. Credibilidade

Ter um bom website é fundamental para transmitir profissionalismo e confiança aos clientes. Por isso, ele deve estar atualizado, funcionar corretamente e ter um bom visual estético para que os consumidores se sintam seguros ao comprar ou contratar um serviço on-line.

2. Visibilidade

Outro fator importante está no aumento da visibilidade da empresa, ainda mais se levarmos em consideração que na jornada de compra, os consumidores costumam fazer pesquisas sobre o negócio ou produto antes de tomar uma decisão.

Assim, ao possuir uma plataforma on-line, você não apenas permite que seu negócio seja encontrado por muito mais pessoas, mas também pode fornecer um número maior de informações sobre a sua empresa, o que contribui para passar credibilidade e fortalecer a imagem da sua companhia. Um website é um cartão de visitas on-line para empresas!

Mas, vale a pena ressaltar que, para que sua marca tenha uma boa visibilidade e seja encontrada por potenciais clientes, você precisa trabalhar com otimização das buscas por meio de técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

3. Relacionamento

Ainda há mais vantagens em trabalhar com um website, uma delas é um melhor relacionamento entre empresas e clientes, pois aumentam as possibilidades de conversar, responder e ajudar — que pode ser por meio de fóruns, faqs, chats on-line e blogs. Desta forma, há maiores chances de fidelização!

4. Aumento nas vendas

Segundo levantamento realizado pela plataforma de pesquisa de mercado NZN Intelligence, 74% dos consumidores brasileiros preferem comprar on-line do que em lojas físicas. Logo, investir não apenas em um site informativo, mas também em um e-commerce podem aumentar consideravelmente a sua prospecção de clientes e seus lucros.

5. Mensuração

Ao criar um site e integrar com ferramentas como o Google Analytics, você terá uma visão real de quantas pessoas visitaram as suas páginas, por quais áreas elas navegaram, quantos contatos você obteve por meio dele. Para ajudar, se no seu site tiver uma página de contatos, você ainda tem clareza de quantos leads foram geradas por meio dele e também criar um canal de comunicação efetivo.

A partir de todas essas informações, você consegue ter insights e pensar em estratégias, mesmo para as suas lojas físicas.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o assunto? Compartilhe essa matéria com sua rede de amigos e fique sempre de olho em novidades do mundo digital aqui no blog da Mestre!