Marketing Digital

Profissionais de Marketing Pretendem Atualizar sua Estratégia de Dados

Por Raquel Pereira

Confira quais são as estratégias adotadas pelos profissionais de marketing para utilizar melhor seus dados.

Raquel Pereira

Conforme o novo estudo da Lytics, a maioria dos profissionais de marketing pretende aumentar seus orçamentos em marketing orientado por dados em 2023.

Confira todos os detalhes do estudo e entenda como preparar sua estratégia digital para 2023:

As fontes de dados continuam a aumentar

Outra pesquisa recente mostrou que os profissionais de marketing estão lutando para conseguir todos os dados de que precisam, passando de uma média de 15 para 18 fontes de dados.

Isso mostra que o marketing orientado por dados conquistou uma relevância significativa nos últimos anos, com quase 3 em cada 4 profissionais planejando aumentar seus orçamentos com tecnologia de dados este ano.

Além disso, os tomadores de decisão entrevistados também pretendem mudar suas estratégias de dados, com:

  • 58% pensando em adicionar novos softwares e ferramentas;
  • 56% pretendem atualizar toda a infraestrutura de dados de suas empresas.

A Lytics ainda observou que esse crescimento é reflexo da proximidade das equipes de marketing e TI nas empresas. Confira uma pesquisa que mostra o papel atual das equipes de TI nas estratégias de marketing digital!

Mudanças estratégicas apresentadas

Quando questionados sobre quais mudanças os profissionais fariam em sua estratégia de dados em 2023, os resultados mostram que mais da metade pensa em novos softwares e infraestrutura, como dito anteriormente, mas ainda há outras ações menores:

Aumentar o investimento na coleta de dados primários é uma das iniciativas recorrentes entre os profissionais de marketing, principalmente pelas mudanças na privacidade e as iniciativas do Google em fornecer ferramentas que auxiliem nesse processo. Confira alguns tópicos relacionados:

44% dos profissionais pensam em contratar novos talentos

O conhecimento em dados é um dos principais atrativos para o profissional de marketing, visto que 44% dos entrevistados afirmam que parte da estratégia para 2023 é contratar novos talentos que apresentem essa hard skill.

Outras pesquisas mostram que esse tem sido um impedimento importante no sucesso do marketing orientado por dados, por isso, a busca por profissionais com perfil mais analítico está crescendo.

Se você está em busca de aprimorar suas habilidades em marketing digital, principalmente pensando em se preparar para o futuro do marketing digital orientado por dados, a Mestre Academy é o local ideal para você! Conheça nosso Plano Pro e aprenda com quem tem mais de uma década de conhecimento na área.

85% dos profissionais pretendem aumentar seus orçamentos em estratégias orientadas por dados

Mesmo em um período de recessão, os profissionais entrevistados estão confiantes quanto aos orçamentos disponíveis em 2023. Enquanto a maioria acredita que seus orçamentos de marketing e publicidade devem crescer este ano, mais de um terço deles espera um aumento superior a 10%.

No entanto, alguns canais receberão mais investimento do que outros, sendo o tráfego pago o maior beneficiado, com cerca de 65% planejando aumentar suas contas de anúncios.

Além deste, outros canais que devem receber aumento de investimento em 2023 são:

  • TikTok (55%);
  • Meta (51%);
  • Canais próprios, como site e e-mail (58%);
  • Plataformas de publicidade de varejo (47%).

Apesar da maioria apostar em novas ações no TikTok, 32% dos entrevistados que disseram aumentar o investimento nessa rede social disseram que não passaria de 10% do investimento atual.

É importante ressaltar que a pesquisa foi realizada nos EUA e o país possui muitas restrições quanto ao aplicativo chinês, por isso, é preciso acompanhar as oscilações regionais de uso da rede social para entender se vale a pena investir mais ou não.

Fique por dentro de todas as novidades sobre o TikTok Ads! Clique aqui e confira nosso artigo completo.

LEIA MAIS

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Alavanque seu e-commerce com Google Shopping! Utilize a principal ferramenta de pesquisa de produtos do Google e conquiste mais clientes. Clique e saiba mais.

Guia de Atendimento por WhatsApp

Descubra como sua empresa pode oferecer um atendimento excepcional aos clientes através do WhatsApp. Este guia completo irá transformar a experiência do seu cliente e impulsionar seu negócio.

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?