Olá leitores da Agência Mestre,

No PubCon pudemos presenciar o discurso do Matt Cutts, engenheiro do Google, sobre as próximas novidades do Google. Entre elas, ele citou que há uma grande discussão no Google para adotar a velocidade de carregamento de um site como fator de rankeamento orgânico. Ele explicou que os fundadores do Google tem como vontade que a busca na internet seja algo muito rápido, como se você folheasse uma revista.

O Matt Cutts ainda afirmou que a velocidade de carregamento é um fator muito utilizado no Quality Score do Adwords e vem trazendo bons resultados para o Google. Desta forma, não haveria uma razão para não integrar este fator ao algoritmo orgânico.

Confira abaixo a entrevista da WebProNews com o Matt Cutts no dia do evento:

Mas o que realmente muda para o SEO?

A inclusão de mais um fator de rankeamento acaba por não modificar muito os rankings do Google desde que, o peso dado para este fator não seja muito grande. Alguns especialistas em Adwords afirmam que se você possuir um site que possui um carregamento lento você pode piorar o seu Quality Score, fazendo com que você pague alto por seus CPCs.

Se você pensar nos usuários, possuir um website que carregue mais rápido traz uma boa impressão para quem está visitando e, desta forma, você pode sair na frente da sua concorrência.

Ferramentas para melhorar a Velocidade de Carregamento de um Website

Aqui na Agência Mestre estamos correndo atrás desta novidade para além de melhorar o nosso posicionamento no futuro, oferecermos uma melhor experiência para os usuários que já visitam os nossos websites. Para isto, estamos fazendo uso das seguintes ferramentas:

Page Speed

O Page Speed é um plugin do Firefox que se acopla ao Firebug, dando a possibilidade de analisar o carregamento do website conforme as boas práticas de otimização de velocidade de carregamento. Confira o vídeo abaixo sobre a ferramenta:

YSlow

O YSlow é outro plugin do Firefox que baseado nas melhores práticas definidas pelo Yahoo!, mostra como a velocidade do seu website pode ser melhorada. É bem similar ao Page Speed do Google e vale apena conferir.

YSlow

WebPageTest

O WebPageTest.org é um excelente website que fornece uma ferramenta online para análise da velocidade de carregamento do seu website. Ele possui um relatório muito bom e tem diversas configurações que podem ser feitas. Vale apena testar.

Teste de Velocidade na Agência Mestre

Conclusões

O que fica de importante nesta discussão é que o Google já está discutindo a implantação deste novo fator. Pode não demorar muito para ser incorporado ao algoritmo de busca orgânica e um profissional de SEO deve estar preparado para todas as situações de alteração no algoritmo.

Então comece analisando o seu website, veja o que pode ser melhorado, pois apresentando melhorias em seu website agora, pode lhe render novas conversões e em um futuro pode ser que você tenha um melhor posicionamento no Google.

Um abraço e até a próxima.