As Preferências de Conteúdo dos Compradores B2B

Por Raquel Pereira

Marketing de Conteúdo

As Preferências de Conteúdo dos Compradores B2B

Saiba quais formatos de conteúdo são mais valiosos para os consumidores B2B e quais suas preferências de consumo. Veja mais!

Raquel Pereira

A Demand Gen Report entrevistou mais de 170 executivos B2B de diversos segmentos, para analisar como esses profissionais consomem conteúdo online.

O “Relatório de Preferência de Conteúdo B2B” foi desenvolvido com o objetivo de mapear as mudanças no comportamento de compradores B2B, de diferentes níveis, e o engajamento com o consumo de conteúdo.

Os dados coletados mostram que os consumidores dessa categoria estão mais preocupados com a confiabilidade das informações do que no ano passado.

Popularidade dos Webinars

De acordo com o relatório, os compradores B2B não estão cansados dos webinars. Mesmo com o enfraquecimento dos eventos online, dois terços (67%) dos entrevistados realizaram ou participaram de algum webinar no último ano.

Tratando-se de consumo, as transmissões ao vivo ultrapassaram alguns formatos de conteúdo, ficando à frente dos e-books (56%), relatórios de pesquisa/pesquisa (55%), postagens de blog (54%), e estudos de caso (49%).

Os profissionais de marketing B2B afirmaram que os webinars são destaque na geração de leads topo de funil, se tornando a principal ferramenta para atrair pessoas que estão procurando informações básicas sobre um novo produto/serviço ou que estão aprendendo sobre um novo segmento.

Webinars na fase intermediária do funil de vendas

Os dados também mostram que os webinars podem ser cruciais para a decisão de compra, o que faz desse conteúdo um ativo importante para nutrir leads em fase de meio e fundo de funil.

Quase a metade (48%) dos consumidores B2B afirmam que os webinars são mais bem aproveitados para nutrir leads que estão no meio do funil, do que para atrair leads no topo do funil (41%).

Dentre os 16 formatos de conteúdo analisados, os entrevistados afirmam que, para atração de leads de topo de funil, os mais utilizados são:

  • infográficos (62%);
  • postagens de blog (58%);
  • podcasts (52%).

No fundo do funil, por outro lado, o único formato de conteúdo que a maioria dos entrevistados considera mais relevante são os e-books ou white papers detalhados.

Potencialize seus resultados em marketing digital, utilizando webinars para gerar mais leads e oportunidades de venda em seu negócio. Baixe nosso e-book gratuito Como utilizar webinars para gerar leads e vendas.

Relatórios e dados de pesquisas

Apesar do crescente número de espectadores de webinars, esse ainda não é o formato de conteúdo preferido dos consumidores B2B na hora de pesquisar sobre suas próximas compras.
Quais são os formatos e fontes de conteúdo mais valiosos para pesquisar sua compra B2B?
Quando questionados sobre “Quais são os formatos e fontes de conteúdo mais valiosos para pesquisar sua compra B2B?”, o mais citado pelos entrevistados foi relatórios de pesquisa, representando quatro em cada 10 consumidores.

A partir do reconhecimento dessa mudança no comportamento dos consumidores, o desafio dos profissionais de marketing está em atender essa demanda. Conhecer e explorar essas diferenças no consumo de conteúdo permite que os profissionais identifiquem táticas e formatos mais assertivos para atender as expectativas dos consumidores, em relação ao formato do conteúdo, duração e estilo.

Além disso, a Demand Gen Report reafirma a importância da credibilidade das informações e qualidade do conteúdo oferecido no mercado. Esses são os principais valores para os compradores que vão, além de consumir, compartilhar esse conhecimento.

Quer receber mais dados como esses? Faça parte da nossa Lista VIP e fique por dentro dos principais dados sobre marketing digital que você precisa ficar de olho!

Mais sobre Marketing de Conteúdo

LEIA MAIS

4 Dicas Simples e Infalíveis Para Ter Ideias de Conteúdos

Quem é jornalista ou redator Web, geralmente acaba ficando sem ideias de conteúdo, não é mesmo? Por isso, trouxemos um post com 4 dicas infalíveis para você ter inspiração para seu site ou blog!

Ferramentas Para Ajudar na Criação de Conteúdo

Você trabalha ou compra algum tipo de criação de conteúdo? Então este artigo pode realmente ajudar você. Clique, acesse o blog e confira quais são as ferramentas especializadas para otimizar seu trabalho.

Calendário Editorial: O Que é e Como Fazer?

Você sabe o que é um calendário editorial? Ele serve para organizar o seu conteúdo e dar o norte aos seus projetos. Clique aqui, acesse nosso artigo e aprenda mais sobre ele e como implementá-lo no seu negócio.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?