Ferramentas

Descubra os Principais Erros a Evitar ao Utilizar um CRM

Por Sarah Carvalho

Não escolher o sistema ideal e realizar treinamentos na ferramenta são alguns erros a evitar ao utilizar um CRM. Veja outros no artigo!

Sarah Carvalho

O sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente é um instrumento valioso para empresas de todos os tamanhos. Afinal, ele ajuda a organizar informações, melhorar a eficiência e otimizar as interações com os clientes.

No entanto, assim como em qualquer outra ferramenta, o uso inadequado pode levar a resultados insatisfatórios e até mesmo prejudicar a relação com o público final. Neste artigo, você irá descobrir:

  • os principais erros a evitar ao utilizar um CRM; e
  • como resolvê-los.

Acompanhe!

Saiba quais são os principais erros a evitar ao utilizar um CRM

Muitas vezes, as pessoas não entendem completamente o que é o CRM e pensam que essa ferramenta é apenas um software de gestão de clientes. No entanto, ele é muito mais do que isso! 

Um bom sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente ajuda o seu negócio a trabalhar com uma mentalidade focada no consumidor, por meio da integração entre as áreas de: 

  • marketing;
  • vendas;
  • e atendimento ao cliente.

Com isso em mente, veja a seguir quais são os principais erros a evitar ao utilizar um CRM: 

1. Não definir objetivos de claros de sucesso

Um dos problemas mais comuns é, sem dúvida, não estabelecer objetivos claros para a implementação do software. Isso porque sem saber o que será considerado sucesso fica muito mais difícil compreender se a sua empresa está caminhando nessa direção. 

As metas podem variar desde aumentar a eficiência das equipes de vendas até melhorar o nível de satisfação do cliente. Ao definir metas claras, a empresa pode direcionar adequadamente o uso da ferramenta.

2. Não envolver os usuários no momento da escolha do CRM 

Outro dos erros a evitar ao utilizar um CRM é não envolver os usuários desde o início do processo de implementação. Quem usará o sistema diariamente tem uma visão única das necessidades e desafios enfrentados pela equipe.

Por essa razão é essencial pedir opiniões dessas pessoas desde o início, permitindo que eles forneçam feedback e contribuam para a seleção e personalização do seu CRM. Ao envolver os colaboradores, a empresa garante que o sistema está adequado às necessidades do time.

3. Não realizar treinamento adequado

O treinamento é uma parte essencial da utilização de um sistema de gerenciamento de relacionamento. Porém, é comum que os gestores negligenciam essa etapa, o que costuma resultar na má utilização do sistema e anotação de dados incorretos.

Assim, um dos erros a evitar ao utilizar um CRM é pular esse processo. É fundamental que você invista tempo e recursos na capacitação dos usuários, fazendo com que eles compreendam totalmente os recursos e benefícios do CRM.

Isso ajudará a maximizar a eficácia do sistema, garantindo uma empresa mais lucrativa!

4. Não realizar manutenção e atualização regular

Mais um dos erros a evitar ao utilizar um CRM é negligenciar a manutenção e atualização regular do sistema. Esse tipo de software requer melhorias contínuas para oferecer resultados e estar sempre alinhado com o mercado. Isso inclui:

  • a limpeza e atualização dos dados;
  • a resolução de problemas técnicos;
  • e a implementação de novos recursos e melhorias. 

Nesse sentido, é importante que você estabeleça processos para garantir a manutenção e atualização regular do seu sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente.

5. Não escolher o CRM ideal para o seu negócio

Escolher o CRM para o seu negócio não é brincadeira. Cada segmento tem suas próprias particularidades, processos e requisitos, e é essencial encontrar um sistema que se alinhe perfeitamente com esses aspectos. 

Ignorar essa etapa pode levar a problemas de funcionalidade, dificuldades na adoção e, em última instância, a uma subutilização do potencial do software, que irá gerar prejuízos para a sua empresa.

Entre os fatores que você precisa considerar ao optar por um CRM estão: 

  • o tamanho da empresa;
  • a complexidade dos processos;
  • as metas de crescimento;
  • capacidade de integração do sistema;
  • e as demandas específicas dos departamentos envolvidos.

Como resolver os principais erros ao utilizar um CRM?

Agora que você já conhece os principais erros a evitar ao utilizar um CRM, o passo seguinte é entender de que forma é possível resolvê-los, certo? Ao longo do texto você já conferiu algumas dicas, mas mais importante é, sem dúvida, contar com um treinamento completo para empresas que estão implantando o CRM. 

O Mestres do CRM é o curso certo para isso! Nele, você irá transmitir com clareza a importância do uso da ferramenta aos funcionários, assim como também os ensinará a utilizarem o sistema de gerenciamento de relacionamento com mais tranquilidade. 

Isso garante que a etapa de adaptação ao novo software seja tranquila e sem atritos. O melhor de tudo é que o treinamento ocorre em uma única plataforma e possui diversos materiais de apoio para garantir um conhecimento 360! 

Saiba mais e faça agora sua matrícula no Mestres do CRM!

Mestres do CRM

LEIA MAIS

O Que Todo Profissional de Mídia Deve Saber Sobre Machine Learning e IA

Neste artigo você vai descobrir o que todo profissional de mídia precisa entender sobre machine learnig e inteligência artificial!

Táticas Avançadas de SEO e Links Patrocinados com o SEM Rush

Depois de anunciar a abertura do SEM Rush no Brasil, confira neste artigo alguns táticas avançadas do uso do SEM Rush para apoiar a sua estratégia de SEO e Links Patrocinados.

Melhores Ferramentas de SEO Para Otimizar o Desempenho do Seu Site

Confira aqui uma lista completa com mais de 50 ferramentas de SEO que irão ajudar você a conquistar as melhores posições nos mecanismos de busca!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?