Olá, nesse artigo vou falar sobre algumas ferramentas do Google que são muito úteis na hora de você decidir quais keywods atacar. A escolha certa das keywords é crucial para um bom rankeamento do seu site. Dois itens que devem ser analisados durante sua pesquisa de palavras-chave, são o volume de busca e a concorrência. Para isso temos o Google Suggest, Google Trends e Planejador de Palavras-Chave.

O Google Suggest da sugestões de buscas, basta escrever a primeira keyword e as sugestões aparecerão, mas o importante aqui é analisar o volume de resultados, isso dá uma noção do tamanho da sua concorrência:

O Google Trends é uma ferramenta para pesquisa de volume de buscas, nele você pode pesquisar até cinco keywords ou frases simultaneamente, basta utilizar vírgulas para separá-las, e o resultado será apresentado na forma de gráfico. Alguns trechos do gráfico são marcados e relacionados com algum evento e ainda notícias sobre esses eventos são exibidos a direita caso esteja disponível.

Google Adwords Keyword Tools é uma ferramenta voltada para Adwords, mas também muito útil para SEO na hora da escolha de keywords, ele mostra o grau de competição pela keyword e o volume de buscas, complementando o google trends, mas nesse caso com uma quantidade muito maior de resultados.

Então combine as ferramentas como mostrado acima e escolha corretamente as keywords. Assine nosso feed de SEO e divulgue seus posts favoritos nos social bookmarks. Até a próxima.