Ferramentas

Code Interpreter: Conheça o novo plugin de interpretação de dados do ChatGPT

Por Raquel Pereira

Descubra o Code Interpreter, o novo plugin oficial do ChatGPT que permite análise de dados, conversões de imagens e edição de código.

Raquel Pereira

A OpenAI anunciou recentemente o lançamento do Code Interpreter, um plugin oficial do ChatGPT projetado para análise de dados, conversões de imagens, edição de código e muito mais.

Anteriormente em fase experimental, o Code Interpreter agora está disponível na versão beta para todos os usuários do ChatGPT Plus. Confira todos os detalhes sobre a novidade:

O que é o Code Interpreter do ChatGPT?

Conforme compartilhado pela OpenAI em março deste ano, o Code Interpreter é um modelo experimental de plugin do ChatGPT que pode usar Python e lidar com uploads e downloads, tornando a ferramenta mais funcional em um ambiente de análise e desenvolvimento.

“O código executado pelo nosso plugin interpretador é avaliado em uma sessão persistente que está ativa durante uma conversa de bate-papo (com um tempo limite superior) e as chamadas subsequentes podem ser construídas umas sobre as outras. Suportamos o carregamento de arquivos para o espaço de trabalho de conversa atual e o download dos resultados do seu trabalho.”

O Code Interpreter oferece uma nova maneira de analisar dados de marketing exportáveis, fornecendo aos profissionais de marketing digital uma ferramenta poderosa para otimização de mecanismos de busca (SEO) e outras tarefas relacionadas.

Os usuários do ChatGPT Plus podem habilitar o acesso ao Code Interpreter e explorar seus recursos experimentais por meio das configurações de conta:

Como o Code Interpreter do ChatGPT funciona?

O modelo convencional de processamento de dados do ChatGPT trabalha com o modelo de “linguagem grande” (do inglês L.L.M ou Large Language Model), que tenta prever a próxima palavra em sequência.

No entanto, conforme compartilhado pela OpenAI ao The New York Times, o Code Interpreter possibilita que o chatbot execute um código sempre que for necessário para trazer uma resposta elaborada, o que permite a realização de tarefas como cálculos matemáticos (simples e avançados), gerar gráficos com base em pilhas de dados do usuário e ainda pode reduzir o risco de imprecisões – pois ele busca solucionar os problemas encontrados pelo caminho para chegar à uma resposta final.

Ethan Mollick, professor associado da Universidade da Pensilvânia, testou o interpretador por dois meses antes de seu lançamento e afirmou ao jornal americano que “o código objetivamente faz algo certo.”

Como utilizar o Code Interpreter do ChatGPT?

Inicialmente, a OpenAI compartilhou que a ferramenta seria especialmente útil para algumas ações diárias dos profissionais, como:

  • resolução de problemas matemáticos, tanto quantitativos como qualitativos;
  • realizar análises e montar recursos de visualização de dados; e
  • convertendo arquivos entre formatos.

De fato, muitos dos usuários que já compartilharam suas experiências com a nova ferramenta compartilham exemplos parecidos com os descritos pela big tech, mas conseguem ir mais além.

O uso mais comum para o Code Interpreter é a análise de dados, e uma das maneiras eficientes de explorar esse recurso é combiná-lo com dados do Google Search Console. Essa combinação permite que os profissionais de marketing analisem e otimizem suas estratégias de SEO e outras estratégias de forma mais eficaz.

Ao fazer upload de um arquivo CSV com os dados referente à algum setor da sua empresa ou de uma pesquisa que você esteja desenvolvendo, é possível solicitar que o ChatGPT diga o que é interessante sobre aquelas informações e o Code Interpreter fará a leitura e análise desses dados em questão de segundos.

Analistas financeiros que testaram a ferramenta encontraram maneiras eficientes de analisar os preços das ações e preparar orçamentos para clientes de forma mais assertiva, sem necessidade de analisar milhares de dados por horas para – então – ter uma resposta sobre o que é mais vantajoso para o cliente ou não (correndo o risco de que os números já tenham mudado).

Leia também: Como Usar ChatGPT em Estratégias de Tráfego Pago

Pesquisadores também encontraram usos criativos para o interpretador, como usá-lo para criar um mapa tridimensional da lista da Billboard Hot 100 ou criar um mapa animado de cada farol dos Estados Unidos.

À medida que mais usuários têm acesso ao Code Interpreter, é provável que surjam novas maneiras criativas de aproveitar seus recursos para fins de marketing digital.

A OpenAI convida os usuários a explorar o Code Interpreter e descobrir outras tarefas úteis que podem ser realizadas com essa nova ferramenta. Mas, o professor de ciência da computação da Universidade de Princeton – Arvind Narayanan – alerta que os usuários não devem se tornar dependentes da ferramenta e utilizá-la sem uma revisão, pois os dados podem ser imprecisos vez ou outra.

“A análise adequada de dados requer muito pensamento crítico sobre os dados.”

Preocupação dos usuários com a segurança dos dados no novo Code Interpreter do ChatGPT

Apesar do sucesso do novo Code Interpreter, as preocupações dos usuários quanto ao uso indevido de suas informações privadas e a segurança de seus dados ainda é um tópico relevante a ser abordado pela OpenAI.

O lançamento do Code Interpreter ocorre em um momento no qual a OpenAI enfrenta preocupações legais e de privacidade, pois a recente desativação do plugin Browse with Bing, que permitia navegar na web pelo ChatGPT, levantou questões sobre proteção de dados e direitos autorais.

Recentemente, relatórios de tráfego da SimilarWeb mostram que o ChatGPT teve sua primeira queda no volume de acessos desde seu lançamento. Nós comentamos sobre este tópico em nossa última newsletter, você pode conferir clicando aqui!

A OpenAI está trabalhando em soluções para resolver esses problemas e garantir a privacidade e a proteção dos dados dos usuários. Embora todas essas preocupações relacionadas à privacidade e aos direitos autorais sejam legítimas, o ChatGPT continua sendo uma ferramenta popular entre os usuários, sendo o 1º aplicativo na categoria de produtividade da App Store.

O que podemos esperar após o lançamento do Code Interpreter?

O lançamento do Code Interpreter representa um passo significativo para aprimorar os recursos do ChatGPT, com a capacidade de executar código, manipular dados e fazer análises. Agora, os usuários têm à disposição uma interface mais natural e poderosa para realizar diversas tarefas.

No entanto, é essencial que a OpenAI aborde e resolva as preocupações de privacidade e direitos autorais para manter a confiança dos usuários. Especialistas reforçam que o uso de código gerado por IA pode ter implicações sensíveis, e é crucial que a execução de código seja protegida adequadamente para evitar efeitos colaterais indesejados.

Apesar das polêmicas recentes, o Code Interpreter representa uma adição promissora aos recursos do ChatGPT. Com seu potencial para análise de dados, conversões de imagens e edição de código, o Code Interpreter abre novas possibilidades para profissionais de marketing digital e entusiastas da tecnologia.

Seja um mestre do ChatGPT!

Muitos profissionais estão preocupados com o uso de inteligência artificial em suas respectivas áreas de atuação, mas a realidade é que a IA pode ser uma aliada na produtividade do seu dia a dia – não uma rival.

Com o uso correto de ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, você pode otimizar seu trabalho, tornando seu dia mais produtivo e tornando as tarefas manuais mais automatizadas.

Quer aprender a treinar o ChatGPT para ser seu assistente de alta performance? Então conheça o Mestres do ChatGPT, um conteúdo exclusivo para quem não quer ficar de fora dessa que é a maior revolução do marketing digital em 10 anos!

Faça sua matrícula e aprenda como transformar o seu trabalho com o apoio do ChatGPT.

LEIA MAIS

SEMrush: O Que é e Como Utilizar Para Aumentar o Tráfego do Seu Site

Saiba quais são as funcionalidades da Semrush, ferramenta muito importante para o SEO e que você precisa começar a usar.

O Que Todo Profissional de Mídia Deve Saber Sobre Machine Learning e IA

Neste artigo você vai descobrir o que todo profissional de mídia precisa entender sobre machine learnig e inteligência artificial!

Melhores Ferramentas de SEO Para Otimizar o Desempenho do Seu Site

Confira aqui uma lista completa com mais de 50 ferramentas de SEO que irão ajudar você a conquistar as melhores posições nos mecanismos de busca!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?