Recentemente, recebemos a seguinte pergunta em nossas redes sociais: “Qual é a estratégia para ter uma agência que escala sem perder a qualidade do serviço, sem inchar a estrutura e manter a qualidade?” Nós estamos buscando por isso há muito tempo. Afinal, nosso objetivo é ser uma agência que entrega, em primeiro lugar, qualidade. Dê o play no vídeo abaixo e confira as dicas de nosso CEO, Fábio Ricotta:

Indicadores de Sucesso

Se você está fazendo uma campanha de Facebook, por exemplo, que envolve vendas através do Facebook, é ROI através do Facebook. É de SEO? Não é só o aumento de visita, mas é o faturamento também. É AdWords? Ele quer uma campanha para trazer mais pessoas para a loja física? Ou ainda uma campanha de e-mail marketing, quantas pessoas estão abrindo o e-mail, se as pessoas estão clicando naquele e-mail?

O objetivo geral é primeiro ter indicadores e aí, sem perder a qualidade, é você saber se seus clientes estão recebendo o trabalho de verdade. Aqui, nós conseguimos implementar indicadores em todas as áreas e uma das últimas coisas que falta é colher frequentemente feedback do cliente. Será que ele está satisfeito? Porque qualidade é termo talvez muito subjetivo. Então, nosso objetivo aqui na Mestre é acompanhar os indicadores e pegar o feedback dos clientes.

Como Não Inchar a Estrutura?

Esse é um grande desafio para uma agência, afinal, para fazer mais, normalmente, você precisa de mais braço. É preciso avaliar muito bem qual é a qualidade da equipe. Aqui na Mestre já utilizamos a ferramenta Toggl para mensurar o tempo que está sendo gasto em cada uma das tarefas. Atualmente, utilizamos a Runrun.it para fazer esse trabalho. O fato é que existem diversas ferramentas para organizar tarefas e com elas, a gente pode mensurar se uma pessoa está abaixo ou acima da equipe, se estão gastando o tempo correto ou executando os procedimentos de forma correta.

A palavra inchar também é subjetiva. Inchar quer dizer, nós estamos fazendo um trabalho com mais gente do que realmente precisamos. Mas, aqui na Mestre, estamos com a quantidade de pessoas que a gente precisa. Contratamos em pontos específicos porque as equipes já tomaram conta desses indicadores e elas sabem que realmente precisam, porque estão mensurando o nível de produção.

Como Manter a Qualidade em uma Agência Digital?

Manter a qualidade é respeitar muito bem o indicador e estar todo mundo alinhado com os indicadores da empresa. Isso é o que a gente mais tem desenvolvido e mais trabalhado. Isso serve para você que está começando uma empresa. Se você ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Esperamos que esse vídeo tenha acrescentado bastante!