Marketing de Conteúdo

Tendências de Marketing de Conteúdo em 2022

Por Letícia Matsumoto

Alinhe suas estratégias de conteúdo, as expectativas do mercado e eleve seus resultados. Confira o relatório da Semrush!

Letícia Matsumoto

O Relatório Global State of Content Marketing 2022 da Semrush mostra as principais tendências de marketing de conteúdo, com base em uma pesquisa com 1.500 especialistas em marketing e análise de 500 mil artigos. Confira os principais insights!

Conteúdo personalizado e humanizado

Como já disse Gary Illyes, 60% da internet é duplicada. Mas, como produzir conteúdo original e atrativo em meio a um mar de informações? Segundo os entrevistados pelo relatório da Semrush, a resposta está em sair do algoritmo.

Para criar autenticidade é preciso conhecer muito bem seu público. Por isso, os especialistas recomendam a elaboração de entrevistas e pesquisas com o perfil de cliente ideal da sua empresa.

Além disso, publicar histórias de sucesso e estudos de caso realizados internamente também são uma excelente maneira de humanizar a sua marca.

Segundo Henneke Duistermaat, fundador da Enchanting Marketing:

“Os profissionais de marketing de conteúdo que continuarão a se destacar são aqueles com o conhecimento mais íntimo de seu público (nicho). Eles são os pensadores originais, os escritores criativos, os experimentadores, as pessoas com habilidades para cativar, educar, entreter e inspirar seu público.”

Acompanhe as mudanças de comportamento do seu público

Não existe uma estratégia imbatível que irá gerar os mesmos resultados por anos e anos, é preciso adaptar as ações e eleger prioridades de acordo com a realidade do mercado. Para criar conteúdo relevante é preciso estar antenado com o contexto que seus clientes estão inseridos.

Por exemplo, devido a pandemia muitos negócios viveram períodos de crise, precisando encontrar novas maneiras de manter suas empresas de pé. Se você é uma marca B2B, essa é uma realidade que não pode ser ignorada em seus conteúdos. É preciso adaptar as pautas do seu nicho a acontecimentos recentes para construir uma aproximação com seu leitor.

Personalização é a chave para se aproximar do cliente

Segundo a pesquisa da Folloze, 55% dos profissionais de marketing de conteúdo bem-sucedidos atribuíram a personalização a taxas de conversão e crescimento aprimorados. Mas, por que personalizar a comunicação é tão importante?

A internet é repleta de conteúdos que prendem a atenção do usuário, no entanto, muitas pessoas se sentem aborrecidas quando uma empresa busca roubar um pouco dessa atenção para tentar lhes vender algo.

Em contrapartida, as pessoas possuem necessidades e se alguém conseguir demonstrar que se importa com elas e que possui uma forma de atendê-las, a história é bem diferente. Por isso, personalizar sua comunicação para abordar dores específicas do seu público é uma excelente maneira de gerar conexão com potenciais clientes.

Algumas formas de você conseguir isso:

  • priorize a pesquisa de público;
  • colete insights do público-alvo ideal;
  • defina suas personas de comprador e público;
  • crie conteúdo de qualidade com intenção e propósito.

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital. Participe também do grupo da Agência Mestre no Telegram e receba novidades na palma da sua mão!

Aprenda mais sobre Marketing de Conteúdo

LEIA MAIS

Calendário Editorial: O Que é e Como Fazer?

Você sabe o que é um calendário editorial? Ele serve para organizar o seu conteúdo e dar o norte aos seus projetos. Clique aqui, acesse nosso artigo e aprenda mais sobre ele e como implementá-lo no seu negócio.

Ferramentas Para Ajudar na Criação de Conteúdo

Você trabalha ou compra algum tipo de criação de conteúdo? Então este artigo pode realmente ajudar você. Clique, acesse o blog e confira quais são as ferramentas especializadas para otimizar seu trabalho.

4 Dicas Simples e Infalíveis Para Ter Ideias de Conteúdos

Quem é jornalista ou redator Web, geralmente acaba ficando sem ideias de conteúdo, não é mesmo? Por isso, trouxemos um post com 4 dicas infalíveis para você ter inspiração para seu site ou blog!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?