Marketing de Conteúdo

Compradores B2B Afirmam: Conteúdo Impacta Na Decisão de Compra

Por Letícia Matsumoto

Executivos B2B afirmam que a qualidade do conteúdo de um fornecedor é um ponto chave para se destacar da concorrência, confira o estudo!

Letícia Matsumoto

Para compreender o cenário de vendas B2B atual, um estudo recente da Demand Gen Report em parceria com a Demandbase pesquisou 340 executivos B2B, sendo 43% de empresas com pelo menos $50 milhões de dólares em receitas anuais. Confira os insights!

A qualidade do conteúdo do fornecedor impacta na decisão de compra

O estudo da Demand Gen Report em parceria com a Demandbase buscava entender o que era levado em consideração na hora de escolher um fornecedor ou seu concorrente, para isso, os entrevistados foram questionados sobre os 5 principais motivos para escolher o fornecedor. Confira o resultado!

  • 68% demonstrou maior conhecimento sobre nossa empresa e suas necessidades;
  • 62% qualidade do conteúdo superior;
  • 59% demonstrou um conhecimento mais profundo sobre a área de soluções e o cenário de negócios;
  • 59% forneceu os melhores conteúdos para nos ajudar em cada etapa do nosso processo de pesquisa e tomada de decisão;
  • 53% o conteúdo facilitou o cálculo do ROI e/ou construir um business case para a compra.

Além disso, a pesquisa também mostrou que 84% dos compradores pesquisados afirmam que o conteúdo dos seus fornecedores teve um impacto significativo em sua decisão de compra.

Os critérios dos compradores ao visitar o site de um potencial provedor de soluções

Ao pesquisar por sites de empresas que podem oferecer produtos/serviços relevantes, os compradores analisam os seguintes aspectos:

  • se o acesso aos conteúdos é fácil e falam diretamente com sua empresa;
  • se o acesso aos preços e informações competitivas são fáceis;
  • se o conteúdo é alinhado com sua empresa e demonstra conhecimento sobre as necessidades do setor.

Por que os fornecedores deveriam se preocupar com conteúdo?

Analisando as opiniões dos entrevistados, o marketing de conteúdo deve ser uma das prioridades para fornecedores B2B. Mas, há ainda um motivo maior para investir nessa estratégia:

“os compradores estão quase duas vezes mais propensos a escalar algumas compras devido a mudanças nas necessidades de seu negócio (38% de participação) do que adiar compras em potencial devido a congelamentos de orçamento (participação de 20%).”

Ou seja, ao deixar de investir em estratégias de conteúdo, os fornecedores estão perdendo muito mais do que somente uma venda!

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital. Participe também do grupo da Agência Mestre no Telegram e receba novidades na palma da sua mão!

71% dos profissionais de marketing de conteúdo B2B dizem que a importância do marketing de conteúdo cresceu

Segundo o 13º Relatório Anual de Marketing de Conteúdo B2B do Content Marketing Institute e MarketingProfs,patrocinado pela ON24, mais profissionais de marketing B2B estão atingindo suas metas de geração de demanda por meio de conteúdo.

Em comparação com o ano passado, houve um aumento de 7% no número de profissionais que relataram conseguir gerar demanda/leads com sucesso a partir de estratégias de marketing de conteúdo, totalizando 67% de todos os pesquisados.

Marketing de conteúdo está auxiliando os profissionais B2B a atingir metas de nutrição e conversões em vendas

O atingimento de metas em estratégias de nutrição de leads a partir de conteúdo relevantes para seus clientes em potencial vem apresentando um crescimento em comparação com o ano passado, totalizando um aumento de 5%, com 54% dos profissionais dizendo que atingiram suas metas.

Na parte de conversões, os números permaneceram estáveis em 2021 e 2022, com 42% dos entrevistados dizendo que atingiram suas metas a partir de planos de conteúdo estratégico.

Os principais objetivos com marketing de conteúdo em 2022

Entre os principais objetivos citados pelos profissionais B2B, como meta para suas ações de marketing de conteúdo estão:

  • reconhecimento da marca (83%);
  • construir e aumentar a credibilidade e a confiança com a marca (77%);
  • educar o público por meio do uso de conteúdo (72%);
  • construir ou aumentar a fidelidade de seus clientes e potenciais clientes existentes (63%).

Comparativo no atingimento de metas entre as empresas que tiveram as estratégias de conteúdo bem sucedidas e as que não

Os dados provam que as empresas que tiveram êxito em suas ações de marketing de conteúdo também obtiveram uma vantagem competitiva quanto ao atingimento de objetivos importantes para suas organizações.

Quando comparamos os resultados com as empresas que classificaram suas estratégias como “minimamente” ou “nada bem-sucedidas”, é notável o quanto o conteúdo foi importante. Confira:

  • criar/aumentar com sucesso um público inscrito: (59% contra 26%),
  • nutrir assinantes/públicos/leads: (66% contra 32%);
  • gerar vendas/receitas: (62% contra 20%).

Ou seja, empresas com estratégias de conteúdo bem-sucedidas tiveram:

  • 126% mais sucesso em criar/aumentar o público inscrito;
  • 106% mais sucesso em nutrir assinantes/públicos/leads
  • 210% mais sucesso em gerar vendas/receitas.

Tenha uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida também!

As pesquisas comprovam que as empresas que possuem uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida obtêm resultados positivos nas etapas de todo o funil. Você vai deixar sua organização de fora e desperdiçar a chance de atingir seus objetivos?

O projeto personalizado do Inbound Mestre envolve:

  • geração de tráfego;
  • produção de conteúdo;
  • gestão de mídia;
  • criação de Landing Pages;
  • gerenciamento de leads;
  • automação de marketing inteligente;
  • disparo de e-mails marketing.

A Agência Mestre foi eleita por quatro anos consecutivos a melhor agência de Inbound Marketing do Brasil, segundo a empresa RD Station. Portanto, se você quer começar a ter resultados de Mestre, solicite um orçamento e receba um atendimento focado nas necessidades do seu negócio!

LEIA MAIS

Calendário Editorial: O Que é e Como Fazer?

Você sabe o que é um calendário editorial? Ele serve para organizar o seu conteúdo e dar o norte aos seus projetos. Clique aqui, acesse nosso artigo e aprenda mais sobre ele e como implementá-lo no seu negócio.

4 Dicas Simples e Infalíveis Para Ter Ideias de Conteúdos

Quem é jornalista ou redator Web, geralmente acaba ficando sem ideias de conteúdo, não é mesmo? Por isso, trouxemos um post com 4 dicas infalíveis para você ter inspiração para seu site ou blog!

Ferramentas Para Ajudar na Criação de Conteúdo

Você trabalha ou compra algum tipo de criação de conteúdo? Então este artigo pode realmente ajudar você. Clique, acesse o blog e confira quais são as ferramentas especializadas para otimizar seu trabalho.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?