O que é PageRank?

http://www.agenciamestre.com/wp-content/uploads/2007/09/o-que-e-pagerank.jpg

PageRank (PR) é uma métrica criado pelo Larry page e utilizada pelo Google dentro do seu algorítmo para entender a importância que um site, ou página, tem para ele (Google) frente a Internet. Ele foi desenvolvido em 1995 na Universidade de Stanford por Larry Page, daí vem o nome “Page” Rank.

Entendendo o Conceito

Google PageRank
Basicamente o PageRank é uma avaliação da relevância de uma determinada página. Essa relevância é divulgada ao público em uma escala de 0 a 10, através da Toolbar do Google. Apesar disto, sabemos através de patentes divulgadas, que internamente o Google considera este número com várias casas decimais, para facilitar o cálculo, além deste valor ser baseado em uma escala logarítmica, ou seja, a diferença entre 1 e 2 é muito menor do que 3 para 4.

Para calcular o valor do PageRank, o Google, nos dias de hoje, considera basicamente a quantidade, qualidade e contexto de links que a página recebe. As 3 frentes juntas irão informar ao Google o valor exato em que cada link irá reforçar o valor de PageRank de cada página. Sem qualidade ou contexto, não adianta receber muitos links, que você nunca será popular no seu segmento. Sem contexto e quantidade, você nunca terá a amplificação necessária. Sem quantidade e qualidade você nunca terá a força suficiente para competir com outros concorrentes.

Ilustrando o PageRank com dados do mundo real

A ideia segue esta linha: você joga futebol e quer saber o quão bem você está jogando. Se vários amigos seus (pernas-de-pau) falam que você joga bem, não importa muito. Eles não tem autoridade para falar de futebol. Inclusive, as pessoas podem até concluir que você joga mal, por somente pernas-de-pau falarem de você.

Por outro lado, se o Ronaldinho e o Pelé falarem que você joga bem, então a relevância do seu futebol fica realmente aumentada. Ou ainda pense em um caso em que muitos jornais esportivos comentam que você é um excelente jogador. Você acaba por ser bem contextualizado no meio e acaba por ser considerado um bom jogador

Associe o fato de “falar de você” com os links que um site recebe. Se páginas de maior importância (maior PageRank) tem links para seu site, maior as chances de seu site subir o PageRank. E o fato de vários sites de menor relevância apontarem para o seu (apontar é ter um link para o seu site) não o ajuda tanto.

Outro fato é a associação dos conteúdos – a relação semântica. Voltando ao exemplo do futebol: se a Gisele Bundchen fala que você joga futebol muito bem, isso não conta quase nada dentro da comunidade de futebol, pois a Gisele Bundchen é especializada em moda, não em futebol. Se fosse um palpite sobre moda, seria de grande relevância. Mas, apesar de ser muito bem conceituada em beleza e moda, as palavras dela não tem muito peso sobre futebol.

Isso também se aplica ao PageRank. Não ajuda muito a Adobe (PR 10) fazer links para um site de futebol – os conteúdos são totalmente diferentes.

Portanto, aumentar o PageRank do seu site depende, basicamente, de conseguir mais links para ele, porém, não adianta conseguir links quaisquer.  É importante que sejam links de sites de qualidade e semanticamente relacionados ao seu – aos olhos do Google, esses são links que possuem muito valor para o cálculo do PageRank.

Devo me preocupar com o PageRank?

A resposta curta é não. A métrica PageRank não deve ser utilizada como uma métrica para o seu site por:

  1. Ela é uma métrica pouco atualizada – onde o Google faz esta atualização de tempos em tempos, cerca de 3 em 3 meses;
  2. Ela não condiz com o posicionamento que você pode atingir – nada impede um site/página de PageRank 1 estar à frente de um site/página de PageRank 3, 4, 5…;
  3. O número inteiro nos dá pouca margem para comparação – considerando que a métrica que temos não possui casas decimais, temos pouca chance de fazer boas comparações pelo fato do PageRank ser dado em escala logarítmica.

O que devo usar então?

Por não ser uma métrica confiável, você pode focar em métricas mais palpáveis, tais como:

  • Quantas visitas orgânicas estou recebendo?
  • Quantas conversões de visitas orgânicas estou recebendo?
  • Quantas pessoas, oriundas de busca orgânica, estão preenchendo as minhas metas de conversão?
  • Qual a minha taxa de CTR baseada no Google Webmaster Tools?
  • Quais categorias do meu site atraem mais visitas e conversões das buscas orgânicas?
  • Quais sites que me indicaram (link) e trouxeram visitantes + conversões?

Todas as informações acima são bem mais práticas do que observar uma evolução do PageRank. Uma vez que você focar nestas métricas de sucesso o seu projeto será muito melhor.

Artigo atualizado em 27/03/2013

Divulgue este artigo

73 Comentários para “O que é PageRank?”

  1. rivael

    mestreseo deixar pequenas imagens de backlinks contendo link de troca de backlinks no rodape da pagina ajuda em alguma coisa para melhorar pagehank ou não resolve nada?

    Responder
  2. Anderson

    Não é importante a quantidade de backlinks e sim a sua pontuação em relação ao PageRank. Quanto maior melhor a chance do seu site ou blog conseguir um bom posicionamento no Google.

    Responder
    • Terêncio Costa

      Acho que o importante não é a quantidade de acessos que o seu site recebe, e sim a qualificação dos internautas que o acessam.
      O melhor é receber a visita de um público interessado. Não sei se o pagerank permeia esta realidade. Ou se retorna com um quantificador.

      Responder
  3. Guilherme

    Realmente PageRank é um fato que a pontuação deve vir de site com uma boa pontuação, no entanto as rede sociais também tem uma grande influencia no SEO.

    Responder
  4. Edson Camacho

    Boa a explicação, deixa um pouco mais claro sobre a situação do page rank atual, essas mudanças de algoritmos é que judia para classificar nossos sistemas nas alturas, grande vídeo, parabéns!

    Responder
  5. Luiz Takara

    Tenho alguns blogs, dentre eles o portal de dicas. Cheguei a ter 2500 visitas diárias que hoje estão reduzidas a menos de 2000. Vou começar uma reciclagem das postagens, bem como apagar as que são “inúteis”. Ainda vou completar um ano com esse domínio e com Pagerank 0, porém com artigos na página inicial. Mas blogar é isso também, aprendizado. Obrigado pelo excelente artigo.

    Responder
  6. CBJUNIOR04

    Analisei os comentários acima e fiquei assustado, pois recebo uma média de 1.100 visitas diárias no meu Canal do Youtube e fui testar meu Pagerank. Resultado: 3!
    Vi que tem pessoas com um número bem maior de visitas diárias do que eu, então como explicar esse número tão alto?
    Será que é por causa do “envolvimento” das pessoas que visitam o meu canal? Pergunto isso porque recebo muitos comentários favoráveis e a maioria dos meus vídeos têm um ótimo percentual de pessoas que assistem os vídeos até o final, segundo o Relatório ANALYTICS do Youtube.

    Um abraço à todos!
    Junior (CBJUNIOR04)

    Responder
  7. Junior

    Olá Heron!

    Muito legal a tua explicação sobre “Pagerank”. Acho que vou usar esta metáfora com clientes quando eles me peguntarem: “Mas meu irmão tem um site da borracharia dele? Seá que não ajuda no site da minha empresa de móveis sob-medida?”

    Continue assim!

    Júnior.

    Responder
  8. Format

    tenho sites pequenos e simples com pagerank 0 que aparecem na primeira página do google com qualquer pesquisa relacionada a eles.

    Responder
  9. icommercepage

    Por mais que se discuta esse tema, voltamos sempre na mesma tecla, não há quem duvide da importâcia do PageRank. Segundo, o conteúdo é mais importante que os links ou publicidade exagerada.
    Conclusão, sites não profissionais, páginas pessoais e social media em geral, simplesmente ignoram a existência do PageRank, apesar de bem rnkeados. Gostei muito de sua exposição simples dos fatos, notei que você deixa uma dúvida, “se os pernas de pau dizem que você joga bem, não ajuda em nada, pode até prejudicar”, sempre tive essa dúvida também, será que prejudica?
    Outra coisa importante que notei foi que, quando eu comecei a linkar sites relevantes com o meu, com o meu PageRank, todos passamos à um PageRank superior ao mesmo tempo., aí eu fiquei pensando, talvez linkar, como conteúdo do site, seja tão importante como ser linkado, sem troca de links porque nesse caso cria-se um círculo visioso, voc~e linka nele, ele linka em você, anula-se a importância do link., apesar de ser importante como parceria e refer~encia, não pesa para a avaliação do PageRank.

    Responder
  10. Matheus

    Poxa, cara. Obrigado.
    Tinha dúvidas sobre o que era isso e como funcionava.
    Tenho um conhecido que já entendia disso e nunca quis me explicar. ;s
    Preguiça, eu acho.

    Obrigado, novamente. :b

    Responder
  11. Anderson Villela

    Cara sua explicação sobre PR esta breve e super facil entendimento parabêns.

    P.S hehe show de bola as comparações, Ronaldinho, Pelé e Gisele Bundchen rsrsr

    Abs

    Responder
  12. LELLA

    Olá! Pedindo por uma ajuda.
    Além do meu Blog sobre Cinema (Cinema é a minha praia!), abri há pouco tempo esse outro.
    Querendo falar sobre o Pagerank, tentei levar o código disponibilizado por vocês, para o medidor.
    Acontece, que ele logo fica incompleto. Eu colo o código na aba html, volto para a outra, ele está lá tal qual está aqui. Mas, ou salvando, ou publicando o texto, não aparece a parte central.
    Pergunto: O código é incompatível com o WordPress?
    Ou fiz algo errado?

    Responder
  13. Frank Marcel

    @lella: recentemente eu utilizei a widget em um post de atualização de PageRank e não tive nenhum problema – basta colar o código no HTML e salvar mesmo.

    O código funciona no WordPress. Se você puder passar mais detalhes ou tentar denovo, vai ajudar! =)

    @-: é a diferença entre a pepsi e a coca-cola. Ambos partem do mesmo princípio, procuram prover o mesmo efeito, mas cada um tem seu sabor.

    Responder
  14. Jacques

    Muitas pessoas estão oferecendo trocas de links com outros sites para impulsionar seu Rank da página ou a posição do motor de busca. Existem muitos programas de construção automática de links que fazem as trocas de link ainda mais fáceis de obter. Mas os motores de busca perceberam que isso está ocorrendo e colocam um valor muito inferior a este tipo de link. Links não são tão fáceis de obter, no entanto escrever artigos com qualidade (o chamado article marketing em inglês) tem o potencial de criar muitos links para o seu site e, portanto, é uma obrigação para todo o webmaster sério.

    Responder
  15. Fábio Seligra

    Boa tarde, gostaria de saber o seguinte: pelo que entendi sobre o assunto de apontamento de sites relevantes tipo os comentários da “Gisele Bundchen”, gostaria de saber o seguinte se acaba ajudando um pouco o fato do site de meu pai http://www.stagyus.com.br que é de estagio e tem um page rank 3, eu quero fazer um link para meu site que é de adesivos decorativos http://www.adesivodecorativodeparede.com.br mesmo não sendo do assunto mas se eu bolar um texto legal até mesmo falando de possíveis contratações isso vai me ajudar? agradeço desde de ja a atenção. Fábio Seligra Formato 8 – Gráfica e Sinalização atendimento@formato8.com.br

    Responder
  16. Rafa

    Gostei bastante da materia, só pesquisei a respeito depois que um dos meus sites, o http://www.recados.net.br, saltou de pagerank 1 para 5, depois desse salto o site aumentou bastantes as visitas, e lendo esta materia percebi que não depende apenas do meu desempenho, mas também da qualidade do serviço que faço para que o site esteja bem qualificado.

    Obrigado e abraços.

    Responder
  17. Renata

    Fábio, muito obrigada pelo artigo. Finalmente consegui entender o que é PageRank. heheheeee… Simplesmente o melhor sobre o assunto. Reúne clareza e didática.
    :-)

    Responder
  18. M

    Vocês sabem dizer quando será a próxima atualização do pagerank? Tenho um blog a quase 1 ano e até agora está com pagerank 0.

    Responder
  19. Maiki

    Eu tinha um site antes, mas exclui já fas um tempinho, quando fui coloca-lo no ar novamente o pagerank estava 0!, como posso pegar meu PageRank de volta? ele era 2.

    Responder
  20. Robeilton Simões

    Olá Fabio, tudo bem?

    Tenho uma dúvida. O PageRank fica atrelado ao dominio somente ou também onde está hospedado?
    Se tiver um site hospedado num CMS e depois passá-lo para um dominio próprio ele perde PageRank?

    Forte abraço,

    Sucesso Sempre.

    Responder
  21. Thiago Mouço

    Pessoal do Agência Mestre,
    acessei agora a lista dos TOP Page Rank e vi que Google e Facebook foram rebaixados para 9.
    Provavelmente devido a alguma mudança no algoritimo ou na forma de classificação. Sabem informar o pq disso?

    Responder
  22. Daniel

    Eu já tinha assistido à este vídeo e procurando ele acabei chegando aqui, onde o conteúdo está muito mais completo!

    Obrigado pelos conhecimentos.

    Responder
  23. Ailton Pereira

    Muito esclarecedor o comentário, inclusive com links para outras matérias, inclusive cientificas. Tenho um blog a pouco tempo e fico surpreso como qua a aplicação de algumas dicas ajuda amelhorar o posicionamento. Por isto é que se recomenda sempre conteúdo de qualidade. com esta exigencia de qualidade para se disputar melhores posições o conteúdo vai melhorar.
    Parabéns.

    Responder
  24. Frank Marcel

    A resposta está na sua pergunta, Thiago. Provavelmente devido a uma mudança no algoritmo, ou na forma de classificação, ou dos links entre os sites, ou a combinação de tudo isso – que é mais provável. Mas não dá para saber precisamente o que foi.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>