Tráfego Pago

Meta Lança Histórico de Links no Facebook

Por Raquel Pereira

Descubra como o novo recurso pode ser utilizado em suas campanhas para criar segmentações mais assertivas com base em dados primários.

Raquel Pereira

Novo recurso da Meta acaba de ser lançado no Facebook e pode ser utilizado para auxiliar os gestores de tráfego na segmentação de campanhas direcionadas.

A partir de janeiro de 2024, os usuários do Facebook terão por padrão um “histórico de links” ativado em suas contas, onde serão arquivados todas as páginas da web acessadas a nível global.

Confira os detalhes sobre essa novidade e como ela pode ser útil para a sua estratégia de tráfego pago no Facebook Ads:

O que é o Histórico de Links do Facebook?

O novo recurso, anunciado em janeiro de 2024, funciona da mesma forma que os históricos de navegação do Chrome ou outro navegador: ele coleta e arquiva o histórico de links de todos os usuários – tanto em dispositivos Android quanto iOS.

Histórico de Links do Facebook(Imagem: Search Engine Land | Reprodução)

O Histórico de Links rastreia os sites visitados pelo navegador móvel do Facebook em um período de 30 dias, armazenando a informação sobre quais links foram clicados (os links do Messenger não são incluídos).

Apesar da nova funcionalidade já estar ativa de forma padrão para todos os usuários, é possível optar pelo cancelamento desse acompanhamento. No entanto, para os usuários que permitirem – ou não se atentarem para a mudança – essa é uma forma da Meta utilizar os dados coletados para publicidade direcionada em tráfego pago.

O Histórico de Links do Facebook já está disponível?

Este ainda é um recurso com implementação gradual, portanto, pode não estar disponível em todas as regiões ou aparelhos já neste primeiro momento. A Meta também não forneceu nenhuma informação sobre a disponibilidade do recurso no decorrer das próximas semanas, mas confirma que estará disponível para todos os usuários móveis ao redor do mundo – o recurso é exclusivamente para dispositivos móveis, no momento.

Como desativar o Histórico de Links do Facebook?

Para desativar o recurso, caso já esteja disponível na sua região, basta seguir o passo a passo compartilhado na Central de Ajuda do Facebook:

  1. Selecione qualquer link no aplicativo do Facebook para iniciar o navegador móvel do Facebook;
  2. Clique nos três pontos localizados no canto inferior direito e selecione “Configurações do navegador”;
  3. Para ativar o histórico de links: alterne a chave ao lado de “Permitir histórico de links” e confirme tocando em “Permitir”;
  4. Para desativar o histórico de links: alterne a chave ao lado de “Permitir histórico de links” e confirme tocando em “Não permitir”.

Segundo compartilhado por um porta-voz da Meta, o processo de desativação do histórico pode levar até 90 dias para ser concluído:

“Você pode optar por ativar ou desativar o histórico de links a qualquer momento. Quando você desativa o histórico de links, limpamos imediatamente seu histórico de links e você não poderá mais ver os links que visitou. Além disso, não salvaremos seu histórico de links nem o usaremos para melhorar seus anúncios em tecnologias Meta.”

Como o Histórico de Links do Facebook pode ser útil em estratégias de Tráfego Pago?

Agora mais do que nunca, o meio digital está seguindo para a eliminação dos cookies de terceiros em todo o mundo, pensando na privacidade do usuário e nas leis mais rigorosas que estão sendo aplicadas em diversos continentes.

Nesse cenário, a publicidade direcionada, embora eficaz, enfrenta incertezas – o que está exigindo mais funcionalidades, recursos e soluções das empresas responsáveis por fornecer esses serviços, como a Meta, o Google Ads, etc.

Como o Histórico de Links do Facebook pode ser útil em estratégias de Tráfego Pago?

Com o Histórico de Links, a Meta pode utilizar os dados coletados para criação de segmentações e estratégias de publicidade onde os gestores de tráfego possam alcançar consumidores de alto valor, com base em dados gerados por meio de ações do usuário (dados primários).

“Quando o histórico de links está ativado, podemos usar as informações do histórico de links do navegador móvel do Facebook para melhorar seus anúncios em tecnologias Meta.”

Esses dados, quando utilizados corretamente, podem tornar sua estratégia de Mídia Paga no Facebook mais relevante, levando seus anúncios a usuários que demonstraram interesse em conteúdos, materiais e páginas da web semelhantes à sua.

LEIA MAIS

Como Anunciar no Google: Passo a Passo Completo do Google Ads

Através do Google Ads você poderá atingir seu público alvo em cheio, utilizando a rede de pesquisa ou a rede de display. Confira nossas dicas sobre como anunciar no Google e comece a ter sucesso em suas campanhas!

Listas Negativas e Interesses Negativos no Facebook Ads

Você já ouviu falar das listas negativas e dos interesses nativos do Facebook Ads? Muito parecidos com as palavras-chave negativas do Google AdWords, elas são potentes ferramentas para segmentação de anúncios. Clique e saiba mais!

Google Ads: 16 Dicas Para Criar Campanhas de Sucesso

Acesse o artigo e saiba as principais dicas para campanhas no Google Ads, uma ferramenta poderosa para conquistar leads e conversões.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?