Tráfego Pago

Custos por Clique na pesquisa do Google aumentaram 19% em 2023

Por Raquel Pereira

Confira como o aumento da demanda por anúncios de pesquisa elevou o custo por clique na Pesquisa no Google em 2023.

Raquel Pereira

A demanda por anúncios de pesquisa no Google estão fazendo com que o formato fique cada vez mais caro.

Segundo um relatório publicado pela Tinuiti, o último trimestre de 2023 superou em 17% o mesmo período do ano anterior em relação aos gastos com publicidade na SERP do Google. Confira os detalhes sobre esse estudo:

Resultados detalhados de Custo por Clique na Pesquisa do Google em 2023

Conforme publicado no Relatório de Referência de Anúncios Digitais do quarto trimestre de 2023, da Tinuiti, o crescimento no custo por clique foi superior ao crescimento dos próprios cliques do Google, que permaneceu estável em 8% com relação ao ano anterior, enquanto o custo por clique acelerou para quase 20 pontos percentuais durante o mesmo período.

Crescimento Anual de CPC na Pesquisa Paga no Google

Ainda segundo o relatório, os dispositivos móveis continuam a liderar em termos de geração de cliques em anúncios de pesquisa do Google:

  • Resultados de Cliques nos Anúncios de Pesquisa no celular: os gastos aumentaram 19% ano a ano e os cliques cresceram 10% – o que levou a um aumento de 9% no CPC;
  • Resultados de Cliques nos Anúncios de Pesquisa nos dispositivos desktop e laptops: os gastos aumentaram 15% ano a ano e os cliques cresceram apenas 2% – aumento de CPC de 13%;
  • Resultados de Cliques nos Anúncios de Pesquisa em tablets: os gastos aumentaram 4% em relação ao ano anterior e os cliques caíram 13%, o que elevou o CPC em 19%.

Resultados do Google Performance Max

Além do CPC na Pesquisa, o relatório também observou que 91% dos varejistas que veiculam listagens de anúncios de compras com o Google, incluíram campanhas Performance Max em suas estratégias – principalmente durante o pico da temporada de final de ano.

Resultados do Google Performance Max

Comparativamente, um ano antes, 80% dos varejistas haviam incorporado campanhas PMax. Ainda assim, apesar do aumento constante ao longo de 2023, a adoção de campanhas PMax parece concentrar-se em anunciantes varejistas.

Por que acompanhar esses resultados?

A alta demanda por espaços publicitários no maior buscador do mundo é o principal impulsionador para elevar os custos com a estratégia de tráfego pago – principalmente quando consideramos o custo por clique e o custo por lead.

Isso faz com que os gastos com anúncios aumentem em todo o mundo e, consequentemente, empresas que possuem menos investimento acabam sendo prejudicadas se não contarem com estratégias assertivas.

Na Agência Mestre, nós cuidamos para que cada valor investido retorne um ROI significativo para a sua empresa! Conheça nossos serviços de Mídia Paga e veja como podemos ajudá-lo a superar os desafios do aumento de CPC no Google Ads.

LEIA MAIS

Listas Negativas e Interesses Negativos no Facebook Ads

Você já ouviu falar das listas negativas e dos interesses nativos do Facebook Ads? Muito parecidos com as palavras-chave negativas do Google AdWords, elas são potentes ferramentas para segmentação de anúncios. Clique e saiba mais!

Otimização de Campanhas de AdWords – Grandes e Pequenos Investimentos

Métricas básicas, dicas para estruturação de campanha, otimização de campanha de AdWords e dicas extras de conteúdos e ferramentas. Tudo para você aprender a ter uma campanha eficiente no Google AdWords, seja com pequeno ou grande investimento. Confira!

Google Ads: 16 Dicas Para Criar Campanhas de Sucesso

Acesse o artigo e saiba as principais dicas para campanhas no Google Ads, uma ferramenta poderosa para conquistar leads e conversões.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?