Tráfego Pago

API do Google Ads: Buscador lança a versão 14.1

Por Raquel Pereira

Confira as novidades sobre a API do Google Ads, que está chegando na versão 14.1 apenas dois meses após a última atualização.

Raquel Pereira

Anunciada no dia 10 de agosto, a versão 14.1 da API do Google Ads já está disponível para todos os usuários.

Com ela, o buscador oferece novas ferramentas e recursos que vão auxiliar os profissionais de marketing e anunciantes a acompanhar o desempenho da campanha com mais eficiência. Confira os detalhes:

API do Google Ads

Desde abril de 2022, o Google passou a substituir a API AdWords para sua nova API do Google Ads. Basicamente, a mudança da interface de programação do aplicativo (API), foi uma forma do buscador encerrar completamente o ciclo do antigo AdWords.

Desde a mudança, os usuários do Google Ads passaram a notar diversas atualizações da nova API que, após dois meses do último update, está agora na versão 14.1.

A mais recente atualização inclui dados sobre termos de pesquisa adicionais, novos tipos de recomendação e assistência de gerenciamento de contas. No entanto, para utilizar os novos recursos é necessário que os gerenciadores das contas façam a atualização.

Para isso, é necessário atualizar as bibliotecas de cliente e os códigos de cliente. As bibliotecas de cliente atualizadas e os exemplos de código serão publicados pelo Google na próxima semana.

Confira também: Novas ferramentas de IA Generativa para Anúncios no Google Ads

Não há nenhuma grande alteração, mas a nova versão inclui novos recursos para o Google Ads, como:

Novos tipos de recomendação

A nova versão da API agora inclui três novos modelos de recomendação:

  • PerformanceMaxOptInRecommendation: que recomenda a criação da primeira campanha de maior desempenho na conta;
  • ImprovePerformanceMaxAdStrengthRecommendation: que recomenda melhorar a força do grupo de recursos de uma campanha de maior desempenho; e
  • MigrateDynamicSearchAdsCampaignToPerformanceMaxRecommendation: que recomenda a migração de uma campanha de anúncios de pesquisa dinâmicos para maior desempenho.

Leia também: Atualizações das Campanhas Performance Max (PMax) do Google

Gerenciamento de Contas e Novos Ativos

É possível verificar se o cliente aceitou o termo de serviço do formulário de lead com o comando “Customer.customer_agreement_setting”, além da possibilidade de utilizar os campos em AssetGroup para identificar se o grupo de recursos está sendo veiculado ou os motivos pelos quais não está veiculando.

Métricas de Clientes

Com as novas métricas e segmentos da API atualizada, é possível identificar características de clientes novos e recorrentes, como os comandos:

  • métricas.new_customer_lifetime_value; 
  • métricas.all_new_customer_lifetime_value; e
  • segmentos.new_versus_returning_customers.

Também é possível analisar o intervalo de volume para uma categoria de insight de termos de pesquisa, com o comando métricas.search_volume.

A API permite a criação de aplicativos que interagem diretamente com o servidor do Google Ads e, com esses aplicativos, os anunciantes podem gerenciar suas campanhas de maneira mais eficiente e criativa. Ou seja, são ferramentas que podem te auxiliar a anunciar seu negócio no Google de forma assertiva!

Como utilizar a API do Google Ads

A implementação dessa API requer conhecimentos técnicos e habilidades de programação, portanto, os desenvolvedores podem criar softwares para os anunciantes com essa API. Segundo compartilhado pelo Google, ela é flexível e funcional e pode tornar possível:

  • a geração automática de palavras-chave, textos e páginas de destino personalizadas;
  • a integração de dados do Google Ads com outros sistemas;
  • o desenvolvimento de ferramentas adicionais para o gerenciamento de campanhas.

As atualizações da API, portanto, são focadas em aumentar as possibilidades de criação e implementação desses recursos para os anunciantes.

Para começar a utilizá-la, é necessário apenas ter uma conta do Google Ads. Depois, registrar-se como desenvolvedor para ter acesso a Central de API do Google Ads e gerenciar suas configurações de token e orçamento.

A versão atualizada do Google Ads oferece uma variedade de novas ferramentas e recursos que podem ajudá-lo a monitorar melhor o desempenho das campanhas, assim, será possível tomar decisões baseadas em dados para melhorar a eficácia de suas  otimizações.

Descubra como a Agência Mestre pode otimizar suas campanhas!

Criar campanhas que geram resultados no Google Ads não é uma tarefa tão fácil quanto parece.

A verdade é que subir anúncios na plataforma pode até ser uma atividade simples, mas fazer com que os seus anúncios sejam verdadeiramente assertivos e levem os usuários a realizar uma ação, essa sim, é uma tarefa mais complexa.

Aqui na Agência Mestre, nós contamos com um time de profissionais focados em gerar resultados significativos e escaláveis. Um dos nossos valores é Colocar o Cliente em 1º Lugar, e seguimos à risca esse conceito.

Descubra como a Agência Mestre pode ajudar a sua empresa, assim como já fizemos com centenas de clientes, a elevar os resultados com estratégias eficientes de tráfego pago!

LEIA MAIS

Google Ads: 16 Dicas Para Criar Campanhas de Sucesso

Acesse o artigo e saiba as principais dicas para campanhas no Google Ads, uma ferramenta poderosa para conquistar leads e conversões.

Otimização de Campanhas de AdWords – Grandes e Pequenos Investimentos

Métricas básicas, dicas para estruturação de campanha, otimização de campanha de AdWords e dicas extras de conteúdos e ferramentas. Tudo para você aprender a ter uma campanha eficiente no Google AdWords, seja com pequeno ou grande investimento. Confira!

Melhor Horário Para Anunciar no Google ou Facebook

Confira neste artigo como alcançar mais pessoas e descubra qual é o melhor horário para anunciar no Google ou Facebook.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?