SEO

Domínios Ricos em Palavras-chave podem Causar Problemas a Longo Prazo

Por Raquel Pereira

Descubra por que o uso excessivo de palavras-chave em domínios pode prejudicar a estratégia de SEO em longo prazo, segundo John Mueller!

Raquel Pereira

Ao responder um tópico no Reddit sobre o uso de palavras-chave em domínios, o advogado de pesquisa no Google, John Mueller, mostra cinco motivos que advertem sobre como essa técnica pode prejudicar toda a estratégia de SEO em um período de longo prazo.

Legenda: Usuário pergunta: “[…] Posso obter brand-name.com por um preço baixo, mas quão melhor é ter brandname.com sem o hífen para SEO?” e John Mueller responde: “Não sou fã de domínios de palavra-chave […] você não tem marca, não há nada que as pessoas possam pesquisar que “obviamente” deveria mostrar seu site.”

Confira!

Domínios ricos em Palavras-chave

No passado, acreditava-se que investir em uma diversidade de palavras-chave no domínio do site poderia influenciar positivamente na classificação do Google.

No entanto, Mueller explica que essa ação pode ser considerada como spam pelo buscador e, além disso, pode enviesar o segmento do site, impedindo que ele expanda suas atividades por estar atrelado à uma palavra-chave específica. De acordo com ele:

“Você não tem marca, não há nada que as pessoas possam pesquisar que “obviamente” deveria mostrar seu site. Você está sempre competindo, não está agregando valor aos usuários de longo prazo.”

Ele mostra também que, em uma estratégia de longo prazo, o uso excessivo desses termos no domínio podem fragilizar o sucesso da estratégia de SEO e elenca cinco motivos pelas quais isto acontece:

1. Spam

Mueller enfatiza que, ao utilizar diversas palavras-chave no domínio de um site, tanto o buscador quanto os usuários podem considerar sua estratégia como spam.

Afinal, os spammers já costumam usar nomes de domínio ricos em palavras-chave para manipular as classificações de pesquisa e atrair visitantes para seus sites, logo, essa se torna uma estratégia muito arriscada para um site não malicioso fazer.

O Google possui um algoritmo que é atualizado constantemente e conta uma política restrita sobre spam. Por isso, se o seu domínio infringir alguma das diretrizes do buscador, mesmo que de forma não intencional, o seu site será penalizado.

2. Dificuldade para Expandir o foco do Negócio

Ao associar sua marca a um termo (ou vários termos), você faz com que o Google, e a audiência, entendam que você tem autoridade sobre aquele assunto exclusivamente.

Dessa forma, caso o negócio busque investir em novas estratégias de conteúdo, que não esteja relacionado ao termo da marca, mas que é um negócio novo em que a empresa está investindo, será mais difícil conseguir rankear para novas palavras-chave.

3. Invisibilidade da Marca

Como foi dito na citação acima, a empresa acaba ficando “sem marca”. Ao utilizar uma quantidade excessiva de termos, o nome da marca acaba sendo apagado pelo “brilho” dos termos de pesquisa e, dessa forma, os usuários têm dificuldade de se relacionar com a sua marca.

Afinal, se o usuário não consegue identificar o nome da marca, ele raramente conseguirá distingui-la de um concorrente. Isso leva ao próximo problema citado por Mueller, que é:

4. Zero pesquisas pela sua marca

Se as pessoas não conhecem a sua empresa, elas não vão pesquisar sobre ela. Logo, o seu site só conseguirá rankear para termos de pesquisa, que costumam ser direcionados mais ao topo do funil.

Ou seja, se o seu site tem um nome de domínio rico em palavras-chave, a sua empresa terá mais dificuldades para atrair clientes de longo prazo, que procuram um nome comercial específico.

5. Sempre competindo

Outro ponto negativo para a empresa é que ela sempre terá que competir, tanto no tráfego orgânico como no tráfego pago, pelos termos utilizados no domínio.

Basicamente, Mueller mostra que os nomes de domínio ricos em palavras-chave já não são mais uma maneira assertiva de conquistar mais visibilidade no buscador. Para o advogado de pesquisa, o mais correto é investir na criação de uma marca e nutrir o buscador com conteúdos relevantes sobre os termos relacionados aos seus produtos ou serviços.

Dessa forma, a sua empresa consegue se estabelecer no buscador como uma autoridade e oferecer uma boa experiência para o usuário, com conteúdos estratégicos que levem-no a conhecer o seu negócio.

Aprenda mais sobre SEO!

Quer conhecer mais sobre a estratégia de Search Engine Optimization? Confira nosso material e tenha um verdadeiro Guia Completo de SEO para tirar suas dúvidas sobre como aparecer no Google, como realizar uma pesquisa de palavras-chave e quais são as melhores práticas para acelerar seus resultados!

LEIA MAIS

O que é SEO? Confira O Guia do Search Engine Optimization

Confira, no artigo, o que é SEO, quais são suas características e técnicas, e descubra por que ele é tão vantajoso para empresas que querem ter destaque online.

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Redirecionamento 301: Guia Completo – PHP, .htaccess, WordPress e Python

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?