Olá leitores da Agência Mestre! Hoje vou dar umas dicas de como utilizar melhor o conteúdo escrito de uma página para não perder o visitante. Não adianta ganhar muitas visitas se o Bounce Rate do site for alto.

Primeiro de tudo, o texto deve ser escrito em português correto. Lembre que português correto não necessariamente significa português culto. Basta não conter erros de ortografia ou gramática. É interessante também não ser prolixo (escrever com “palavras difíceis”), o visitante pode ficar sem compreender o que está escrito.

Escrever corretamente passa melhor o profissionalismo do site.

Um visitante que esteja apressado, talvez em busca de uma informação específica sobre o assunto que a página trata, provavelmente não vai perder tempo lendo longos parágrafos, longos textos. Normalmente as pessoas se sentem mais confortáveis e mais dispostas a ler parágrafos curtos, que estejam envoltos em “branco”, ou seja, aqui no Agência Mestre, um parágrafo de 5 ou 6 linhas.

Outra prática não aconselhável é o EXCESSO de palavras CAPITALIZADAS, ou seja, com todas as letras MAIÚSCULAS. Isso pode passar um ar de spam para a página. Pelo mesmo motivo, não use EXCLAMAÇÕES DEMAIS!!!!!!!!!! Fica bem esquisito.

Se você precisa chamar a atenção do visitante para algum trecho, algumas palavras, use tags <strong>, <b> ou um estilo de cor diferente da cor do texto. Denovo, sem abusar, ou vai ser a mesma coisa de usar palavras com todas as letras maiúsculas.

Outro ponto importante é usar a palavra-chave principal da página ao longo do texto. Por exemplo, vou escrever sobre SEO, o texto deve conter várias vezes o termo SEO. Mas não demais, para o texto não ficar repetitivo e cansativo. Posso usar sinônimos como otimização de sites, mas não demais para não diminuir a densidade da palavra-chave principal.

Agora sim, você conseguiu um visitante e ele não vai embora logo de cara por encontrar uma página cheia de texto. Mas ainda não acabou, você pode não só não perder o visitante, como mantê-lo em seu site. Como? Ofereça links para outras páginas do site cujo assunto seja relacionado. Esses links devem estar tanto dentro do texto, como após o texto, explicitamente: “Artigos Relacionados”, “Leia Também”, “Gostou deste? Leia estes”.

Para os links dentro do texto, aproveite bem o texto âncora. Mas essa questão dos links dentro do texto eu já tratei em um outro post sobre Otimização de Texto para SEO do Site. Boa leitura e até a próxima!