Neste novo vídeo da Mestre TV, Fábio Ricotta  vai tratar de um assunto que chama sempre atenção da maioria dos profissionais de marketing digital, SEO e tecnologias: as mudanças no algoritmo do Google. Quer saber mais sobre o tema? Então dê o play e confira!

Nem todo mundo sabe, mas o Google faz mudanças em seus algoritmos todos nos dias, sempre estão sendo feitos algum tipo de ajuste. Por ano, o próprio Google já declarou fazer mais de 300 alterações em um único ano. Segundo a plataforma, toda mudança tem como objetivo principal a melhoria da experiência do usuário. Fora isso, buscam também diminuir a autoridade de sites que conseguem boas posições por meio da manipulação do próprio sistema do Google.

Recentes Mudanças no Algoritmo do Google

Algumas alterações não bem visíveis e apresentam a adaptação da própria realidade da internet e necessidade do usuário. Fábio Ricotta citou alguns pontos de mudança que ocorreram recentemente, como a velocidade de carregamento de sites, principalmente quando observamos um momento de internautas que utilizam os dispositivos móveis para acessar sites.

Para o CEO da Agência Mestre, a grande mudança recente se deu com a concretização das políticas de segurança em sites, com uso do HTTPS. Essa realidade pretende atender a demanda dos usuários que procuram por transações digitais mais seguras. Fábio ainda fornece algumas dicas para acompanhar às frequentes alterações feitas pela plataforma do Google e adaptar seu site.

Análise o Google Analytics

Com o Google Analytics instalado, procure pelo filtro de relatório de busca orgânica e você terá dados referentes ao volume de acesso orgânico da sua página. Por meio dessas informações, é possível analisar quedas de acesso e criar relações com o mesmo período anterior, por exemplo, em uma terça e nas terças passadas. Se de fato, ao estudar os dados, você perceber que seu tráfego diminuiu mais de 60%, o ideal é entender se existe alguma justificativa por trás do declínio.

Em alguns casos, a mudança ocorre porque o código é tirado do seu site e isso pode representar uma queda em seus acesso. Por isso a importância de utilizar o Google Search Console, que vai mostrar exatamente quantos cliques você obteve. Caso a redução seja visível nas duas plataformas de análise, é necessário estudar o motivo que pode ser alguma falha em seu site ou alguma mudança do Google.

Análise fatores em seu site

Antes de entender se houve mudança no algoritmo do Google, estude alguns pontos do seu site. Por exemplo, confira se ocorreu mudança nos títulos, nas urls, no conteúdo ou se não houve exclusão de nada anteriormente? Caso você não tenha feito nenhuma alteração em suas estratégias de SEO, Fábio Ricotta explica que é importante confirmar também se não ocorreram problemas com seu servidor.

Afinal, O Que Fazer Caso a Queda do Seu Site Seja Justificada Por Mudanças no Algoritmo do Google?

De acordo com o CEO da Agência Mestre é importante que você esteja atualizado em relação às possíveis mudanças. Participe de grupos de discussão e acompanhe sites gringos especializados. Fábio ainda explica que a chance de ocorrer uma mudança muito drástica no algoritmo do Google é pequena nos dias de hoje. Os updates normalmente ocorrem de seis em seis meses, porém, já ocorreu períodos que durante um ano não houveram alterações significativas.

No início do ano de 2018, observamos algumas  mudanças que visam barrar quem tentar utilizar estratégias que para burlar o sistema do Google. Portanto, lembre-se que o foco deve ser  produzir bons conteúdos, focar em uma página responsiva e desenvolver a arquitetura do seu site pensando na experiência do usuário.

Gostou do vídeo? Fábio Ricotta recomenda também o episódio 116 – A Era da Atenção e Otimização. Confira!