SEO

Google faz ajustes nas métricas do Core Web Vitals

Por Raquel Pereira

O Google está substituindo umas das métricas de experiência da página do Core Web Vitals, confira como isso afeta sua estratégia de SEO!

Raquel Pereira

O Google anunciou recentemente mudanças significativas nas métricas do Core Web Vitals, afetando a forma como as experiências de página são avaliadas. A substituição da métrica FID (First Input Delay) pela métrica INP (Interaction to Next Paint) tem gerado interesse e preocupação entre os profissionais de marketing digital e desenvolvedores.

Confira quais são as mudanças e entenda o que é INP e FID e como essas métricas podem impactar o desempenho do seu site:

O que é o Core Web Vitals?

Basicamente, o Core Web Vitals é uma iniciativa do Google que visa fornecer uma estrutura para medir e avaliar a qualidade da experiência do usuário em relação ao desempenho, estabilidade e capacidade de resposta das páginas da web.

Ele se baseia em um conjunto de métricas específicas que são consideradas fundamentais para uma boa experiência de navegação. Uma dessas métricas avaliadas era a FID que, segundo compartilhado pelo buscador durante o evento Google I/O – realizado em maio deste ano – será substituída pela INP a partir de março de 2024.

Linha do Tempo da Implementação do INP, Fonte: Search Engine Land

O que é FID (First Input Delay)?

O FID é uma métrica do Core Web Vitals que mede a capacidade de resposta de uma página da web, avaliando o tempo entre a primeira interação do usuário, como um clique em um botão, e a resposta do navegador em relação a essa interação. 

O FID (em português, chamado de “primeiro atraso de entrada”), fornece informações sobre a capacidade do site de responder rapidamente aos comandos do usuário, afetando diretamente a experiência do usuário.

O que é INP (Interaction to Next Paint)?

A métrica INP (em português, chamada de “interação com a próxima pintura”), mede o tempo entre a interação do usuário e a próxima renderização visual significativa da página. Ou seja, essa métrica analisa como as interações do usuário podem afetar a capacidade da página de continuar respondendo, evitando atrasos e melhorando a experiência do usuário.

Exemplo de ação do usuário e resposta do site

Uma boa pontuação de INP indica que a página é altamente responsiva e oferece uma experiência fluida e sem interrupções.

A substituição do FID pela INP

O Google anunciou que a métrica FID será substituída pela métrica INP como parte do Core Web Vitals a partir de março de 2024. A INP utiliza dados da API Event Timing para avaliar a capacidade de resposta de uma página.

Assim, ela observa a latência de todas as interações realizadas pelo usuário e relata um valor único que representa a maioria das interações. Essa mudança reflete o esforço contínuo do Google para melhorar a experiência do usuário na web.

Quando o INP substituir o FID em março de 2024, o relatório do Google Search Console deixará de mostrar as métricas do FID e usará o INP daquele momento em diante, o que significa que os SEOs e profissionais de marketing digital no geral devem começar a acompanhar suas pontuações nessa nova métrica.

Google começa a alertar proprietários de site por e-mail sobre suas pontuações no INP

Logo nas primeiras semanas de julho de 2023, o Google já começou a operar com seus esforços para conscientizar os proprietários de sites sobre as mudanças no Core Web Vitals e os relatórios de desempenho no Google Search Console.

Em junho, o Google adicionou ao Search Console um novo relatório de acompanhamento da métrica INP, para que os usuários possam se preparar para a substituição no ano seguinte.

Relatório INP do Search Console

Com o novo relatório, os proprietários de site já podem observar o que será analisado se prepararem para o futuro. E, para alertá-los sobre os ajustes que precisam ser feitos até o próximo ano, para que suas páginas não sofram penalizações, o buscador enviou por e-mail um aviso aos proprietários com sites muito abaixo da pontuação esperada:

Os e-mails listam o domínio do site e o problema que está impedindo a classificação, portanto, se o usuário tiver vários sites verificados no Search Console com pontuações de INP ruins, a ferramenta poderá listar várias URLs de sites no e-mail.

Esses e-mails acabaram gerando certa confusão, mas os especialistas em SEO reforçam que não há motivo para desespero. Os e-mails estão sendo enviados apenas para que os proprietários tenham conhecimento do novo relatório e possam ajustar os pontos necessários em seus sites a tempo.

Nada está mudando neste momento e, na verdade, o usuário terá vários meses para melhorar sua pontuação no INP, se desejar. Além disso, esta é uma pontuação em todas as principais pontuações vitais da web, que é uma parte do aspecto da experiência da página da Pesquisa Google.

E a experiência na página também é uma pequena parte do algoritmo geral de classificação de pesquisa.

A importância do Core Web Vitals

Embora o Core Web Vitals não seja o único fator que determina as classificações nos resultados de pesquisa do Google, ele desempenha um papel significativo na avaliação da qualidade da experiência da página.

O Google utiliza outras métricas e sinais para determinar a relevância e a experiência geral do usuário, mas o Core Web Vitals é uma maneira de entender se um site oferece uma boa experiência de navegação.

O que fazer diante dessas mudanças

Os profissionais de marketing e desenvolvedores devem considerar a substituição do FID pela INP como uma oportunidade para melhorar a experiência do usuário em seus sites pois, mesmo que o Core Web Vitals não seja garantia de classificações elevadas, otimizar essas métricas pode contribuir para uma melhor experiência de navegação e, potencialmente, impactar positivamente as classificações nos resultados de pesquisa.

Conte com o apoio de uma agência especializada em SEO

O Google, bem como os demais buscadores, está sempre em busca de novas estratégias, métricas, ferramentas e otimizações que tornem seus resultados de pesquisa mais relevantes para os usuários.

Por isso, essas atualizações de Core Web Vitals e algoritmos do Google são constantes, e elas podem impactar seriamente o seu site caso sua equipe não esteja preparada!

Contar com o apoio de uma agência que está no mercado há mais de 15 anos e foi uma das pioneiras em estratégias de SEO no Brasil pode ser o diferencial que sua empresa precisa para sair na frente da concorrência em todas as atualizações do buscador. Conheça nossa Consultoria de SEO e saiba como nosso time pode te ajudar!

LEIA MAIS

Redirecionamento 301: Guia Completo – PHP, .htaccess, WordPress e Python

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

O que é SEO? Confira O Guia do Search Engine Optimization

Confira, no artigo, o que é SEO, quais são suas características e técnicas, e descubra por que ele é tão vantajoso para empresas que querem ter destaque online.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?