Estudo de Caso de SEO: Comercial vs. Funcional vs. Emocional

Por Letícia Matsumoto

SEO

Estudo de Caso de SEO: Comercial vs. Funcional vs. Emocional

Quais estratégias de copy geram mais cliques? Veja qual foi o resultado do teste realizado pelo especialista Martin Meany.

Letícia Matsumoto

O especialista em SEO, Martin Meany, realizou um teste aplicando diferentes copies nas titles de páginas de produtos, com o objetivo de comprovar a hipótese de que clientes são mais propensos a clicar em resultados de pesquisa orgânicos que utilizam conteúdo com foco comercial, usando linguagem como “grátis” ou “melhor valor”. Confira o resultado!

O teste

Meany atualizou diversos titles para páginas de produtos que ofereciam smartphones para que eles aparecessem nas SERPs na frente de seus concorrentes. O Indicador-chave de desempenho foi o CTR, observado no Google Search Console.

A metodologia

O teste teve duração de seis semanas e foi feito em todas as páginas de produto dos celulares do site “Three”. Para que a comparação fosse justa, os dados de CTR de controle foram coletados nas seis semanas anteriores à atualização dos títulos das páginas.

O especialista utilizou a nova funcionalidade de “Testing Group Test” de SEO para criar três grupos:

  1. títulos de páginas de conteúdo comercial: foco em aspectos financeiros de uma decisão de compra;
  2. títulos de página de conteúdo funcional: direto ao ponto, deixando claro que a pessoa encontraria exatamente aquilo que estava procurando;
  3. títulos de páginas de conteúdo emocional: de acordo com as próprias palavras do especialista, uma abordagem mais suave e fofa.


Fonte: Moz. Pilares utilizados para realização do teste.

Títulos de páginas de conteúdo comercial

iPhone 12 Pro Max | Compre agora ao nosso melhor preço de sempre | Three

Títulos de página de conteúdo funcional

Samsung Galaxy A02s | Um telefone de nível de entrada poderoso | Three

Títulos de páginas de conteúdo emocional

iPhone 11 | Obtenha o iPhone que você sempre quis | Three

Resultados obtidos


Fonte: Moz. CTR antes e depois.

Os resultados do teste:

  • comercial: +1%;,
  • funcional: +9%;
  • emocional: -31%.

Os clientes responderam melhor ao grupo de copy funcional. Enquanto a copy emocional, foi um fracasso, reduzindo em -31% o CTR.

A hipótese inicial do especialista não se comprovou, se ele tivesse realizado esse tipo de modificação nas campanhas de seu cliente, sem realizar o teste antes, teria um resultado no mínimo, decepcionante.

Aprenda mais sobre SEO

Faça parte da nossa Lista VIP e receba resultados de estudos de caso como esse e outros assuntos relacionados ao marketing digital na sua caixa de entrada!

LEIA MAIS

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

O objetivo do Google é mesmo encontrar todo o conteúdo disponível na Internet, mas você precisa dar uma ajudinha. Veja como!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?